Dicas da Dra Ana Escobar no dia mundial sem xixi na cama

Você sabia que o xixi na cama afeta até 15% das crianças com mais de 5 anos de idade?

E que praticar o bullying com a criança não ajuda e ainda pode piorar sensivelmente a situação?

Estivemos numa verdadeira aula de pediatria para leigos com a querida Dra. Ana Escobar (sim, aquela médica do programa Bem-Estar) e aprendemos muito sobre a Enurese Noturna, o nome técnico do xixi na cama, desde como diagnosticar até os tratamentos mais indicados para cada situação.

Hoje eu (@samegui) e @alinekelly temos um compromisso valioso: um papo sobre #xixinacama com @draanaescobar! Você sabia que o #xixinacama afeta até 15% das crianças com mais de 5 anos de idade? E que, praticar o bullying com a criança não ajuda e ainda pode piorar sensivelmente a situação? Para falar sobre a #EnureseNoturna, te convidamos para um bate-papo com a Dra. Ana Escobar (Médica Consultora do Programa Bem-Estar). Durante o evento, especialista irá apresentar todas as vertentes da Enurese Noturna, o conhecido xixi na cama, desde como diagnosticar até os tratamentos mais indicados para cada situação. Vale reforçar: ➡️A enurese noturna não é culpa da criança, nem da família ➡️Não é preguiça. Pode ser um transtorno neurológico ➡️O xixi na cama pode e deve ser tratado ➡️Leve o assunto até o médico para obter ajuda 😉 😘 #maecomfilhos #mãesreais #momblogger #mãescristãs #mãedeadolescente #mãedemenina #mãedemeninos #attatchmentparenting #criacaocomapego #brincadeira #maede3 #abracosquecuram #encontrosquetranaformam #colunistasmaecomfilhos #forçameninas #maeefilha #maedemenina #eumederretomuito #semxixinacama

A post shared by Blog @maecomfilhos (@maecomfilhos) on

Vale reforçar:

➡A enurese noturna não é culpa da criança, nem da família

➡Não é preguiça. Pode ser um transtorno neurológico

➡O xixi na cama pode e deve ser tratado

➡Leve o assunto até o médico para obter ajuda

😉

➡ Só a partir dos 2 anos completos é que as crianças não têm estrutura física pronta para controlar o coco ou o xixi (isso em 90% dos casos)

➡ Desfralde antecipado pode ser motivo para xixi na cama? Entre 2 e 3 anos a criança começa a controlar o xixi durante dia, o da noite é entre 3 e 5 anos.

➡ Quando tirar a fralda noturna? Dra Ana Escobar (professora!), desenhou o aparelho urinário e explicou como funciona a uretra e reforçou que se espera que haja um controle consciente dos esfíncteres da uretra até os 5 anos.

➡ Se acontecer da criança avançar na idade sem controle do xixi na cama, pode ter uma “falha genetica”, uma dificuldade física neste controle do esfíncter da uretra. Nestes casos, o pediatra deve investigar se há casos na família e se éuma dificuldade física real.

➡ Quem deve acompanhar? Prioritariamente o pediatra. O urologista pediátrico pode apoiar casos graves, mas quem pode acompanhar o ser humano como um todo é um médico generalista, que neste caso é o pediatra.

➡ Qual a idade limite para parar de ter escapes de xixi na cama? 10 anos. Mas é bom acompanhar o cotidiano, se é só noturno, se há controle durante o dia, se os escapes envolvem épocas de doenças ou de estresse emocional.

Como mãe de 3, aprendi que uns vão no vaso, uns vão no penico, outros precisam mais da fralda. A gente acha que é da gente, mas é muito de cada organismo e de cada personalidade.

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *