Corações e mentes, escolas que transformam

Acabo de voltar da reunião de início do ano letivo da escola municipal que minha filha frequenta em São Paulo. Apesar do calor de janeiro, iniciamos o mês de fevereiro com chuvas e frio e por isso me alegrou ver que, apesar dos revezes do clima na madrugada de domingo para segunda-feira, muitos pais e mães estavam na reunião para apoiar a escola e participar deste momento importante para a vida dos pequeninos.
Com o fim das férias escolares, aos poucos vamos retomando a rotina da volta às aulas.
Este é um momento oportuno para as escolas valorizarem o trabalho em equipe e o exercitarem junto a educadores, estudantes e suas famílias.
No ano passado, o primeiro da minha caçula numa EMEI, fui convidada para ir a uma reunião do Conselho da escola e acabei integrando o grupo ao longo de todo ano letivo. Foi uma experiência impar, muito boa, feliz, que me ensinou muito sobre o funcionamento de uma escola municipal de educação infantil e mostrou as reais necessidades e, que bom, as competências e valores das instituições públicas e dos servidores. 
Para incentivar esta participação, trago um vídeo que recebi da Maria Farinha Filmes, da série Corações e mentes, escolas que transformam, disponível gratuitamente para ser assistidos entre os dias 4 e 11 de fevereiro na plataforma Videocamp.
O episódio Eu, Você e o Mundo Todo aborda o trabalho em equipe como uma inovadora e criativa ferramenta na resolução de conflitos e no alcance de resultados compartilhados nas escolas.
Dirigidos por Cacau Rhoden, os quatro capítulos da série mostram práticas de escolas de São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará e Amazonas que repensaram seus processos de ensino e aprendizagem, abrindo espaço para novas formas de educar, ser e conviver.
 
Para assistir online e gratuitamente ao segundo episódio da série nesta semana, basta fazer uma inscrição no Videocamp e, depois, dar o play. Os outros episódios da série estão disponíveis na plataforma e também no Net Now, Vivo Play, GNT Play e Oi Play.

 

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *