Casa decorada para o natal – com ajuda das crianças!

Não sei vocês, mas está chegando minha época favorita do ano!!!! Ah, como adoro o natal! Casa enfeitada, festiva, luz piscando a noite, tradições, embrulhos de presente deixando as crianças ouriçadas! Definitivamente, é um excelente momento para criar muitas e muitas memórias e vínculos com seus filhos e, inclusive, reforçar valores ou crenças que vocês julguem importantes pra família. Afinal, acredito que o fim maior da nossa casa deve ser criar vínculos de amor entre os que ali habitam!

Queria sugerir então, três atividades para vocês fazerem com seus filhos e deixarem a casa com espírito natalino.

A primeira atividade é sucesso aqui em casa desde 2015. Eu e as meninas criamos enfeites de árvore com argila! Elas amam e eu também!!! Mas, minha primeira orientação é que você providencie uma toalha plástica pra forrar seu chão! rs Dependendo do entusiasmo das crianças, o final pode ser bem sujinho, mas delicioso! Compre argila, use forminhas de biscoito ou de massinha que você tenha em casa e pegue um palito de fósforo! Explique pras crianças que é o mesmo que fazer massinha. A argila deve ser amaciada com a mão, depois amasse e deixe com uma espessura não tão fina para que quebre e nem tão grossa que faça o galho da árvore pesar! Depois, use o cortador no formato que desejar! Aqui usamos estrelas e corações. Quando a argila estiver moldada, faça um furo com o palito de dente para passar um fio depois que secar (esse ano usamos ráfia, mas já usamos cordão de lã também e fica bem lindinho!).  A secagem demora uns dias para acontecer dependendo do clima e do tamanho das peças!

A segunda atividade é montar um calendário do advento com as crianças e deixá-lo em algum lugar onde elas possam interagir com ele! O calendário do advento é um calendário que faz a contagem regressiva para a noite de natal a partir do dia 01 de dezembro! Ainda não montamos o nosso, pretendo fazer nesse feriado. Tem gente que faz apenas a contagem, tem gente que põe pequenos presentinhos, balinhas. Mas aqui, faremos com versículos que falem de Jesus, afinal, é isso de que se trata o natal, não é mesmo?
Quanto ao modelo, se você der um google, vai ver 1346 modelos! Mas nós faremos essa modelinho compacto e mais objetivo com envelopes!

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Calendário do Advento 2018 Começamos ano passado fazendo esse calendário e fez muito sucesso. Então resolvi repetir, mas agora de outra forma. Vou tentar explicar no post como iremos fazer esse ano (deixarei salvo nos destaques os stories também). . Foto 02 – São 25 envelopes (tem o PDF no meu drive) com a temática do Natal. São ilustrações que vão desde a promessa em Isaías, passa pelo nascimento, pastores, os reis magos etc. Deixei também disponível só as imagens, caso alguém queira usar outra abordagem. Há um roteiro acompanhando. . Foto 03 – Ano passado colocamos os envelopes (eram coloridos nos tons de verde) na parede em forma de árvore de Natal. Como esse ano seria diferente resolvi fazer os mesmos envelopes, mas desta vez presos nessa árvore de madeira (essa foto serviu de inspiração). Encomendei com a @lagombrasil, claro! 💚 . Foto 04 – Montagem de como vai ficar. Ainda não prendi e nem colei tudo. Quero fazer junto com os meninos. . As atividades para cada dia podem ser inúmeras. Na internet tem bastante coisa. Vocês podem assistir um filme sobre o Natal, cozinhar biscoitos, ler um livro, contar a verdadeira história sobre o Natal, fazer cartões para os vizinhos. Deixe a criatividade fluir! . Isso é o que faremos. Espero que de alguma forma te incentive a fazer algo de diferente esse mês. Jesus nasceu! Temos milhões de motivos para agradecer e anunciar essa BOA NOVA! . #calendariodoadvento #natal #jesusemnossolar #christmas #dezembro #ministerioinfantil #devocionalinfantil #jesusnasceu

Uma publicação compartilhada por Jesus em Nosso Lar (@jesusemnossolar) em

A terceira e última atividade é… a clássica montagem da árvore de natal!!!!! Siiiim, não é novidade pra ninguém, mas sei que muitas mães fazem isso sozinhas porque acaba sendo beeeem mais trabalhoso fazer com os filhos! Mas, pense como seu filho se sentiria incrivelmente importante de dividir essa tarefa com você!!! Coloque uma música natalina, monte a árvore (agora nem tem mais bolinha de vidro pra quebrar!!!! rs) e depois veja seu filho orgulhoso e te amando ainda mais por ter vivido esse momento do seu lado!!!

No mais, aproveite essa época para celebrar com seus filhos nas pequenas coisas e envolvê-los nos cuidados com a casa. Casa festiva é sempre uma isca interessante pras crianças aprenderem a  cuidar do espaço comum e manter tudo arrumado!!!

Ah, e se você fizer alguma das atividades que falamos aqui, posta no instagram com a #natalmaecomfilhos pra gente ver e trocarmos experiências!

Leia também:

Como decorar a árvore de Natal

Como decorar a árvore de Natal

Completando a árvore de Natal com enfeites de feltro

Completando a árvore de Natal com enfeites de feltro

Tradições de Natal 

Tradições de Natal que Traduzem seu Verdadeiro Espírito

Natal e consumo consciente

Natal e consumo consciente

Quando e como acontecem os preparativos de Natal na sua casa?

Quando e como acontecem os preparativos do Natal na sua casa?

The following two tabs change content below.

Marina Guanaes

Marina Guanaes, carioca, casada, mãe da Beatriz #aos8 e da Cecilia #aos5. Se deixou mudar pela maternidade e virou designer de interiores, sua vocação desde sempre. Adora escrever, ainda mais sobre o morar, faz diários desde 1990, mas não guarda nenhum... Começou a escrever em blogs em 2007 e acredita que eles tem um potencial incrível de aproximar pessoas! Gosta de casa cheia, mesa farta e mate gelado. Ama muito viajar, mas ama mais ainda voltar pra casa! Não tem site, mas tem instagram: @marinaguanaesinteriores

Latest posts by Marina Guanaes (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *