Festival comKids Interativo

O Festival comKids Interativo, encontro focado em conteúdos de qualidade para crianças e adolescentes, realiza mostras gratuitas de produções audiovisuais.

Os encontros acontecerão a partir de 28/07/2018 na Unibes Cultural, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e em diversas unidades dos CEUs que fazem parte do Circuito Spcine, nas Unidades Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Feitiço da Vila, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Parque Veredas, Paz, Perus, Quinta do Sol, São Rafael, Três Lagos, Vila Atlântica e Vila do Sol.

As sessões são voltadas para toda família e  foram batizadas com os nomes de Bambolê (classificação sugerida para crianças de 6 a 14 anos), Pipoca (para crianças até 7 anos) e Girassol (para crianças de 6  14 anos) . As produções da sessão Girassol serão apresentadas com recursos de acessibilidade e foram gentilmente oferecidas pela Mostra Infantil de Cinema de Florianópolis.

As sessões acontecerão na Unibes Cultural dias 28 de julho e 4 de agosto  (10h30 e 14horas), no  Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes dias 9, 10, 11, 12 e 15 de agosto (15 e 17 horas), e nas salas do Circuito Spcine dias 9, 12 e 15 de agosto (14,15, 16 e 17 horas). Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados com uma hora de antecedência. A entrada está sujeita à lotação das salas. (programação completa abaixo)

As mostras apresentam produções do Brasil, Uruguai, da Argentina e Colômbia. São animações e filmes que abordam temas do universo infantil, como brincadeiras, amizades, aventuras e lendas, e ainda assuntos mais sérios, como preservação da natureza,  envelhecimento,  medo,  doença e discriminação.

Festival comkids Interativo é uma realização do Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes) e do Goethe-Institut, com parceria da Singular, Mídia & Conteúdo. Voltado para criadores, educadores, desenvolvedores, diretores, produtores, programadores, escritores, roteiristas, designers, animadores e agentes culturais, o evento profissional será realizado dias 16 e 17 de agosto, no Goethe-Institut São Paulo, com copatrocinio da Spcine – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em projeto contemplado no edital de apoio a mostras e festivais audiovisuais do Ministério da Cultura/ Secretaria do Audiovisual. Informações completas sobre o evento estão no site www.comkids.com.br.

Sessão Bambolê
Classificação sugerida: de 6 a 14 anos
Duração total  00:51:54

Datas das sessões
Unibes Cultural: Dia 04/08 às 14h
Cidade Tiradentes: Dias 10/08 e 12/08 às 17h
CEUs, Circuito Spcine – Unidades participantes: Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Feitiço da Vila, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Parque Veredas, Paz, Perus, Quinta do Sol, São Rafael, Três Lagos, Vila Atlântica, Vila do Sol: Dias 09/08 às 17h; Dia 12/08 às 16h ; Dia 15/08 às 17h

Sucata
Uruguai, 2015, 4 min 51 s
Cercado de materiais e peças descartadas, um inventor está sempre atento às possibilidades que surgem. Em um mundo fantástico e em constante mudança, não basta só o esmero e a imaginação. Há de saber reinventá-lo, reaproveitando as coisas por mais de uma vez, até que uma surja nova transformação. Dir.: Walter Tournier – Prod.: Tournier Animation.

Procura-se
Brasil, 2014, 12 min 35 s
Miguel tem um amigo muito especial: seu avô Bartô. Inseparáveis, os dois moram na mesma casa e alimentam, dia a dia, uma intensa relação de amizade e parceria. Porém, quando os sintomas do Alzheimer começam a afetar a rotina da casa, Miguel terá a missão de ajudar seu avô. Dir.: Jéssica Lopes.

O samba daqui
Brasil, 2014, 15 min 1 s
Descumprindo a promessa que fizeram ao avô, José e os irmãos Aninha e Léo comem o marisco tirado por eles mesmos da costa. Para que o avô não veja as conchas, as crianças resolvem escondê-las à noite na praia, quando acabam descobrindo algo muito misterioso. Dir.: Melina Curi. Prod.: Produtora Sublime.


Juro que vi – Boto
Brasil, 2004, 12 min 47 s
“Juro que vi” é uma série de curtas-metragens de animação brasileira que conta as histórias de personagens do folclore brasileiro. Os episódios são feitos com a participação de alunos da rede municipal de ensino do RJ. “O Boto” conta a história de amor impossível entre uma mulher que se apaixona por um homem baixinho que, na verdade, é um boto-cor-de-rosa. Dir.: Humberto Avelar – Prod.: Empresa Municipal de Multimeios Ltda.

Delícias asquerosas – Carrapato mutante
Colômbia, 2016, 8 min
Marta, a rata, e Mirta, a barata, duas meninas amantes da culinária moderna, apresentam um programa de cozinha infantil no qual receitas “deliciosamente asquerosas”, são preparadas com ingredientes saudáveis, mas com nomes de coisas que usualmente não existiriam em uma cozinha convencional. Enquanto Marta ensaia as suas novas qualidades, Giovanni prepara a receita do dia: carrapato mutante assado. Dir.: Maritza Sánchez – Coprod.: EchandoGlobos e RTVC – Señal Colômbia.

Sessão Girassol
Crianças de 6  a 14 anos
Sessão com recursos de acessibilidade, gentilmente oferecida pela Mostra Infantil de Cinema de Florianópolis

Datas das sessões
Unibes Cultural: Dia 28/07 (Libras), às 14h
Cidade Tiradentes: Dias 09/08 (Libras) às 17h, 11/08 (Leg. descritiva) às 17h e 15/08 (audiodescrição) às 17h
Duração total: 01:05:15

Menina bonita do laço de fita
Brasil, 2014, 7 min 20s
O filme aborda o aspecto racial e o não preconceito, por meio da convivência harmoniosa entre indivíduos de raças e cores diferentes. Para isso, conta a história de um coelho que, apaixonado pela cor negra de sua vizinha, faz tudo para ficar igual a ela. Depois de várias tentativas frustradas, acaba encontrando a felicidade ao se casar com uma coelha preta e ter filhos brancos, pretos e malhados.
Dir.: Diego Lopes e Claudio Bitencourt – Prod.: Oger Sepol

Taí ó, uma aventura na Lagoa
Brasil, 2014, 15 min
A história de João, um garoto que foge de casa e decide ir atrás de sua avó, conhecida como bruxa na Costa da Lagoa, onde só se chega de barco. No caminho, ele conhece Zé, um menino nativo que será seu parceiro e guia nesse desafio. Os dois iniciam uma amizade e uma aventura repleta de descobrimentos pela Lagoa da Conceição, reduto das lendas da Ilha de Santa Catarina.
Dir.: Mauricio Venturi – Prod.: Contraponto

Lápis cor de pele
Brasil, 2013, 4 min 55 s
Isadora precisava de um lápis de cor de pele, Luísa foi buscar. Na volta, conversam sobre o que é cor e o que é pele.
Dir.: Anderson Lima – Prod.: Caixa Preta, Escola do Amanhã

Brinquedo novo
Brasil, 2017, 6 min
Um bebê ganha de sua mãe um ursinho de pelúcia. O novo brinquedo torna-se seu melhor amigo e está sempre ao seu lado. Com o tempo, seu brinquedo especial se transforma em um objeto tedioso e inócuo: um tijolo. Pesado e inútil, o tijolo é carregado com incômodo e descaso, até que o destino permite uma reviravolta.
Dir.: Rogério Boechat – Prod.: Rio Filme, Luva

A roupa nova do Papai Noel
Brasil, 2016, 10 min
O Papai Noel anuncia que não virá ao Brasil no Natal por causa do forte calor, e um grupo de crianças decide fazer uma roupa nova para o bom velhinho poder aproveitar o verão em terras tropicais e poder entregar todos os presentes, é claro.
Dir.: Guto e André Bozzetti – Prod.: Trololó Filmes, Estúdios Gardenwood

Médico de monstro
Brasil, 2017, 11 min
Dudu já escolheu sua futura profissão, diferente de todos outros colegas da classe, ele quer ser um “médico de monstro”. Para fazer valer a sua palavra, o menino terá que enfrentar seus medos mais profundos e curar um monstro de verdade.
Dir.: Gustavo Teixeira – Prod.: Cuca da Onça e Palma Filmes

Caminho dos gigantes
Brasil, 2016, 11 min
Busca poética pela razão e pelo propósito da vida, que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos que vai desafiar o seu destino e entender o ciclo da vida. O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e os seus elementos. A música, composta e executada por Tito la Rosa, desempenha um papel central na produção.
Dir.: Alois Di Leo – Prod.: Sinlogo Animation

Sessão Pipoca
Classificação sugerida: crianças até 7 anos
Duração total  00:56:10

Datas das sessões
Unibes Cultural: Dia 28/07 às 10h30
Cidade Tiradentes: Dias 09/08, 10/08, 11/08, 12/08, 15/08 às 15h
CEUs, Circuito Spcine – Unidades participantes: Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Feitiço da Vila, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Parque Veredas, Paz, Perus, Quinta do Sol, São Rafael, Três Lagos, Vila Atlântica, Vila do Sol – Dias 09/08 às 15h, 12/08 às 14h, e 15/08 às 15h

Lendas animadas – O jabuti e a fruta
Brasil, 2017, 5 min
Série que apresenta lendas tradicionais do imaginário brasileiro. O episódio conta uma história do jabuti, um dos bichos mais pacientes e inteligentes da floresta. Misturando live-action e animação, a série para o público infantil é apresentada pelo ator Gabriel Godoy, que “navega” pelo mundo animado contracenando com os personagens com leveza e humor. A arte de crianças de oito escolas de diferentes lugares do Brasil ajudaram a contar essas histórias.
Dir.: Renato Barbieri, Adriana Meirelles – Prod.: Gaya Filmes.


Brasil, 2015, 13 min 57 s
O menino Bruno, de ascendência japonesa, é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem em sua vida quando a sua “Bá” (de Batchan, avó em japonês) é trazida para morar em casa, junto com seus pais e irmã. Quais são as mudanças que acontecem na vida dele e na dinâmica familiar em meio a essa novidade? O filme retrata essa transição. A aproximação entre avó e neto é mediada pelo cuidado com as plantas e pela alimentação, preparada com carinho.
Dir.: Leandro Tadashi – Prod.: Cigano Filmes.

Vamos nessa? – Brincando no quintal
Argentina, 2013, 15 min 26 s
Série que convida meninos e meninas a brincar, a estimular a imaginação, a pensar mundos possíveis e impossíveis e a deixar-se levar pelas mais desatinadas propostas. A série valoriza o direito de brincar, o prazer das brincadeiras e a existência de tempos e espaços para colocá-las em prática.
Dir.: Gabriel Stagnaro, Coprod.: Boga Bogagna (Buenos Aires) e Pakapaka

A cor da água
Uruguai, 2010, 5 min 32 s
Curta de animação no qual Camila e Tomás, dois irmãos, estão com a banheira de sua casa entupida. Vão pedir ajuda ao seu Umberto, um encanador pouco convencional. Ele lhes dá uma lição a respeito da importância da água e lhes mostra sua nova invenção: a cor da água.
Dir.: Lala Severi – Prod.: Tournier Animation

Guilhermina e Candelário – Quero ser eu
Colômbia, 2017, 12 min
Guilhermina e Candelário são duas crianças que estão sempre ansiosas para conhecer a origem de suas raízes, assim como as formas de vida e as expressões típicas de outras culturas. Nesse episódio, os dois buscam decorações para seus instrumentos e Guilhermina será alvo de racismo. Graças a seu avô, ela superará a difícil experiência.
Dir.: Marcela Rincón González – Coprod.: Fosfenos Media e Señal Colômbia.

Que medo! Aquitã, o indiozinho
Brasil, 2015, 4 min 15 s
Aquitã é um indiozinho muito forte e corajoso. Porém quando a noite chega trazendo a escuridão, Aquitã rapidamente procura abrigo no colo de sua mãe. O indiozinho, quem diria, morre de medo do escuro! Certo dia, ao observar que o carvão em brasa se apaga quando cai na poça d’água, concluiu que o mesmo acontecia com o sol todas as noites, quando ele mergulha no grande rio.
Dir.: Frata Soares – Prod.: Multirio – Empresa Municipal de Multimeios

SERVIÇO
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados com uma hora de antecedência. A entrada está sujeita à lotação das salas.

·Unibes Cultural- www.unibescultural.org.br
Rua Oscar Freire, 2500 Sumaré
Tel. 3065 4333

28/07, às 10h30- Pipoca
28/07, às 14h (Libras)- Girassol
04/08, às 14 horas- Bambolê


·Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes- www.cfcct.prefeitura.sp.gov.br/
Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes
Tel. 94103 0822

Bambolê
10/08, às 17 h
12/08, às 17h

Girassol
09/08 (Libras), às 17h
11/08 (Leg. descritiva), às 17h
15/08 (audiodescrição), às 17h

Pipoca
09/08, às 15h
10/08, às 15h
11/08, às 15h
12/08, às 15h
15/08, às 15h

·Circuito Spcine- www.circuitospcine.com.br
Bambolê
09/08 às 17h
12/08 às 16h
15/08 às 17h

Pipoca
09/08, às 15h
12/08, às 14h
15/08, às 15h

Spcine Aricanduva
CEU Aricanduva
Rua Olga Fadel Abarca –m Jardim Santa Terezinha
Aricanduva@circuitospcine.com.br

Spcine Butantã
CEU Butantã
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1728 – Jardim Esmeralda
Tel. 9561 2176

Spcine Caminho do Mar
CEU Caminho do Mar
Rua Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5341 Jabaquara
Tel. 94111 1906

Spcine Feitiço da Vila
CEU Feitiço da Vila
Rua Feitiço da Vila, 398 Chácara Santa Maria/Campo Limpo
Tel. 94102 5743

Spcine Jaçanã
CEU Jacçanã
Rua Francisca Espósito Tonetti, 105 Jardim Guapira
Tel. 94111 4188

Spcine Jambeiro
CEU Jambeiro
Av. José Pinheiro Borges, 60 Guaianases
Tel. 95638 5168

Spcine Meninos
CEU Meninos
Rua Barbinos, 111 – São João Clímaco
Tel. 95647 6463

Spcine Parque Veredas
CEU Parque Veredas
R. Daniel Muller, 347 – São Miguel Paulista
Tel. 95301 8717

Spcine Paz
CEU Paz
Rua Daniel Cerri, 1549 – Jardim Paraná – Brasilândia
Tel. 94107 8321

Spcine Perus
CEU Perus
R. Bernardo José de Lorena s/n – Perus
tel. 94107 0608

Spcine Quinta do Sol
CEU Quinta do Sol
Av. Luiz Imparato, 564 Parque Cisper
Tel. 941025823

Spcine São Rafael
CEU São Rafael
Rua Cinira Polônio, 100 – Jardim Rio Claro
Tel. 95640 4867

Spcine Três Lagos
CEU Três Lagos
Av. Carlos Barbosa Santos s/n – Jardim Três Corações
Tel. 95610 1429

Spcine  Vila Atlântica
CEU Vila Atlântica
Rua José Venâncio Dias, 840
Tel. 94111 4549

Spcine Vila do Sol
CEU Vila do Sol
6Av. dos Funcionários Públicos, 369 Jardim Capela – Campo Limpo
viladosol@circuitospcine.com.br

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *