A marca das memórias de infância da família

Toda família tem suas tradições, lembranças inesquecíveis, marcas favoritas. Digo sem dúvida que uma das referências de momentos felizes e realização de sonhos das famílias brasileiras envolve algum brinquedo da Estrela.

Acertei? Na história da sua família tem um brinquedo ou jogo da marca que traz as melhores lembranças?

Na minha tem, uma não, várias. E felizmente meus filhos também têm lembranças assim.

Desde 1937 a Estrela está presente na memória de quem é ou foi criança, formando gerações na convivência com bonecas, carrinhos, jogos, massinha, pelúcias e outros brinquedos. Aposto que você teve ou quis ter um destes brinquedos: Falcon, Comandos em Ação, Topo Gigio, das bonecas Mãezinha, Gui Gui e Bate Palminha ou do jogo Aquaplay!

Eu nunca tive Aquaplay nem Genius, são minhas frustrações… mas tive muitas Susis e vários outros jogos e brinquedos da marca, em especial jogos, como Pega Varetas e Banco Imobiliário. E foi com uma maquininha de costura da Estrela que comecei a sonhar com o o hobby que me distrai da vida intelectual até hoje 🙂

Por toda esta memória afetiva, eu fiquei muito feliz quando a marca me convidou para um evento no qual apresentaria uma novidade  tecnológica – o app Estrela Baby – e suas soluções sustentáveis na área, além de nos apresentar um time de especialistas na primeira infância para contar porque brincar é tão importante.

Convidei duas das nossas colunistas para estarem comigo: Aline Kelly, por seu envolvimento com sustentabilidade, e Angelica Perez, por sua experiência na terapia ocupacional como mãe do Leo, portador da Síndrome de Down. Foi ótimo, tanto que nem vou tentar contar aqui todos os insights que a Gel teve no evento e aguardarei ansiosa que ela escreva um post no blog sobre o tema!

No evento, conversamos muito (até abusamos, pois tive a impressão de que só nós 3 fizemos perguntas!) com as especialistas da Stimullus, parceria da Estrela no conteúdo do app Estrela Baby. No final do evento, conversei um pouco mais com Fernanda Monteiro, autora do livro Super Gênios e, como soube depois, colega de UFPR <3. Ela é Terapeuta Ocupacional e Especialista em desenvolvimento neuropsicomotor na primeira infância e uma das profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo. Nosso papo contou também com Maria Fernanda Oberling, Fonoaudióloga especialista em Linguagem e Psicopedagoga.  

Devorei o livro e merece um post com resenha, mas já deixo aqui um gostinho do que ela defende e que embasa este projeto:

Para aumento do vínculo afetivo e do desenvolvimento cognitivo, motor e socio-emocional adequados, atividades significativas, divertidas e muitas brincadeiras com os filhos devem ser realizadas.
Todos os estímulos que acontecem durante esses momentos podem acontecer durante as atividades de rotina, como o banho, enquanto cozinhamos e até na hora de dormir.
Observamos, após muitos anos de experiência e estudos, que a utilização desses cinco pilares – BRINC – são necessários para nortear o processo de estimulação e desenvolvimento completo da criança.

MÉTODO BRINC: Brincar, Relacionar, Interagir, Neurodesenvolvimento e Conduta.

 

Mas Sam, afinal, o que é o app Estrela Baby?

Criada para auxiliar pais de crianças de 0 a 5 anos, a plataforma traz conteúdos com dicas e informações sobre os primeiros anos, além de recomendações de brincadeiras estimulantes. O software incentiva interações entre pais e filhos em uma fase tão crucial para o crescimento das crianças.

“Os pequenos precisam de brincadeiras e atividades que contribuam para o desenvolvimento de suas habilidades, por isso, os brinquedos precisam ser divertidos, mas ao mesmo tempo estimular ao máximo todos os sentidos do bebê. Nosso objetivo é que esse aplicativo se torne um grande parceiro dos pais, como uma espécie de consultor em tempo real.”

A plataforma também possibilita que o usuário tire foto do seu filho e customize, colocando filtros e adesivos divertidos, podendo ainda criar álbuns e compartilhar as imagens nas redes sociais. Além disso, outra facilidade é que os pais podem reunir informações e documentos importantes como Certidão de Nascimento e carteirinha de vacinação em um só local, de maneira simples e rápida.

O aplicativo já está disponível na App Store e Google Play.

A Estrela tem um fato que eu acho tão valioso que merece destaque: ainda tem fábrica no Brasil! Dá empregos para brasileiros, não importa tudo da China. Não fica mais na capital, mas uma fábrica no interior de São Paulo, na cidade de Itapira, funciona deste julho de 2003, instalada numa área de 130 mil m2, distribuídos entre linha de montagem, depósito, administração e área de apoio (refeitório e vestiários). Esta fábrica faz parte do projeto de expansão da companhia que também possui outras duas unidades: em Ribeirópolis – SE e em Três Pontas – MG. A fábrica de Três Pontas, no sul de Minas Gerais, conta com 13,2 mil m2, em um terreno de 100 mil m2, e dobrou a oferta de empregos na região.

Isso me garante uma coisa super valiosa quando penso em crianças: segurança. 

Eles atendem as nossas regras, entendem?

Para preservar a integridade física da criança, a Estrela realiza os seguintes testes para na produção dos brinquedos: físicos e mecânicos, químicos, elétricos, verificação de rotulagem e identificação do fabricante.
O fabricante tem como obrigação perante a legislação de minimizar o risco através de normas.
O produto deve ser adequado à determinada faixa etária para evitar risco de acidentes com o usuário do produto.

O Sistema de Qualidade visa estabelecer, documentar e implementar as atividades que influem na qualidade dos produtos da Estrela e identificar os responsáveis pela execução e verificação das mesmas. Para que isso ocorra os procedimentos que fazem parte do Sistema da Qualidade garantem a abrangência e o grau de detalhamento, levando-se em conta a complexidade e método de trabalho, assim como habilidade e consequentemente treinamentos necessários para os envolvidos no sistema. Como a Portaria no. 47 de 13/03/92 do Instituto Nacional de Metrologia e Normalização Qualidade Industrial (INMETRO) a Estrela decidiu fazer o credenciamento de seus Laboratórios na Rede Brasileira de Laboratórios de Calibração/Ensaios (RBCE) para poder realizar todos os ensaios previstos na norma de segurança do brinquedo NBR 11786, e garantir a qualidade de seus produtos. Recebeu o Certificado de Entidade Credenciada no. CRLF-010/93. Em 1993 a Estrela recebeu a Marca Nacional de Conformidade através da licença para o uso da marca no. AJ-BRI-001/93.

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *