Gente Arteira nas férias da CAIXA Cultural

Apesar de ser contra sobrecarregar as crianças com atividades nas férias, pois considero que este tempo de fazer nada é valioso, estou aqui salvando algumas sugestões de atividades para este mês. E me chamou atenção o Programa CAIXA Gente Arteira – Julho/2018.

São oficinas pensadas para as crianças e uma programação regular com atividades para idosos, PCD, para o público geral, e também uma atividade única para celebrar o dia 9 de julho, feriado em São Paulo.

Reunindo a família é mais legal, concordam?

A Caixa Cultural São Paulo é uma da unidades da rede Caixa Cultural, um complexo de centros culturais localizados em diferentes capitais do Brasil, mantidos pela Caixa Econômica Federal.

Veja a programação para o mês de julho de 2018:

ARRAIAS, PEIXES E PIPAS
Os participantes terão a oportunidade de confeccionar sua própria pipa, cuja origem se deu no extremo oriente há cerca de 3 mil anos. No Brasil, as pipas chegaram por volta de 1596 com os colonizadores portugueses. Os escravos nos quilombos a utilizavam como sinal de aviso quando havia perigo por perto. A atividade pretende estimular a criatividade, noções de simetria e harmonia estética.
Datas: 11, 12, 18, 19, 20 e 24/07
Horários: 11 e 24 às 9h30; 12, 18, 19 e 20 às 9h30 e 14h30
Duração: 2h
Público: crianças e adolescentes de 7 a 12 anos
Inscrições: agendamento de grupos escolares pelo telefone
Capacidade: 30 crianças

OLHARES DIVERTIDOS
A partir da confecção de taumatrópios (objeto que consiste em discos de papelão com uma imagem em cada lado e presos a dois pedaços de barbante que, quando torcidos, parecem combinar as imagens), as crianças irão experimentar o jogo e a brincadeira como ferramenta educativa.
Datas: 25 e 26/07
Horários: 9h30 e 14h30
Duração: 2h
Público: crianças e adolescentes de 7 a 12 anos
Inscrições: agendamento de grupos escolares pelo telefone
Capacidade: 30 crianças
Pessoa com Deficiência

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
O que é um brinquedo? Como nascem as brincadeiras? Por que é importante brincar? A atividade irá convidar os participantes a pensar, criar e construir espaços lúdicos, onde o ato de brincar diverte e educa. Ao final, irão criar um jogo tátil a partir de materiais diversos.
Data: 13/07
Horários: 9h30 e 14h30
Duração: 2h
Público: pessoas com deficiência visual
Inscrições: agendamento de grupos por telefone
Capacidade: 20 participantes

TEATRONOVELA
O objetivo é estimular o desenvolvimento de habilidades de expressão e propõe a mistura das linguagens teatral e da radionovela para a criação coletiva de uma teatronovela. Serão realizados jogos teatrais, exercícios de consciência corporal e jogos de improvisação, partindo de recortes de textos radiofônicos e do folhetim. A sonoplastia será criada com objetos inusitados, pequenos instrumentos e sons criados com o próprio corpo.
Oficineira: Janaina Sant’Ana
Data: 17/07
Horários: 9h30 e 14h30
Duração: 2h
Público: idosos
Inscrições: agendamento de grupos pelo telefone
Capacidade: 30 pessoas

09 DE JULHO É FERIADO. E VOCÊ SABE POR QUÊ?
ENCONTRO PERIPATÉTICO: REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932
CAIXA Cultural e a Casa Guilherme de Almeida promovem juntas o Encontro Peripatético, visita temática concebida a partir da ideia aristotélica de “ensinar passeando”. O encontro começa na Casa Guilherme de Almeida, personalidade que participou ativamente da revolução de 1932, e segue de ônibus para o Museu da CAIXA, localizado no Edifício Sé inaugurado por Getúlio Vargas em 1939, apenas sete anos após a Revolução Constitucionalista. Os acervos dos dois museus permitem abordar diversos aspectos históricos marcantes desse período histórico.
Data: 07/07
Horário: 9h15
Duração: 3h30
Público: interessados em geral
Inscrições: contato@casaguilhermedealmeida.org.br e www.caixagentearteira.com.br
Capacidade: 30 pessoas
Endereços:
CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo
Casa Guilherme de Almeida – R. Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo
Entrada Franca
Translado gratuito entre os museus

CAÇA AO TESOURO
Os educadores da Gente Arteira irão realizar essa atividade no período de férias, onde as crianças serão desafiadas a buscar um tesouro escondido na CAIXA Cultural. O fio condutor será o “Tesouro Cultural”: a partir de elementos da História da CAIXA, encontrados no museu, as crianças serão incentivadas a aguçar o olhar e a percepção, assim como a exercitar a lógica e a curiosidade.
Datas: 03, 04, 05 e 06/07
Horário: 10h
Duração: 1h
Público: crianças e adolescentes a partir de 7 anos
Inscrições: agendamento de grupos por telefone
Capacidade: 30 pessoas

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS-PORTUGUÊS
A contação será bilíngue, integrando público ouvinte e surdos. Haverá a apresentação de alguns sinais que serão usados durante a contação, para que participantes possam reconhecê-los durante a atividade. Uma educadora surda irá narrar a história com apoio de objetos cênicos e, ao mesmo tempo, um educador bilíngue irá repassar a história em português. O tema da contação do mês é “O principezinho”.
Datas: 04, 11, 18 e 25/07
Horário: 14h30
Duração: 1h30
Público: escolas e público espontâneo a partir de 7 anos
Inscrições: agendamento para grupos por telefone
Capacidade: 30 pessoas

LIBRAS DE ARRUAR
Arruar significa distribuir em ruas, passear a pé. Carrinhos de arruar eram usados até o século XIX como transporte no centro de São Paulo. Os transeuntes em frente à CAIXA Cultural serão convidados para participar de rápidas experiências em Libras e conhecer mais sobre o contexto histórico e cultural do centro de São Paulo, Libras e a cultura surda. Os participantes irão aprender alguns sinais, soletrar o próprio nome e fazer saudações básicas.
Datas: 12 e 26/07
Horários: 14h30
Duração: Uma hora
Público: interessados em geral
Inscrições: não há necessidade
Capacidade: Livre

VISITA SENSIBILIZADORA
A partir de alguns elementos que marcaram a década de 30 em São Paulo, a proposta da visita é oferecer experiências sensibilizadoras que irão ativar os sentidos dos participantes com sons, cheiros e toques, estimulando a reflexão sobre o acervo do museu e o contexto onde está inserido. O objetivo é enfatizar o papel da educação na acessibilidade. A ação integra nossa semana acessível que comemora o mês do Braille.

Datas: 13 e 27/07
Horários: 14h
Duração: Uma hora
Público: Deficientes visuais e interessados em geral (a partir de 07 anos)
Inscrições: Não há necessidade de inscrição prévia
Capacidade: 25 pessoas

Serviço:

  • CAIXA Cultural São Paulo
  • Praça da Sé, 111
  • (11) 3321-4400
  • Abertos de terça a domingo, das 9h às 19h
The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *