Momento Papo de Mãe: Enxaqueca infantil

Sempre vejo o Papo de Mãe. Fomos personagens do programa há muitos anos e desde então criamos aquela empatia de quem faz parte, sabem?

Agora, como minha filha caçula (que não existia nem em sonhos quando fui lá com os mais velhos falar sobre Violência na escola) é fã da programação da TV Cultura, vejo sempre as chamadas para o Momento Papo de Mãe, o programa curto em novo formato, mas ainda apresentado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza, com respostas e discussões sobre o universo materno/paterno, respostas e questionamentos, com exemplos de famílias reais e a orientação de especialistas.

Nesta quinta-feira, 12/04, o programa me toca como filha que fui, pois traz um tema que incomodou muito a vida dos meus pais na minha infância: enxaqueca infantil.

No meu caso, nem os muitos anos de exames mostraram que as dores de cabeça eram fruto da minha grave intolerância à lactose e, sobretudo, de uma anomalia que tenho e que não temperatura (febre) quando estou ruim, o que faz as dores serem o sinal do meu corpo de que não estou bem.

Só adulta eu fiz autodiagnóstico, busquei médicos e exames que corroboraram os problemas e, creiam, me livrei mesmo das enxaquecas!

Alergia x Intolerância e a importância do leite ao longo da vida – um bate papo com a Dra Ana Escobar.

Então, realmente, o assunto vale muitos programas!

Muitas vezes, as crianças reclamam de dor de cabeça e os pais acham que se trata de cansaço ou apenas de algo passageiro. No entanto, esse sintoma pode representar um problema mais sério: a enxaqueca infantil. Para falar sobre o assunto, o programa convidou a neuropediatra Letícia Sampaio e Caroline Falani com sua filha Yasmin, de 10 anos, que sofre com a doença.

Yasmin tem dores de cabeça intensas desde os três anos de idade e foi diagnosticada com enxaqueca. Sua mãe, Caroline, conta que, quando tudo isso começou, achava que era desculpa para não fazer alguma tarefa ou não ir à escola.

A falta de água ou de descanso e uma alimentação não adequada são algumas das causas da doença. No programa, a Dra. Letícia comenta que “cada pessoa tem um fator desencadeante diferente”. Na atração, a médica responde a dúvidas de telespectadores sobre o assunto e explica qual é a principal causa do problema na infância.

O programa vai ao ar às 11h45 e às 17h45, na TV Cultura, no canal da atração noYouTubee no aplicativo Cultura Digital.

O assunto já esteve no programa, olhem só:

Leia também:

Início das aulas: época de fazer exame de vista

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *