Leia Para Uma Criança 2018

Neste último sábado (20), Raquel e eu participamos de um delicioso encontro do Leia Para Uma Criança, a convite do Itau Social. O encontro aconteceu na Biblioteca do Parque Vila Lobos, fomos recebidas por uma equipe super simpática e com um saboroso café da manhã.

O encontro foi devidamente pensado para nós, mães (e pais) com filhos, com atividades para ambos. Então, enquanto participamos de um bate papo com as autoras Janaina Tokitaka e Stela Barbieri, as crianças se divertiram numa oficina de arte com sucata.

E como participamos como uma “dupla dinâmica”, hoje trouxemos um post feito a seis mãos, com uma olhar de mãe (Alcione) e um olhar de professora (Raquel), além dos pitacos da nossa editora (Sam).

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

‘Gostar de ler’ tem a ver com a infância. Tenho ainda comigo um dos primeiros livros que ganhei dos meus pais: “A banheira da Alice”. Lembro de pedir a leitura da história repetidas vezes. Cresci lendo muitas histórias, brincando de ‘ser’ e ‘estar’. Talvez essa seja a razão de gostar tanto de ler para a criança pequena. Certa vez, um pequeno de quatro anos disse: “Você é cantadeira de histórias?” [pausa] Partilho essa memória porque hoje, revivi a minha história ao ouvir as autoras @jtokitaka e @stelabarbieri partilhando sobre o objeto-livro e a incrível aventura de escrever para crianças pequenas através do evento promovido pelo @Itaú social que aconteceu na @bvlbiblioteca O dia começou bem! #leiaparaumacriança #maecomfilhos #quelbraga

Uma publicação compartilhada por Quel Braga (@raquelbragasantos) em

A importância da leitura da primeira infância
Sempre fui devoradora de livros, então tracei como meta deixar esse legado para meu filho, para que ele, assim como eu, pudesse viajar por lugares incríveis, conhecer pessoas excepcionais e descobrisse o mundo, por meio das páginas de um livro. Foi assim que passei boa parte da minha adolescência.

Leio para Miguel desde a gestação, todas as noites lá estava eu, com um livro apoiado no barrigão para ler e/ou contar uma história para Miguel, ainda sem noção do que era o mundo aqui fora. Hoje não é diferente, sempre buscamos um momento juntos, só nosso, onde ele escolhe um livro e me pede para ler para ele. Outras vezes, ele prefere se aventurar sozinho, se orgulhando por saber ler, e tá tudo bem também.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Hoje tivemos uma manhã bem gostosa na Biblioteca do Parque Vila Lobos, com o encontro do @leiaparaumacrianca uma iniciativa linda que enfatiza a importância da leitura na primeira infância. Foi prazeroso conhecer as autoras dos livros que o programa está distribuindo este ano, e que Miguel já adotou como favoritos. O encontro nos proporcionou um momento de troca e aprendizados para os pais, sem deixar de lado os pequenos, que se divertiram em uma oficina de arte com sucata e também uma deliciosa mediação de leitura com as autoras. Foi muito bom “voltar às raízes” e relembrar de tudo o que aprendi (e vivi) nesse universo encantador da leitura e da importância do livro na vida de uma criança. Agradeço o @maecomfilhos por me proporcionar esta alegria de representar o blog neste evento. Aproveito para lembrar que ainda dá tempo de pedir os livros para seus filhos, sobrinhos, vizinhos, alunos…seja qual for a sua relação com uma criança, experimente ler para ela e descubra uma outra forma de externar o carinho. Passa lá no perfil do @leiaparaumacrianca e informe-se sobre como pedir os livros gratuitamente. #thanksgod #leiaparaumacriança #mediacaodeleitura #maecomfilhos #maternidadereal #pormaisdiasassim

Uma publicação compartilhada por Alcita – Alcione Ribeiro (@alcita_ribeiro) em

Quando recebi os livros desta edição do programa Leia Para Uma Criança fiquei encantada com os títulos, fiz questão de ler para Miguel imediatamente. Ele se apaixonou pelos livros e o melhor, se identificou assim que lemos “Pedro Vira Porco-Espinho”, um livro que aborda de maneira suave e divertida as birras do dia-dia dos nossos filhos.

Visualizar esta foto no Instagram.

"Leia para uma criança " está na oitava edição lançada essa semana pelo Itaú Unibanco e Itaú Social. Neste ano as coleções exclusivas são: "Quero Colo!" de Stela Barbieri e Fernando Vilela, bem como "Pedro Vira Porco-Espinho" da autora Janaína Tokitaka. Serão 1,8 milhões de kits e você pode fazer o pedido através do site itau.com.br/leiaparaumacrianca. Os pedidos podem ser feitos por quem é cliente e também por quem não é cliente do banco Itaú. Também serão distribuídos 12 mil livros em braile e também com fonte expandida para pessoas com deficiência visual. Demais né? Peça a sua coleção! É gratuita. #issomudaomundo #leiaparaumacrianca #pequenoaleitores #livroinfantil #maecomfilhos #colunistasmaecomfilhos Por @tatihofforso; mãe da Alice (#aos6anos); #maecomfilhos.

Uma publicação compartilhada por Blog @maecomfilhos (@maecomfilhos) em

Participar deste encontro, com um bate papo rico em troca de experiências e aprendizados significou muito para nós dois, fortaleceu nosso vínculo com a leitura e me fez ter a certeza de que tenho trilhado por caminhos corretos na educação do Miguel. Foi mais do que conhecer as autoras, mas também compreender o processo criativo de cada uma delas, expressando também suas experiências como mães. Momentos assim devem ser repetidos ao longo da vida, pois aprendemos que não estamos sozinhas, e que a leitura é uma grande aliada nessa árdua (e prazerosa) tarefa de educar nossos filhos.

Visualizar esta foto no Instagram.

Hoje nossa turma esteve muito bem representada por @raquelbragasantos @alcita_ribeiro e Miguel #aos6 no lançamento da campanha Leia para uma criança do @itausocial #issomudaomundo 🙂 Para comemorar a edição 2018, uma manhã especial reuniu pais e filhos numa conversa sobre literatura infantil e mediação de leitura com Dianne Melo, especialista em programas sociais do Itaú Social, e com as escritoras Stela Barbieri e Janaína Tokitaka, autoras dos livros distribuídos este ano (“Quero Colo!” e “Pedro Vira Porco Espinho”). As meninas prometeram um #postnoblog escrito a quatro mãos, com olhar de #professora e de #mãe. Aguardaremos ansiosos, sim ou com certeza? Gratidão, meninas, por fazerem parte do nosso time e por doarem seu tempo e sua expertise no @maecomfilhos. 📚 E se você – como eu! – ainda não pediu os livros, corre lá: itau.com.br/leiaparaumacrianca. (por @samegui 👩‍👦‍👦mãe dos nerds #aos18 e #aos15👩‍👧e da pequena #aos5) 😘 #familiaetudo #comunicacaonaoviolenta #maecomfilhos #mãesreais #momblogger #colunistasmaecomfilhos #mãescristãs #maesepaiscomfilhos #pequenosleitores #attatchmentparenting #criacaocomapego (📷 @raquelbragasantos)

Uma publicação compartilhada por Blog @maecomfilhos (@maecomfilhos) em

Nota da Editora:

No mês passado, eu (Sam Shiraishi) e Aline Kelly estivemos numa construção coletiva com o pessoal do Itaú Social, conversando sobre o projeto e como podemos levar o hábito de leitura e valorizar o trabalho do pai/mãe/tio/vó como mediador de leitura para as famílias brasileiras. Foi lindo pensar em todos na sociedade como possíveis mediadores que podem levar crianças a descobrirem o prazer de ler e de desbravar mundos através de livros me encanta. E mais querido ainda pensar no que uma pessoa que aprende a amar livros pode fazer no contexto de uma família, de uma comunidade, da sociedade, isso me alimenta a alma e a fé no ser humano.

Gratidão Rejane, Dianne, Juliana, Elton e Grazi pela oportunidade de contribuir com meus pitacos hoje e por toda cortesia com o @maecomfilhos nestes anos todos do projeto.

Visualizar esta foto no Instagram.

“A literatura é um direito humano”, disse Antônio Candido. A frase emblemática fez parte de uma conversa muito especial da qual participamos nesta semana, a convite da equipe do projeto #leiaparaumacriança sobre a #importanciadaleitura para um amadurecimento do #trianguloamoroso formado pela criança-livro-mediador. Valeu Itaú por toda cortesia com o @maecomfilhos nestes anos todos do projeto. #amomeutrabalho #vidacomproposito #issomudaomundo #familiaetudo #maecomfilhos #mãesreais #momblogger #colunistasmaecomfilhos #mãescristãs #maesepaiscomfilhos #mãedeadolescente #mãedemenina #mãedemeninos #attatchmentparenting #criacaocomapego #maede3 #paternidadeativa (por @samegui com @alinekelly)

Uma publicação compartilhada por Blog @maecomfilhos (@maecomfilhos) em

The following two tabs change content below.

Alcione Matsumoto

Paulistana, publicitária, produtora de eventos e mãe do Miguel. Viúva desde a gestação, tornou-se pai e mãe com todos os seus medos e coragens, e hoje encara tudo isso com muito orgulho e bom humor. Aos 39 anos, já foi blogueira, podcaster, mediadora e até palestrante, mas acredita que pode aprender sempre mais e por isso não se cansa de se redescobrir diariamente. Entusiasta por natureza, e com uma autoestima elevadíssima, carrega consigo o sonho de poder ajudar outras mulheres a se descobrirem como verdadeiras vencedoras.

Latest posts by Alcione Matsumoto (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *