Quando o “joguinho do celular” ensina conceitos de programação para os pequenos

No final do ano, dentre as dicas de Natal que nós, colunistas do Mãe com filhos deixamos contando dos preferidos dos nossos filhotes, eu indiquei um brinquedo da minha filha que é fantástico e ensina, de um jeito “offline”, os conceitos básicos de programação, o Code & Go.

Code & Go e Mostrorante, os favoritos da Manu #aos4 em 2017

Muita gente me pergunta do jogo que não está a venda no Brasil, o padrinho da Manu, que mora em NY e é programador, comprou por lá e mandou de presente no aniversário de 4 aninhos dela.

Claro que o jogo (e a familiaridade, pois ela tem também nos irmãos interessados em códigos e até eu e meu marido já estudamos programação básica em HTML lá no começo dos anos 2000!) criou um interesse permanente na pequena, que, como contei, adora brincar no site Code.org.

Mas como assim, Sam? Programação antes de aprender a ler?

Pois é…

O ensino da linguagem computacional para crianças tem sido defendido por diversos estudiosos como o futuro da educação.

Mas não estou falando em aprender a fazer linhas e linhas de códigos cheios e letras e sim de aprender a lógica de raciocínio.

Como explica a mestre em Psicologia de Crianças e Adolescentes, Fernanda Furia,

“a programação é um dos passos para a alfabetização digital e será cada vez mais uma habilidade para toda a vida, pois desenvolve capacidades como resolução de problemas, raciocínio lógico, relação entre causa e consequência, raciocínio matemático, linguística, etc”.

E é exatamente isso que o jogo Crocro Adventure traz. Trata-se de uma combinação de jogo com app educativo para crianças, que eu e Manu já testamos e nos divertiu demais nas últimas semanas.

Desenvolvido pelo SIDI – Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática, o game é uma aventura divertida, com desafios e obstáculos que, para vencer, a criança precisa utilizar conhecimentos de lógica e de programação aprendidos no decorrer do jogo.

Durante as partidas, Crocro e seus amigos Bobby, Lisa e Cooki percorrem várias ilhas, nas quais precisam resolver problemas que os levarão aos doces perdidos no jogo. E isso acontece na medida em que a criança aprende a sequenciar comandos, a mudar parâmetros e a usar instruções para solucionar diferentes tipos de quebra-cabeças – que vão ficando cada vez mais difíceis.

Crocro Adventure tem vários níveis e obstáculos, por isso garante que a criança não perca o interesse. O game tem uma nova versão com um novo arquipélago e mais personagens – cada um  deles com poderes exclusivos.

Indicado principalmente para crianças de 5 a 9 anos, Crocro Adventure pode ser baixado na Google Play ou na App Store por R$ 2,99. Para usuários de aparelhos Samsung, o download é gratuito – desde que feito pela loja Galaxy Apps.

Curtimos muito e recomendamos.

P.S. Pode ser aquele tempo calmo que você precisa na próxima viagem, hein? 😉

Leia também:

Meninas devem programar! 

 

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *