Passo a passo para fazer uma penteadeira de pallet

Adoro quando minhas sobrinhas (do coração) podem vir me visitar com calma, pois conversamos longamente e podemos trocar figurinhas!

Na última visita delas, falamos sobre quarto, arrumar os armários e deixar as coisas que a gente usa muito sempre a mão.

Coincidência (ou não, pois creio que isso seja presença de Deus na vida da gente), recebi umas dicas DIY para fazer uma penteadeira de pallets que as meninas iam curtir.

Na verdade, que menina (de qualquer idade) não curte uma penteadeira, né?

<3

Pensando nesse desejo e em como a hora da beleza e cuidados pessoais deve ser um momento querido, do canal do YouTube Decorando com Gabi Aude, criou um projeto de faça-você-mesmo prático e fácil.

Assim, o sonho da penteadeira fica mais próximo, cabe no bolso e ainda colabora com o meio ambiente, reaproveitando pallets. Aliás, é possível comprar um novinho, sabem?

Achei, por exemplo, na Leroy Merlin, por menos de 60 reais.

Vejam como dá vontade de aproveitar o feriado e fazer já!

Confira:

Materiais:

  • 1 pallet grande
  • Chave de fenda
  • Martelo
  • Serra de mão OU serra tico tico
  • Pregos ou parafusos
  • Suporte de canto de metal, pequeno
  • Fita dupla face de fixação ultra forte
  • Espelho retangular
  • Lixa para madeira
  • Verniz marítimo incolor
  • Pincel

Modo de fazer:

Antes de tudo, é preciso retirar algumas partes do pallet, que serão reaproveitadas mais tarde. São os elementos que compõem as “costas” do objeto. Com uma chave de fenda e martelo, pressione a junção das ripas traseiras com os tocos que as conectam ao restante do pallet. Em seguida, retire também os tocos, guardando-os.

Com o pallet já ‘limpo’, conte três ripas e passe a serra rente à terceira, resultando em duas peças longas.  Passe a serra também na “sobra” da segunda peça, eliminando rebarbas.

Os tocos que foram guardados serão colocados na peça menor, de três ripas. Depois de colocados, pegue também as três ripas extraídas do pallet no início do processo e posicione-as sobre os tocos, seguindo o desenho das ripas fixas. Para conectar a madeira, aproveite os pregos já presentes no material, ou utilize parafusos.

Lixe as duas peças de madeira para dar acabamento. Depois, use o pincel para passar o verniz marítimo incolor e deixe secar. O objetivo é manter a aparência original e mais rústica do pallet.

Após a secagem do verniz, é hora de montar a penteadeira. A peça ‘gorda’ cumpre papel de suporte e prateleira do móvel. Alinhe-a com as costas da penteadeira – a peça com mais ripas, que separamos no passo 3. Para fixá-las, use os três suportes de canto nas superfícies que se encontram, parafusando um em cada ponta e outro no centro. Posicione um parafuso em cada lateral onde a peça de suporte se encontra com as costas do móvel.

Além do verniz marítimo, é possível pintar a penteadeira para personaliza-la de acordo com o ambiente.

É hora de fixar o espelho. A posição pode ser medida a olho ou com régua. Cole quatro faixas da fita no pallet, retire a película que protege a dupla face e fixe o espelho com cuidado. Use estilete para dar acabamento, tirando as sobras de fita nas laterais do espelho.

A penteadeira está quase pronta. O toque final é envolvê-la com um varal de luzes, criando aparência de penteadeira de camarim. Simples!

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *