5 ótimos motivos para meninas praticarem esportes

Todos sabemos que a prática regular de exercícios contribui para que qualquer pessoa alcance um maior equilíbrio em termos físicos, mentais e até mesmo espirituais.

Mas dentre todos os tipos possíveis de atividades, porque escolher um esporte coletivo?

Um estudo da Women’s Sports Foundation revelou que a prática esportiva oferece alguns benefícios extras para as meninas, para além de ser só mais uma forma de diversão ou de ficar em forma.

1. Meninas que praticam esportes vão melhor na escola: algumas pessoas podem pensar que dedicar-se a um esporte irá reduzir o tempo disponível das meninas para os estudos. Mas pesquisas mostram que as meninas que praticam esportes tem mais chance de se formar do que aquelas que não praticam. Fazer exercícios auxilia no aprendizado e na capacidade de concentração e memorização.

2. Meninas que praticam esportes aprendem a definir metas e a trabalhar em equipe: quando fazem parte de um time, as meninas precisam aprender a se relacionar com uma variedade de públicos: treinadoras, colegas de equipe, adversárias. Exercer esse tipo de interação desde cedo certamente as levará a lidar muito mais fácil com os futuros colegas de trabalho e a construir e conquistar objetivos comuns de forma cooperativa e eficiente.

3. Os benefícios à saúde são ainda maiores: estudos comprovam que meninas que praticam esportes tem menos propensão a fumar e a desenvolver doenças como câncer de mama e osteoporose. Esses benefícios se mostram mais acentuados no esporte do que em uma academia ou caminhada, pois a presença de treinadores e colegas de equipe se torna um importante incentivo para manter a prática regular e a dedicação. Saber que seu time precisa de você é o que não te deixa desistir.

4. Autoconfiança: meninas que se envolvem no mundo esportivo se sentem melhores em relação a si mesmas. Quando você se enxerga desenvolvendo habilidades e atingindo suas metas, a autoconfiança cresce. Para além do bem-estar físico, o esporte proporciona um aprimoramento social, pois contribui para que elas façam novas amigas e se sintam parte de um grupo.

5. Reduzir o stress e a pressão: sentir-se pressionada ou ansiosa é parte comum da vida de qualquer menina. Praticar esportes pode ajudar muito a aliviar essa tensão, afinal, a serotonina e a endorfina liberadas na corrente sanguínea por causa da atividade são os hormônios responsáveis pelo alívio do estresse e pela sensação de bem-estar, melhorando o humor e combatendo a depressão. No mais, você ainda terá grandes amigas para te apoiar dentro e fora de campo, aconteça o que acontecer.

Fonte: Women’s Sports Foundation.

The following two tabs change content below.

Aline Kelly

Administradora, mãe de três, facilitadora em processos de interação e gestão de conhecimento em projetos de formação cidadã, direitos básicos e empreendedorismo. Em seu blog escreve sobre participação social, práticas sustentáveis e outros pensamentos aleatórios.

Latest posts by Aline Kelly (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *