Como montar um clube de leitura na escola

Meus filhos mais novos têm tido um incentivo extraordinário para lerem depois que mudaram para escola pública.

Antes, nas escolas particulares, admito que me sentia solitária numa luta quixotesca: líamos muito em casa, a cada reunião ou evento na escola eu dava idéias para a direção e professores, mas não via um trabalho concreto para animar as crianças e os adolescentes a lerem além das obras obrigatórias do currículo de cada série.

Hoje vi dicas da Secretaria de Educação sobre Clubes de Leitura e fiquei feliz por poder marcar meu filho e as meninas da Aline sabendo que se eles propuserem, a escola corresponderá.

🙂

Quer sugerir o mesmo para seus filhos crescidinhos?

Montar um clube de leitura pode ser uma ótima opção de reforçar os estudos fora da sala de aula.

É importante definir uma periodicidade dos encontros para cada um ser organizar antecipadamente. Além disso, todos precisam ter o gosto pela leitura!

  • Convide os amigos que gostam de ler: chame o seu amigo da escola, alguém da família ou seu vizinho. O importante é montar um grupo com pessoas interessadas pela leitura.
  • Faça uma votação para definir a obra que será estudada: depois de montar o grupo, faça uma lista com sugestões de livros que podem ser estudados. Lembrando que as obras precisam ser relacionadas ao objetivo do grupo. Por exemplo: se o clube de leitura é para ajudar no vestibular, escolha os livros obrigatórios estabelecidos pelas faculdades. Uma opção é fazer um sorteio para definir a obra.
  • Defina um local para o encontro: pode ser no parque, na sua casa ou na residência de um amigo. O importante é sempre ter um local definido que seja de fácil acesso para todos os integrantes.
  • Duração do tempo do encontro:  evite encontros longos e cansativos, pois é muito fácil de perder o interesse. Uma hora de discussão é um bom tempo para trocar conhecimento. Conforme os encontros vão acontecendo, o grupo vai sentindo a necessidade de aumentar ou diminuir os encontros.
  • Monte um gabinete com os integrantes: é importante montar um boletim informativo com todas as informações que foram trocadas durante o encontro. Faça uma votação para presidente, vice-presidente e secretário.
The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

One Reply to “Como montar um clube de leitura na escola”

  1. Quanta dica bacana, Sam! Na escola do Gu tem vários projetos de leitura, que começaram a intensificar neste ano.. ainda não exatamente um “clube”, mas há um cronograma/calendário de atividades para troca de livros entre os alunos (que eles escolhem para compartilhar) e discutem as histórias. Não sei como é nos próximos anos, mas por enquanto tem sido bem legal. Já guardei aqui para incentivá-lo com um clube… 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *