Quando a patinação no gelo do shopping incentiva a prática esportiva

Depois de dias de férias lutando com crises respiratórias de mãe e filha, finalmente conseguimos conferir a tradicional pista de patinação no gelo do Mooca Plaza Shopping.

Levei Manu #aos5 e Clara #aos11 e foi muito legal ver a reação das meninas, uma que nunca tinha patinado na vida (nem com rodinhas) e outra que é uma patinadora de final de semana experiente, acostumada aos patins inline e que tem um equilíbrio legal por conta da experiência fazendo aulas de balé e também de circo.

Ballet Clássico, Dança Aérea, Circo, Ginástica Rítmica… que aula de dança você escolheu?

Tenho que admitir: nunca tive patins. E eu sonho com isso. Acho lindo, sou da geração impactada por estrelas da patinação nas Olimpíadas e tal!

E vendo Clarinha, pensei seriamente que pode ser muito legal investir nisso para Manuela!

Esse vídeo da professora de dança Ju Lopes me fez entender o processo que fez minha sobrinha se dar bem desde o primeiro momento na pista de gelo:

A patinação é um esporte e promove benefícios básicos da prática de qualquer atividade física.

Veja as vantagens:

  • O simples fato de se colocar os patins nos pés e tentar equilibrar-se sobre eles desenvolve no praticante o senso de lateralidade e equilíbrio.
  • Vários especialistas atestam que a patinação, quando praticada de forma dinâmica passa a ser uma aeróbica de baixo impacto com grandes benefícios físicos e mentais.
  • A prática constante e regular de uma atividade física promove a redução de riscos de mortes prematuras, das doenças cardíacas, de adquirir diabetes e pressão alta, de adquirir câncer de cólon, da ansiedade e sentimentos de depressão; auxilia na redução da pressão alta, no controle do peso; promove o bem psicológico; auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, entre outros tantos benefícios.
  • Trabalha a flexibilidade, equilíbrio, agilidade, força e resistência.
  • Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora global e da lateralidade.
  • Modela a musculatura dos membros inferiores e dependendo da posição em que é realizada, trabalha também costas e abdômen.
  • de todos esses benefícios, a patinação ajuda a eliminar o stress e reduz a ansiedade, promovendo o bem estar psicológico.
FreeWorld / Pixabay

E quando começar?

Desde pequenas a crianças podem praticar. A patinação sempre terá início na brincadeira, no cair e levantar. Seja no parque, na rua, na praia, em casa, no gelo… O importante é que a criança faça essa experiência e que seja positiva.

É imprescindível o uso de utensílios de segurança, como o capacete, cotoveleiras e joelheiras. Os tombos são inevitáveis e protegendo nossos pequenos, os riscos de lesões são menores.

 

Quer mais motivos para considerar investir em patins? Achei uma entrevista boa com Sérgio Mauricio, membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício, no Jornal do Brasil.

– Andar de patins é considerado um exercício aeróbico?

Sim, exercício aeróbico é aquele que usa oxigênio para produção de energia nos músculos, necessitando de grande quantidade de carboidrato e gordura para isso. os exercícios aeróbicos típicos são de média e longa duração, e trazem grandes benefícios ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando qualidade de vida e longevidade.  

– Quais são os benefícios dessa atividade para a saúde?

Os benefícios são inúmeros, como perda de peso, prevenção de artrose ou outras doenças articulares, além dos conhecidos efeitos cardio-vasculares.

– Quais são os músculos mais trabalhados nesse exercício?

A musculatura trabalha bastante nessa modalidade, solicitando tanto força como resistência. Por se tratar de uma plataforma instável, ao andar de patins nosso centro de gravidade se desloca de um lado e para o outro, dessa forma a musculatura lombar e abdominal trabalha o todo tempo, para que perca o equilíbrio. O balanço feito pelos membros superiores também atua nesse sentido, servindo como pêndulos para que se mantenha de pé. Para se deslocar, a musculatura glútea é bastante exigida, sendo o principal grupamento muscular quando empurramos a perna para trás, seguida da musculatura posterior da coxa, que colabora com esse movimento. Durante essa fase, a outra perna está semi-flexionada. sustentando o peso do corpo. É o quadríceps, músculo da coxa, que mantém esse apoio e em geral é bastante fortalecido nos praticantes do esporte.

– Há alguma contraindicação para a prática desse esporte?

Pessoas com dores na lombar ou nos joelhos devem tratar suas lesões antes da prática esportiva. Como o joelho está sempre semi-flexionado, há uma sobrecarga maior na cartilagem da patela, podendo levar ao seu amolecimento e inflamação, doença chamada de condromalácia. Seu tratamento pode necessitar desde de simples medicamentos até meses de fisioterapia nos casos mais graves.

– Quais são os cuidados que devem ser tomados para evitar lesões? Quais são as lesões que mais podem acontecer ao andar de patins?

Os itens de segurança como joelheiras, cotoveleiras, luvas e capacete são indispensáveis, pois costuma-se cair muito quando está aprendendo esse esporte. Fazer exercícios de fortalecimento muscular também evita lesões e sobrecargas nas articulações. Musculação, pilates ou treinamentos funcionais 2 vezes por semana costumam ser suficientes. 

As torções também podem ocorrer. Como especialista de joelho, atendo muitos pacientes como lesões ligamentares, em geral simples como estiramentos do Ligamento Colateral Medial. Essas lesões costumam exigir algumas semanas de repouso e até imobilização em casos específicos, seguidas de reabilitação. Em casos mais extremos existem as rupturas do Ligamento Cruzado Anterior, que muitas vezes tenho que optar pela reconstrução cirúrgica pela limitação do paciente.

Podem ocorrer também os estiramentos musculares, que variam desde uma pequena ruptura de fibras até rupturas completas do músculo e estruturas adjacentes nos casos mais graves. Quando falamos de quedas não podemos esquecer as fraturas, sendo as do punho e da mão mais prevalentes no esporte.

– Andar de patins ajuda a emagrecer? Quantas calorias podem ser queimadas durante o exercício?

Sem dúvidas, qualquer atividade física ajuda a emagrecer, pois aumenta seu gasto energético. Por se tratar de uma atividade aeróbica, e das boas, andar de patins chega a queimar 600 calorias em uma hora, o equivalente a uma corrida leve a 6km/h. É claro que quanto maior a intensidade do seu treino, maior será a solicitação energética e maior a quantidade de calorias perdidas. o importante é não tentar perder todas as calorias em um só dia, buscando tornar o esporte um hábito praticado com regularidade ao longo de sua semana.

Muitos shoppings têm promovido a patinação no gelo na última década e isso ajuda a divulgar o esporte, complicado de praticar por aqui, eu sei. O que considero é que pode ser um jeito de detectar interesses e talentos, né? Depois pode patinar com rodas em parques, pistas próprias e até surgir um talento!  Nossa experiência nestas férias foi ótima!

Veja:

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Finalmente viemos conferir a tradicional pista de patinação no gelo do @moocaplaza. Até o dia 13 de agosto, crianças e adultos poderão patinar no espaço de 162 m² animado com luzes coloridas e músicas empolgantes instalado na Praça de Eventos do centro de compras, localizado no piso L1. Crianças a partir de 5 anos e adultos podem patinar e os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis, que não precisam entrar no evento. Os pequenos menores de cinco anos não ficam de fora da brincadeira e podem andar no Space Car, uma espécie de trenó conduzido por um monitor. Para participar da atração, por 30 minutos, o valor é de R$ 35,00. Agora para quem quer patinar por 1 hora paga R$ 55,00. Os pequenos que precisam do Space Car podem dar uma voltinha de 5 minutos, por R$ 20,00. A pista de patinação no gelo funciona de segunda a quinta, das 14h às 22h; sexta e sábado, das 10h às 22h; e domingos e feriados, das 12h às 21h. Mostro no Stories as aventuras e desventuras da Manu #aos5 e Clara #aos11 😉 Mooca Plaza Shopping ‪Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313, Mooca, São Paulo – SP.‬ ‪(11) 3548-4502.‬ www.moocaplaza.com.br (por @samegui 👩‍👦‍👦mãe dos nerds #aos18 e #aos15👩‍👧e da pequena #aos5) 😘 #maecomfilhos #mãesreais #momblogger #colunistasmaecomfilhos #mãescristãs #maesepaiscomfilhos #mãedeadolescente #mãedemenina #patinacaonogelo #mooca #ferias #sobrinha #maede3 #abracosquecuram #encontrosquetransformam #forçameninas #maeefilha #maedemenina

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Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

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