Dicas para pintar a parede

Vocês já perceberam que gosto de falar sobre a casa da gente e do nosso processo de pertencimeto dela, né? Mais do que beleza, decoração pra mim é uma forma de evocar sensações. Se tem um jeito pá-pum de mudar qualquer ambiente é pintando paredes. É fácil, não requer muita prática (na maioria das vezes) e é relativamente barato!

Se você quiser começar a mudar a sua casa e não sabe por onde, se joga na pintura das paredes. Vai por mim! O impacto visual é alto e muda imediatamente a vivacidade da casa! Pra você se encher de coragem, vou dar 3 dicas que aprendi vivendo e 3 que aprendi trabalhando! rs

3 dicas que aprendi vivendo:

  1. Não existe cor da moda quando falamos de casa. O que existe é cor que te agrada, cor que te emociona, cor que te afeta! Se for a cor escolhida pela pantone, excelente! Se não for, ignora a pantone e segue teu coração! Casa não é showroom!
  2. Não tenha medo de arriscar! Se você se empolgar na loja e depois de chegar em casa e colocar a tinta na parede achar uó, o máximo que vai acontecer é você perder algumas dezenas de reais. Eu sei! Eu também sofro de perder reais! Mas é só isso! Todo o resto do mundo vai continuar igual! Você sai, compra outra lata de tinta (talvez duas, pois se a cor for muito escura talvez você tenha que pintar de branco algumas vezes por cima pra não alterar a cor nova) e, finalmente, deixa a parede do jeito que você gostou!
  3. Ao contrário do que muito gente pensa, branco é cor! Ter todas as paredes brancas também é uma escolha! E não é só porque as paredes são brancas que a casa vai ser vazia e sem graça!!!!

3 dicas que aprendi estudando e trabalhando:

  1. Se quiser colocar uma cor escurona na parede, como azul marinho, preto, verde musgo, se joga! Mas atente para entrada de luz no ambiente! Pintar de tom escuro a única parede que recebe luz de um ambiente pode escurecer um ambiente inteiro!!!  E você pode, e deve, contrabalancear a cor escura com outras superfícies claras!!! O efeito fica suave e dá destaque tanto à luz quanto à sombra!
  2. Se quiser delimitar uma área da sala com tinta, experimente pintar mais de uma parede, fazendo um L ou um U para delimitar bem o ambiente! Cria um efeito bem interessante de “caixa” e fica mais aconchegante! Não entendeu? A primeira foto desse post mostra exatamente essa efeito! Olha como a pintura azulada abraça a parede, nesse caso, num L invertido! E acaba integrando duas partes que estariam “distantes”!! Olha quantas possibilidades!!!!
  3. Existem algumas técnicas que “enganam” o olhar para fazer o ambiente parecer maior, menor, mais alto… Como muitas vezes uma imagem fala mais que mil palavras, deixo o esqueminha aqui abaixo pra vocês!

 

(imagem via: Coelho Lima Arq.)

 

Por hoje é só! Mas se você, depois desse post, resolver pintar alguma coisa na sua casa, manda pra gente depois! Vamos adorar ver!!!!

 

The following two tabs change content below.

Marina Guanaes

Marina Guanaes, carioca, casada, mãe da Beatriz #aos8 e da Cecilia #aos5. Se deixou mudar pela maternidade e virou designer de interiores, sua vocação desde sempre. Adora escrever, ainda mais sobre o morar, faz diários desde 1990, mas não guarda nenhum... Começou a escrever em blogs em 2007 e acredita que eles tem um potencial incrível de aproximar pessoas! Gosta de casa cheia, mesa farta e mate gelado. Ama muito viajar, mas ama mais ainda voltar pra casa! Não tem site, mas tem instagram: @marinaguanaesinteriores

Latest posts by Marina Guanaes (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *