Curso de férias para cientistas mirins na Sabina Escola Parque do Conhecimento

Em janeiro, o Planetário e Cinedome, na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, SP, traz uma novidade para as crianças interessadas em aprender mais sobre astronomia: o curso de cientista mirim. Em quatro encontros que irão acontecer uma vez por semana durante o mês de janeiro, os participantes vão aprender sobre os princípios e a história da astronomia, além de técnicas observacionais para que ao final do curso sejam astrônomos amadores.

Desenvolvido com um formato diferenciado, para despertar o interesse das crianças em aprender ciências, mesmo durante as férias, o curso contará com atividades no Núleo de Observação do Céu, que fica na área externa do pavilhão e que conta com telescópios adequados para observação do sol, no Laboratório Astronômico, que é a área que envolve a cúpula do Planetário, onde há diversos painéis e recursos para o ensino da astronomia, e ta,bem na sala de projeção do Planetário e Cinedome.

“O curso vai ter muita investigação científica, o que é bastante divertido, pois é proposto um desafio e através de uma série de perguntas sobre os conteúdos abordados e, com a mediação dos mediados pelos planetaristas, as crianças conseguirão esclarecer os assuntos da astronomia”, explicou a coordenadora do Planetário Rachel Zuchi Faria.

Além disso estão programadas oficinas “hands off”, em que as crianças colocam a mão na massa, e a utilização do software Stellarium, que é um software livre de astronomia para visualização do céu, nos moldes de um planetário, bem como do projetor, já que as crianças simularão uma prática de planetarista.

O curso é gratuito e o estudante deve estar cursando o 4°, 5° e 6º ano do ensino fundamental. As aulas acontecem às terças-feiras, das 13h às 16h. As inscrições vão até sexta-feira (14/12/2018), ou até todas as vagas serem preenchidas.

Para se inscrever é preciso que seja enviado um e-mail para sabina@santoandre.sp.gov.br manifestando o interesse na participação. O candidato receberá um e-mail resposta contendo a ementa, informações para realização de inscrições e ficha de inscrição. A inscrição só será realizada após o envio da ficha de inscrição preenchida pelo candidato.

As crianças que cumprirem no mínimo 9 horas de curso terão direito a um certificado expedido pela Sabina Escola Parque do Conhecimento, Planetário e Cinedome de Santo André – Johannes Kepler e Instituto de Promoção ao Desenvolvimento da Cidadania (IPRODESC).

Mais informações pelo telefone: 4422-2017

PROGRAMAÇÃO DO CURSO:

CURSO CIENTISTA MIRIM

  • Nas terças-feiras: 8, 15, 22 e 29 de janeiro, das 13h às 16h.
  • Objetivo: Apresentar os princípios e a história da astronomia e estimular jovens astrônomos amadores.
  • Requisito: Ser estudante do 4°, 5° e 6º ano do ensino fundamental.
  • Número de vagas: 50 (cinquenta).
  • Local: Planetário e Cinedome de Santo André
  • Objetivo é estimular jovens astrônomos amadores;
  • Local: Planetário e Cinedome de Santo André

Serviço:

  • Sabina Escola Parque do Conhecimento
  • Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
  • Horário: Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
  • Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André – Johannes Kepler pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina.
  • Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas
  • Mais informações pelo telefone 4422-2000
The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *