Cuidado com dentes de leite é essencial para as crianças

Dentes de leite: quando é hora de levar os pequeninos ao dentista?

Na semana passada, primeira das férias dos filhos, minha caçula foi a dentista comigo. Martistela Perrichil é a “minha” dentista desde que coloquei aparelho, mas desde 2006, ela é a dentista das crianças e é daquelas tão boas que ninguém precisa de tratamento, as consultas costumam ser quase visitas sociais!

Na última da Manu, foi assim, ganhou mimos (batom e esmalte para criança) que a “amiga” trouxe de Miami.
Cuidar preventivamente da saúde deveria ser sempre assim, né?

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Samantha Shiraishi (@samegui) em

A importância dos dentes de leite é, muitas vezes, subestimada pelos pais. Eles são os responsáveis pelas primeiras experiências das crianças com alimentos sólidos de diferentes texturas, contudo, não recebem tanta atenção quanto os dentes permanentes. De acordo com Daniela Raggio, professora de odontopediatria na Faculdade de Odontologia (FO) da USP, a primeira dentição é essencial para o desenvolvimento da fala, por exemplo.

Os dentes mal posicionados e perdidos por conta das cáries fazem falta e podem modificar o alinhamento da arcada dentária. Para evitar a doença, a professora acredita que é necessário uma melhor orientação destinada aos pais, que devem postergar a introdução do açúcar no alimento das crianças, além de estimulá-las, tornando o momento agradável e servindo de exemplo.

E quanto ao bebê? Quando é hora de levar os pequeninos ao dentista?

E quanto ao bebê? Quando é hora de levar os pequeninos ao dentista?   https://pixabay.com/pt/escovar-os-dentes-dente-saúde-787630/

Cuidar de um bebê sempre demanda grande atenção dos pais. São diversas dúvidas que surgem, principalmente para os de primeira viagem, quando se trata dos cuidados relacionados ao bem-estar do novo integrante da família. Quando se trata da saúde bucal, surge a dúvida: Em que momento devo levar meu filho ao dentista? Devo esperar nascer os primeiros dentes? Durante o primeiro ano de vida da criança são estabelecidos os hábitos relacionados à higiene bucal e já é nesta fase que se constrói, por meio da saúde dos dentes de leite, a boa formação dos permanentes.

Para Carmela Bresolin¹, odontopediatra e docente do curso de Odontologia do Centro Universitário FMU, integrante da rede internacional de universidades Laureate, a visita ao dentista deve ocorrer ainda durante a gestação. “Atualmente são realizadas consultas de orientação, chamadas de pré-natal odontológico, ainda quando a mãe está grávida. Esses encontros têm o objetivo de orientar os cuidadores antes mesmo do bebê nascer”.

A profissional alerta que, após o nascimento, o ideal é que a consulta seja realizada com brevidade. “O correto é que a criança seja levada ao dentista o mais cedo possível para uma consulta de prevenção, ou seja, em geral não será necessário realizar tratamentos invasivos logo no primeiro contato com o odontopediatra. A primeira consulta abrange um grande número de orientações aos responsáveis com relação à higiene, dieta, uso racional do flúor (concentração e quantidade), técnica de escovação em cada faixa etária, uso de chupeta e mamadeira, entre outros temas importantes”.

Higiene bucal do bebê

Carmela alerta que, quando o bebê está em amamentação exclusiva e não possui nenhum dente na boca, não é necessário realizar a higiene bucal. O leite materno possui imunoglobulinas que são protetoras e devem ser mantidas na mucosa oral. Entretanto, em casos de refluxo, os pais podem limpar a boca do bebê com gaze ou fralda de pano embebida em soro ou água, apenas para remover os resíduos e o gosto desagradável.

Bebês que iniciaram a introdução alimentar e não possuem dentes, também não necessitam de higienização. A limpeza bucal do bebê deve ser iniciada a partir do aparecimento do primeiro dente temporário (popularmente conhecido por dente de leite) e deve ser a mesma, independentemente do tipo de alimentação. A especialista ressalta que a partir do surgimento dos dentes se faz necessária a escovação após as refeições ou mamadas, principalmente as noturnas.

Você usa estratégias lúdicas para ajudar na hora da escovação dos dentes?

 

A docente afirma ainda que, conforme orientação da Academia Americana de Odontopediatria, os pais devem escolher cremes dentais com flúor. “O creme dental recomendado deve sempre possuir flúor. Tão importante quanto a concentração desta substância é a quantidade a ser colocada na escova. Para que o flúor não seja prejudicial no caso de a criança engolir, a quantidade recomendada para pacientes menores de 3 anos é a de um grão de arroz e para os maiores de 3 anos é semelhante a um grão de ervilha. É recomendado também optar por uma escova de dentes macia e de cabeça pequena, com cabo longo, para facilitar o controle dos responsáveis”, finaliza.

P.S. #ficaadica de dentista na Mooca: Clínica Odontológica Perrichil, na rua da Mooca 4100, fone (11) 2606-4276.

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *