Lavagem nasal: um santo remédio!

Anos atrás, numa consulta com um otorrino, aprendi que a lavagem  com soro fisiológico é a melhor alternativa para aliviar o congestionamento nasal. Aqui em casa é um hábito uma vez que vivemos em São Paulo e a poluição faz parte da vida!

No outono e no inverno o clima fica bem seco e a poluição mais concentrada. Até quem não tem alergias e rinites sofre… existem medicamentos para aliviar, mas o uso contínuo desses medicamentos trazem danos à saúde. Nesse caso, o soro é uma ótima  alternativa, porque lava, remove a secreção, se houver, e limpa as vias aéreas, evitando que bactérias se alojem e causem infecções – essa foi a explicação de uma pediatra do Cema numa crise do Heitor.

Todas as vezes que levei Heitor e Henrique ao médico com resfriado, tosse seca, nariz entupido, etc… a recomendação foi sempre a mesma: lavar as narinas várias vezes ao dia, usando soro. Sempre fiz e sempre deu certo. Quando estão com nariz entupido eu lavo com soro e completo a limpeza com meu super aspirador nasal. Particularmente prefiro aspirador daquele com mangueirinha que eu coloco na boca e aspiro a secreção (de sucção).

Uso um da marca Sana, é todo de silicone, lavável… e na época que comprei era mais barato do que o nosefrida, foi um achado porque não tinham outras marcas, achei na internet e consegui contato com um representante… hoje se pesquisar na internet “aspirador nasal de sucção” tem diversas marcas e em lojas de produtos infantis é facilmente encontrado. Tem gente que tem nojo, mas apesar da sucção, não é preciso engolir nada…

Voltando ao soro, com o passar do tempo eu vi no Facebook uma maneira que particularmente gosto, com a seringa. Coloquei um bico de silicone nela pra não machucar o nariz e dou um jatinho com pressão na narina do filhote. O que estiver obstruindo sai do outro lado. Antes eu apenas injetava o soro. O pediatra deles dizia que se engolisse tudo bem, mas sempre que possível eu removo para não ter que passar pelo estômago.

 

Heitor tem quase 5 anos. Desde bebê lavo o nariz dele com soro e hoje, quando ele sente o nariz entupido, pede para eu limpar. Ele gosta de lavar o nariz! Henrique não gosta muito, mas quando sente o nariz desentupido, fica aliviado e dá risada!

Então fica a dica para as mamães: lave o nariz dos pequenos com soro, tanto para prevenir como para aliviar em crises!

 

Para fundamentar essa prática, vou transcrever na íntegra o post da Dra. Juliana Nardelli (@drajuliananardelli) que é uma pediatra de Curitiba que, assim como o peditra dos meus filhos, também recomenda a lavagem do nariz com soro:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Dra. Juliana Nardelli (@drajuliananardelli) em

“As mães dos meus pacientes já estão “carecas” de me ouvir dizer “lavar, lavar, lavar e lavar o nariz sem dó, principalmente antes de dormir”. 😂

 

✅Estima-se que 20% das crianças brasileiras apresentam rinite e que uma criança tem em média 3 a 8 infecções virais por ano (sendo até 12 em menores de 5 anos). Qualquer alteração no equilíbrio do epitélio nasal pode trazer problemas a saúde das crianças. .

.✅Os recém nascidos respiram somente pelo nariz até os 2 meses de vida e qualquer obstrução do nariz nesta idade pode levar a um desconforto respiratório, alterações do sono, maior risco de apnéia e dificuldade nas mamadas. .

.✅Já as crianças maiores possuem períodos prolongados de obstrução nasal, podem apresentar alterações dentais, mordida aberta, problemas no crescimento da mandíbula e aumento desproporcional do comprimento da face. .

.✅O nariz trancado diminui a qualidade de sono, aumenta os despertares noturnos, pode provocar roncos e em casos mais severos a apnéia obstrutiva do sono. A consequência disso é a sonolência diurna, diminuição do rendimento escolar, cansaço e perda de memória. .

.✅Desta forma, o tratamento para diminuir a congestão nasal é muito importante para evitar essas complicações. A medida de escolha para esse tratamento é o famoso “soro nasal”, ele melhora a respiração, remove partículas de sujeira, diminui a tosse e reduz os episódios de infecção viral. As soluções salinas são comercializadas em diferentes concentrações (3% e 0,9% são as seguras para crianças) e apresentações (conta-gotas, spray, aerossol). Vale ressaltar que os descongestionantes nasais que possuem outras substâncias não devem ser administrados em menores de 12 anos, por causarem efeitos colaterais graves. A opção de lavagem com o soro mais o auxílio de uma seringa, como viralizado em vídeos nas redes sociais, é uma forma segura e eficiente de limpeza nasal. .

.✅A higienização diária do nariz evidencia uma melhora progressiva na qualidade do sono em 67% das crianças e na respiração de 76%. .

 

Leia também:

Higiene nasal diária é essencial para prevenir infecções respiratórias em todas as idades

Dica de livro: Ouvidos, nariz e garganta, do Dr. Jamal Azzam

The following two tabs change content below.

Cibele Bilancieri

Sou cristã, tenho 37, sou guarulhense e atualmente vivo na Moóca. Casada com Guilherme, mãe do Heitor #aos 4 e Henrique #1ano. Sou feliz por poder cuidar pessoalmente dos meus filhos.

Latest posts by Cibele Bilancieri (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *