Troca e doação de brinquedos

Tão legal quanto ganhar presente é dar um para quem precisa. Mas é muito melhor se esse presente é um brinquedo que além disso traz alegria e diversão. É com esse tema que a campanha ‘Entre Nessa Brincadeira’, que chega à sua 7ª edição, visa incentivar que crianças de todas as idades doem brinquedos em boas condições para serem encaminhados a ONG’s que trabalham com crianças de baixa renda. Neste ano a campanha é tematizada com Mickey Mouse para celebrar os 90 anos da primeira aparição do personagem no cinema e estará presente em 23 shoppings da rede BRMalls, entre eles o Jardim Sul e o Mooca Plaza – o meu vizinho, onde costumo ir.

Os shoppings participantes receberão as doações entre os dias 12 de setembro e 12 de outubro de 2018 e o doador receberá como prêmio uma miniatura exclusiva de fases do Mickey em quatro versões Steamboat Willie; Fantasia; Mickey 90 e Episódios Mickey.

Crianças de mais de 23 instituições localizadas em diferentes estados do Brasil irão receber as doações, dentre elas estão Projeto Arrastão, que receberá brinquedos do Jardim Sul, e a Creche Maria Thereza de Mello Mororó, a da Paróquia do Bom Conselho, na rua da Mooca, beneficiada pelo Mooca Plaza.

Mais informações sobre campanha e as instituições participantes podem ser encontradas no site ou nas respectivas páginas dos shoppings de interesse.

Sua praia é outra? Quer estimular as crianças a trocarem brinquedos?

O Instituto Alana organiza, na tarde do dia 12 de outubro, sua tradicional Feira de Trocas de Brinquedos. Com entrada gratuita, a Feira acontece das 12h às 17h, na Praça Major Sertório, na Vila Buarque, em São Paulo.

Além de proporcionar a interação entre as crianças, a atividade é uma maneira de refletir sobre os apelos ao consumismo na infância e fomentar mudanças de hábito sobre nossos atuais padrões de consumo, como estabelecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 12, da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Diariamente as crianças são impactadas por publicidades dirigidas a elas que estimulam o consumo inconsequente e, nesse período que antecede o Dia das Crianças, o volume só aumenta. A Feira de Trocas de Brinquedos é uma alternativa sustentável de lazer que envolve reflexões sobre consumo, promove colaboração, socialização e criatividade entre as crianças, ao estimular que elas deem novos significados aos seus brinquedos. Além das trocas, esses encontros apresentam novos hábitos e, nesse contexto, é possível ensinar às crianças que trocar pode ser muito mais divertido do que comprar”, considera Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Criança e Consumo.

Durante todo o mês de outubro, o Criança e Consumo incentiva que mães, pais, e responsáveis, educadores, vizinhos, entre outros grupos, organizem suas próprias Feiras de Trocas de Brinquedos. A iniciativa pode ser realizada em escolas, no quintal de casa, parques públicos ou quaisquer outros espaços coletivos. Para saber como organizar a sua Feira de Trocas de Brinquedos ou comunicar a realização da atividade em sua cidade, o Criança e Consumo disponibiliza em seu site informações e materiais de apoio para divulgações.

Aqui em casa, eu preciso admitir: sou favorável ao brincar desestruturado e, quando dá, ao brincar sem brinquedo… nunca fizemos do “dia das crianças” um dia de ganhar coisas, então não importa se comprariam ou trocariam, a gente não incentiva o consumo nesta data. Simples assim. Considerando que o filho mais velho tem 18 anos e a caçula 5, ambos parecem felizes, são criativos e mesmo assim temos muitos brinquedos em casa, estamos indo num caminho legal. 

Brincar sem brinquedo: qual é a importância para a criança?

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *