Quando a mamãe precisa de inalação…

No seminário de mães fiquei impressionada com um novo modelo de aparelho de inalação, por ser muito silencioso, portátil e super eficiente. Fiz questão de ouvir toda a explicação do técnico que fazia a demonstração no local e comentei que um equipamento assim valia ouro para quem tem uma criança com problemas respiratórios na família.

Na volta para casa, comentei até com pessoas amigas com perfil semelhante, como a filha da minha vizinha de apartamento, uma senhora que tem Enfisema Pulmonar e que faz muita inalação, com uma amiga cujo esposo é asmático crônico e com minha irmã, médica cardiologista casada com um médico pneunomologista.

O que eu não imaginava era que seria eu mesma a usar o inalador!

No final de junho, na volta de uns dias na casa dos meus pais em Curitiba, uma gripe me pegou e uma crise de bronquite me derrubou.

Bem nestes dias eu tinha recebido em casa, como um mimo da Glenmark, o tal aparelho de inalação Nebzmart.

Conheci esse inalador da @nebzmart no @seminariodemaes e fiquei impressionada por ser muito silencioso, portátil (funciona com pilhas AA ou cabo USB) e super eficiente (a inalação padrão demora em média 6 minutos). Além disso, a criança pode virar de ponta cabeça que não afeta o funcionamento. Isso vale ouro para uma família que tem uma pequena com asma. Ontem, voltando de viagem de Curitiba e de uma consulta no pneumopediatra, fomos surpreendidos com uma supresa: a marca enviou um aparelho de presente pra nós. Gentileza a gente agradece então, aqui estou eu registrando. Valeu, já está em pleno uso e nos salvando da baixíssima umidade relativa do ar em Sampa. Breve eu conto mais detalhes do nebulizador num #postnoblog. 😉 (por @samegui 👩‍👦‍👦mãe dos nerds #aos18 e #aos15👩‍👧e da pequena #aos5) 😘 #maecomfilhos #mãesreais #momblogger #colunistasmaecomfilhos #mãescristãs #maesepaiscomfilhos #mãedeadolescente #mãedemenina #mãedemeninos #attatchmentparenting #criacaocomapego #brincadeira #maede3 #abracosquecuram #encontrosquetransformam #forçameninas #maeefilha #maedemenina

A post shared by Blog @maecomfilhos (@maecomfilhos) on

Temos um aparelho de inalação em casa, aliás, eu já tinha até indicado o modelo uma vez pela durabilidade, pois é o mesmo que usamos desde que nosso filho mais velho era  bebê – e ele fez 18 anos neste ano!

Ainda funciona bem e tem um custo-benefício legal.

(uma comparação – com meu iPhone e óculos – do tamanho da bolsa onde cabe todo o kit)

Mas, quando a gente tem que sair com alguém que faz crise e, sobretudo, quando moramos em uma cidade como São Paulo (e Brasília, para citar só duas cidades que reunem baixíssima umidade relativa do ar com poluição), dá vontade de carregar o inalador junto o tempo todo, por segurança.

No inverno passado, justamente nesta época do ano, eu cheguei a levar o inalador grande comigo algumas vezes ao sair de casa por longos períodos e sempre carregava comigo em viagens, pois minha pequena estava num período de grande sensibilidade.

E por que essa mania de fazer inalação, Sam?

“A terapia inalatória é indicada para fluidificar as secreções do sistema respiratório, quando feita com soro fisiológico, porque ajuda crianças pequenas a respirar melhor. Também é recomendada na administração de muitas medicações indicadas ao tratamento de doenças pulmonares, pois permite ação mais rápida e com menos efeitos adversos”, comenta Dr. Sandro Barbosa, Responsável médico da Glenmark.

Tanto os inaladores quanto os nebulizadores possuem a mesma função, que é a de levar um medicamento para dentro do corpo, por meio da inalação do vapor emitido pelo aparelho.

Para mim, o Nebzmart foi interessante e inovador por ser portátil (pequeno e leve, funcionando com duas pilhas AA ou com um cabo USB comum), silencioso ao extremo e completamente vedado, além de super rápido (a inalação padrão se completa em média em 5 a 6 minutos) e nebulizar até a última gota, com total aproveitamento da medicação.

Incluo outro ponto valioso para mães: tem estojinho que deixa tudo organizado, a mão, prático. Até mesmo nestes dias em que fui eu a usar, foi ótimo ter tudo organizado porque evitava confusão na casa – mãe doente é num caso sério, a família se perde!

Já os especialistas reforçam o fato de ser o primeiro inalador de rede vibratória ativa lançado no Brasil.

Deixa eu ver se consigo explicar o que é isso!

A nebulização de rede vibratória ativa funciona assim:

  • três elementos vibram juntos por meio de uma corrente elétrica gerada pelo aparelho
  • o movimento oscilatório provocado por eles força o líquido do copo de medicação através de uma rede
  • as partículas do aerossol são liberadas pelo canal de ar, têm sua velocidade diminuída por esse impacto e geram gotículas na forma de uma névoa suave

🙂

E para fechar, você sabe como funciona a inalação e por que se indica tanto? Veja no vídeo:

😉

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *