Fomos conhecer e entender como funciona o Cantinho do Brincar

Toda criança tem um futuro pela frente. Ela pode ser tudo o que ela sempre sonhar. Quem disse que não?
Esse futuro não começa na escola ou no vestibular.
Ele começa agora, nos primeiros anos, nas primeiras descobertas.
Desenvolvendo a coordenação, a linguagem, o pensamento.
Criando as bases para uma vida melhor.

Nesta semana, fui conhecer um projeto novo que nasceu aqui na região e ganhou minha simpatia porque envolveu um voluntariado na EMEI onde minha filha estuda. Chamei minha vizinha e nova colega de blog, Cibele, para ir comigo e assim testarmos o local com nossos pequenos que têm entre 2 e 5 anos.

Chegamos no Cantinho do Brincar entendendo mais como um espaço para brincar do que como o que realmente é: uma rede de espaços de desenvolvimento infantil.

Ao entrar, pensei: mas é só isso?

Sim, o espaço é simples, tem o necessário, mas sobretudo é pequeno, o que faz entender que é para pequenos, não para nós, adultos.

A ideia deles é muito simpática, praticamente um sonho:

Ensinamos pelo brincar.
Estimulamos pela arte.
Desenvolvemos pelos jogos.
Educamos pelo faz de conta.

Segundo me contou Renata Citron, CEO do Cantinho do Brincar, muitos estudos geraram um modelo de atendimento infantil em contraturno escolar no qual cada criança desenvolve todo seu potencial, com autonomia, carinho e segurança, para que um dia ela seja tudo o que sempre sonhar.

E o bonito é que a casa na rua Marcial 135, na Mooca, na saída dos fundos da Universidade São Judas Tadeu, é um modelo do que este projeto pretende multiplicar em rede, bairro por bairro, comunidade por comunidade, num desejo de aprimorar o modelo de “cuidadoras de crianças”, criando espaços onde toda criança tenha oportunidade para se desenvolver.

Um dos pilares do projeto é o respeito pela autonomia infantil, o que é bem raro na faixa etária a que se propõe, mas faz sentido porque na primeira infância a criança nem sempre brinca COM outra criança, brinca AO LADO de outra pessoa.

Nos propusemos a participar de uma parte da rotina e chegamos lá no início das atividades da tarde, as 14h, e nossas crianças maiores (5 anos) já se envolveram com o grupo e participaram da roda de conversa para decidir o que fariam naquele dia.

Já o pequeno (2 anos), ficou na primeira sala, brincando sozinho.

E Henrique parece ter entendido exatamente o coração da rotina do lugar: o brincar nos cantos.

São 5 cantinhos do brincar:

  1. Cantinho das artes
  2. Cantinho da construção
  3. Cantinho do faz de conta
  4. Cantinho dos jogos
  5. Cantinho da história

Como comentou Cibele, é uma ótima alternativa para pais que precisam trabalhar o dia todo e os filhos estudam meio período.

“O local não é apenas uma opção para ”deixar” a criança sob o olhar e cuidado de alguém, mas a proposta é que após a escola a criança tenha uma rotina estruturada, atividades e brincadeiras que a estimulem, com a supervisão de uma facilitadora, que é especialmente treinada para exercer essa função.”

View this post on Instagram

Nesta semana fomos conhecer o @cantinhodobrincarusjt, aqui na nossa #Moóca. Uma ótima alternativa para pais que precisam trabalhar o dia todo e os filhos estudam meio período. O local não é apenas uma opção para ”deixar” a criança sob o olhar e cuidado de alguém, mas a proposta é que após a escola a criança tenha uma rotina estruturada, atividades e brincadeiras que a estimulem, com a supervisão de uma facilitadora, que é especialmente treinada para exercer essa função. Além do atendimento às famílias, o espaço oferece treinamento para mulheres que querem montar seus próprios cantinhos, capacitando-as para que possam reproduzir esse espaço em suas comunidades, igrejas e etc, além de ser uma oportunidade de uma profissão muito relevante na sociedade atual. Logo mais contaremos detalhes num #postnoblog. (por @cibelebilancieri e @samegui) Acompanhe! Todo dia tem post no maecomfilhos.blog.br e nas nossas redes sociais: instagram.com/maecomfilhos | twitter.com/maecomfilhos facebook.com/maecomfilhos 📱💻 Participe do grupo Mães (e pais) com filhos facebook.com/groups/maecomfilhos 🙂 #familiaetudo #maecomfilhos #mãesreais #momblogger #colunistasmaecomfilhos #paternidadeativa #maesepaiscomfilhos

A post shared by Blog @maecomfilhos (@maecomfilhos) on

E tem mais:

Além do atendimento às famílias, o espaço oferece treinamento para mulheres que querem montar seus próprios cantinhos, capacitando-as para que possam reproduzir esse espaço em suas comunidades, igrejas e etc, além de ser uma oportunidade de uma profissão muito relevante na sociedade atual.

Saiba aqui como participar:

O Cantinho do Brincar tem o propósito de empoderar os melhores talentos a montar seus espaços de desenvolvimento para crianças de 2 a 6 anos. Para participar do nosso processo de seleção para participar da nossa formação para montar o seu Cantinho, inscreva-se abaixo. O Cantinho pode representar uma renda extra em meio período, complementando sua atividade principal, ou poderia representar sua atividade principal se ocorrer em tempo integral. Por enquanto estamos buscando talentos que morem próximos à nossa unidade modelo na Mooca, nas Zonas Leste e Centro de SP, mas se você for de outra região nos escreva para contato@cantinhodobrincar.com.br para já ficar na nossa lista para quando a rede do Cantinho for expandir para a sua região! 😉

 

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *