Dakota Corbin @thedakotacorbin dakota corbin baby talk como e quando os bebes aprendem a falar

Aprendendo a falar (e como a música ajuda a falar e a ler e escrever)

Você ainda acha que os bebês aprendem a falar quando começam a soltar as primeiras palavrinhas que a família compreende?

Ledo engano!

Tudo começa ainda dentro do útero, porque o bebê ouve o que falam do lado de fora.

Logo depois do parto, o bebê já é capaz de identificar o idioma e até o sotaque da mãe. E depois do choro, essa supereficiente arma da linguagem, os pais ganham um presente: o primeiro sorriso.

Uma habilidade inata. E acredite se quiser: quando eles começam a rir, podem gargalhar mais de 200 vezes por dia.

Lembrando esta fase, por conta de um vídeo que vi no canal Como educar seus filhos, do do Carlos Nadalin (atualmente Secretário Nacional de Alfabetização), busquei uma série do Fantástico que foi exibida na época em que minha filha caçula estava nesta fase do tatibitate.

Relembre comigo:

Usando uma tecnologia que rastreia o movimento dos olhos para observar as reações a rostos e emoções, além de exames para estudar as ondas do cérebro de quem está aprendendo a falar, cientistas do Laboratório Birkbeck, em Londres, estão constatando que, mesmo antes de falar, os bebês já entendem mais do que muita gente imagina.

Os pesquisadores estão cada vez mais espantados com as habilidades ocultas dos bebês. Nós adultos sabemos identificar cerca de 45 sons diferentes que formam o primeiro idioma.

Pois saiba que aos seis meses, os bebês já conseguem decifrar as sutis diferenças entre os 150 sons que formam todos os idiomas do mundo. Ou seja, eles nascem aptos a falar qualquer língua.

E começam esse aprendizado não pelo som, mas pelo formato. O formato da nossa boca ao falar cada palavra é cuidadosamente imitado.

E olha que uma única palavra exige que 70 músculos diferentes trabalhem em uma sequência precisa. O treinamento começa com aquela linguagem secreta deles. Você já percebeu que os bebês brincam de conversar. Usam entonações diferentes em palavras sem nenhum sentido. E esse bate-papo significa muito para formação da linguagem!

Estudos recentes mostram que os bebês entendem o triplo das palavras que conseguem falar.

🙂

No vídeo abaixo, a fonoaudióloga Dra. Marcia Mehta para falar como os pais podem estimular a fala do bebê desde muito cedo.

E aí, quem tem bebê e está exatamente nesta fase? Conta para mim como tem sido!

<3

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *