Azulejos pra que te quero – Centenário de Athos Bulcão.

A arquitetura brasileira é mundialmente conhecida pelas suas obras modernistas e, até quem não se interessa por arquitetura, reconhece nomes como Oscar Niemeyer e Lucio Costa.  Muitos dos prédios projetados por esses célebres profissionais tem belíssimos painéis de azulejo cobrindo paredes inteiras e formando desenhos gráficos com cores fortes, principalmente o azul, mas não foram eles os responsáveis por essas instalações.

Athos Bulcão (1918 – 2008) é o artista responsável pela criação desse verdadeiro legado cultural e arquitetônico brasileiro. Apontado como sendo o artista que mais conseguiu integrar arte e arquitetura no Brasil, Athos nos presenteou com uma obra riquíssima, resultado da influência da azulejaria portuguesa e da sua genialidade para trabalhar elementos geométricos abstratos.

Câmara dos Deputados (imagem: Fundação Athos Bulcão)
Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, Brasilia (imagem: Fundação Athos Bulcão)

 

Rede Sarah Fortaleza (imagem: Fundação Athos Bulcão)

A meu ver, o mais significativo da obra de Athos é que ela ultrapassa as paredes dos museus e galerias. Mesmo o cidadão comum que sai de casa às 6 e volta às 21, andando apressado pela cidade, pode ter um momento de respiro, descanso e contemplação passando pelas instalações integradas à vida da cidade.

Hoje em dia, a azulejaria tem passado por um momento de reavivamentos e uma nova geração de arquitetos e designers tem criado lindos azulejos inspirados na obra da Athos Bulcão. A prova de que o trabalho do artista deixou uma herança generosa que se prolongará por muitas gerações.

Hoje, 2 de julho, comemora-se o centenário de Athos Bulcão (02/07/1918 – 31/07/2008)! ❤️❤️❤️ . . O artista foi apresentado a Portinari aos 21 anos e, após trabalhar como seu assistente no Mural de São Francisco de Assis, na Pampulha, foi responsável por pincelar em muitos centros urbanos brasileiros, especialmente Brasília, pontos de cor através da azulejos brancos com grafismos coloridos!!! . . Parceiro de Niemeyer, Sérgio Bernardes, Hélio Uchôa e outros, presenteou capitais brasileiras com belíssimos e icônicos paineis de azulejo como os do Congresso Nacional, da Igrejinha, do Instituto Rio Branco, do Hospital da Lagoa (RJ)… . . Só temos a agradecer a Athos por não confinar sua arte em museus e galerias, mas integrá-la à paisagem urbana, presenteando os cidadãos com instalacões belíssimas que enriquecem e embelezam o dia-a-dia de quem cruza com elas! ❤️❤️❤️ . . Para conhecer mais sobre a obra do artista e até mesmo levar um pedacinho da obra dele pra dentro de casa, dá uma olhada no site da @fundathos!!!! (📸: @fundathos) . Isso não é publi, viu gente! Informação boa deve ser levada adiante! . . #centenarioathosbulcao #athosbulcao #modernismobrasileiro #paineldeazulejos #designdeinteriores

A post shared by Marina Guanaes (@marinaguanaesinteriores) on

 

 

 

The following two tabs change content below.

Marina Guanaes

Marina Guanaes, carioca, casada, mãe da Beatriz #aos8 e da Cecilia #aos5. Se deixou mudar pela maternidade e virou designer de interiores, sua vocação desde sempre. Adora escrever, ainda mais sobre o morar, faz diários desde 1990, mas não guarda nenhum... Começou a escrever em blogs em 2007 e acredita que eles tem um potencial incrível de aproximar pessoas! Gosta de casa cheia, mesa farta e mate gelado. Ama muito viajar, mas ama mais ainda voltar pra casa! Não tem site, mas tem instagram: @marinaguanaesinteriores

Latest posts by Marina Guanaes (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *