Ninhos de Livros

Recebi a notícia de uma ideia tão linda e delicada que tinha que trazer para o blog: Ninhos de Livros – pequenas bibliotecas colaborativas em formato de casinhas de passarinhos espalhadas em mais de 40 pontos do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A ideia é da Saraiva, que promete espalhar mais de três mil títulos infantis em espaços onde os leitores também podem deixar um livro para outra pessoa e, assim, continuar o ciclo de trocas de livros.

Entre as obras que poderão ser retiradas estão grandes clássicos da literatura infantil, como Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio, Peter Pan, Branca de Neve e outros títulos, como Bailarinas Encantadoras, As Fadas, O Grande Livro da Fazenda, Os piratas barulhentos, etc.

As casinhas têm traços personalizados que remetem as duas cidades onde os ninhos estão alocados, como uma forma de homenageá-las. Para a cidade de São Paulo, o layout tem referências mais urbanas que remetem ao grafite com desenhos de prédios. Já no Rio de Janeiro, a nova identidade faz referência ao mar, com ondas.

“Acreditamos no poder transformador dos livros e por isso continuamos a investir no incentivo à leitura e em mais acesso à cultura e educação. Em mais de um ano e meio de projeto com a Saraiva, passaram mais de 615 mil livros pelos ninhos, trocados e compartilhados por diferentes perfis de leitores. Cada local escolhido das cidades gera uma interação nova e diferente com os ninhos, pois cada comunidade tem um perfil próprio, como, por exemplo, no Arpoador, onde há uma troca intensa de livros em outras línguas, ou no Beco do Batman que tem uma troca maior por biografias e livros de filosofia. A cada feedback positivo e maior envolvimento do público, o projeto ganha mais força e nos inspira a continuar investindo, cada vez mais, no incentivo à leitura”, explica Sabrina Sakakura, gerente de marca e comunicação da Saraiva.

Os ninhos de livros também podem ser encontrados nas estações de trem da SuperVia, no Rio de Janeiro. A parceria fechada em agosto do ano passado contempla as estações Central do Brasil, São Cristóvão, Maracanã, Madureira e Nova Iguaçu e tem gerado bons resultados, com uma rotatividade constante. Em média, são trocados 30 livros por dia em cada ninho totalizando, aproximadamente, em torno de 50 mil títulos desde o inicio da parceria.

Desenvolvido pela Agência Satrápia, o Ninho de livros conta com o patrocínio da Saraiva e integra o projeto #LerFazBem, plataforma da rede de incentivo à leitura. Espalhados pela capital paulistana e carioca, os mais de 40 ninhos levam cultura e educação para diversos pontos das cidades e estimulam a leitura para públicos de diferentes perfis e faixas etárias. E, ainda, a iniciativa promove a economia colaborativa, ao convidar o leitor a deixar no espaço um livro para outra pessoa e, assim, continuar o ciclo de trocas.

Saiba mais e encontre o ninho mais próximo: www.saraiva.com.br/ler-faz-bem

<3

Minha simpatia tem outro motivo: #LerFazBem era o nome do canal do youtube que meu filho do meio, Giorgio, criou para indicar livros infantis quando era pequeno. O canal ainda está no ar e temos tentado convencer a caçula a retomar! Quem sabe?

 

 

 

 

 

 

 

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *