1ª Gincana Galileu de Astronomia 2018

Estão abertas as inscrições para a 1ª Gincana Galileu de Astronomia 2018, realizada pela revista Galileu em parceria com a Missão Garatéa, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Alice Education. Até o dia 18 de maio, professores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem inscrever, gratuitamente, um time de quatro alunos que estejam cursando do 6º ao 9º ano do Fundamental 2 – duas meninas e dois meninos – para participar da gincana representando a escola.

O edital do concurso e o espaço para inscrições estão no site da Galileu.

As escolas participantes serão anunciadas no dia 25 de maio e a gincana começa no dia 04 de junho.

Projeto educativo que visa estimular o interesse e a curiosidade pela ciência entre crianças e jovens, a Gincana Galileu de Astronomia vai promover uma competição lúdica entre 60 alunos de 15 escolas brasileiras, três de cada região do país. As três escolas representantes de cada região do país serão escolhidas por uma comissão composta por jornalistas da Galileu e representantes da Missão Garatéa.

O principal critério para a seleção será a originalidade do vídeo gravado pelos alunos e solicitado na inscrição.

A primeira fase é regional com as três escolas de cada região jogando entre si. O critério de seleção da escola que representará cada região do país será pelo número de vitórias. As primeiras colocadas se classificam para a grande final.

Os jogos regionais serão baseados em perguntas de múltipla escolha com temas astronômicos. Todo o conteúdo presente nas perguntas estará no material didático virtual fornecido pela revista e indicado no edital da gincana.

Além das vitórias regionais, também será avaliado o engajamento nas redes sociais, o que definirá a sexta escola finalista. Cada escola terá uma hashtag e insígnia para espalharem nas redes sociais. A equipe mais engajada ganha uma vaga entre as finalistas.

Os times jogarão da própria escola, através de videoconferências, e os jogos regionais serão gravados e exibidos no programa Luneta Live, que vai ao ar na página da Galileu no Facebook. A cada semana, será exibido um episódio mostrando os jogos de uma região do Brasil. Essa fase se estende, portanto, por cinco semanas consecutivas. Em cada programa uma escola finalista é definida. O primeiro episódio vai ao ar no dia 08 de junho.

Na grande final, as seis escolas finalistas passarão por duas etapas: uma teórica e outra prática. Na teórica, as escolas participarão de um novo jogo no formato de perguntas e respostas, desta vez sozinhas, sem enfrentar outro time, e vão acumular pontos. Em paralelo, na fase prática, as escolas terão dois meses para criar um experimento científico que voe, de verdade, em um balão estratosférico da Missão Garatéa. Uma banca de especialistas dará notas aos projetos e o somatório das pontuações das duas etapas revelará os três melhores.

Os vencedores ganham medalhas e todas as seis escolas finalistas recebem certificados da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Serviço

1ª Gincana Galileu de Astronomia 2018

Inscrições abertas até o dia 18/05 pelo site – https://revistagalileu.globo.com

Início da gincana: 04 de junho

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *