Tathi Piancastelli uma das #donasdarua no Dia Internacional da Síndrome de Down

Hoje, 21 de março, comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, data que marca a luta por direitos iguais, bem-estar e inclusão das pessoas que nasceram com a síndrome. Para celebrar o dia com muita alegria, inclusão e empoderamento, o projeto Donas da Rua recebe mais uma importante personalidade entre as mulheres homenageadas da história: Tathi Piancastelli.

Tathi é porta-voz da defesa da inclusão, atriz e autora teatral. Ela iniciou sua carreira nas artes cênicas em Campinas (SP), atuou em várias peças, entre elas o musical Grease, e se mudou para os Estados Unidos para estar mais perto da Broadway. Lá, Tathi escreveu e atuou como personagem principal em “Menina dos Meus Olhos”, tornando-se a primeira autora com Síndrome de Down a escrever e atuar em uma peça, que inclusive venceu o Brazilian International Press Award 2016.

Com sua determinação, Tathi inspirou o Mauricio de Sousa a criar a personagem Tati, primeira com a síndrome na Turma da Mônica. Agora, a personagem se veste de Tathi para homenageá-la na galeria Donas da Rua da História na plataforma do projeto.

“Nós criamos o Donas da Rua para trabalhar a autoestima das meninas e seus direitos a oportunidades e uma das iniciativas é apresentar mulheres fortes que ajudaram a construir a história do mundo. É muito importante que toda menina se sinta representada e, com certeza, a determinação da Tathi será um exemplo para todas elas”, comenta Mônica Sousa, Diretora Executiva da Mauricio de Sousa Produções e criadora do projeto Donas da Rua.

Além da homenagem do projeto Donas da Rua, Tathi também é a protagonista da exposição INSIDE OUT, que chega a Nova York com plataforma de expressão na ONU e na galeria Saphira e Ventura para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Com fotografias de Nila Costa e curadoria de Jade Matarazzo, a exposição reúne imagens, textos e obras que propõem refletir sobre a quebra de padrões estéticos e conceituais por meio da história da atriz.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *