O perigo de usar roupas novas antes de lavá-las

Fiquei pasma com uma notícia que li que dizia que usar a roupa nova, direto da loja, sem lavar antes, pode deixar com sarna, piolhos fungos ou uma irritação de pele!

Como gosto de investigar, lá fui eu buscar o tal dermatologista da Columbia University Medical Center, Donald V. Belsito. Num programa de TV americano, o médico explicou que usar roupas da loja sem lavar antes pode causar irritação de pele, infecção por fungos, contrair piolhos e até sarna.

E se você já pensou que o problema são (só) as pessoas que usaram a roupa, vale ler tudo, pois há outras questões aí:

  • os produtos químicos usados para conversar e colorir as roupas são bastante perigosos. Esses produtos que são aplicados na fabricação contém formaldeído. Para quem não sabe, o formaldeído é um composto que evita o mofo e marcas nas peças durante o transporte. A mesma pode causar reações na nossa pele, principalmente em peles muito sensíveis (pode causar eczema).
  • o alerta serve principalmente para roupas íntimas, especialmente as que ficam muito tempo guardadas nas lojas, pois podem criar algum tipo de fungo, até mesmo mofo que causam reações na pele. Até mesmo as calcinhas que vem com proteção plástica precisam ser lavadas.
  • muitos tecidos sintéticos são feitos a partir de corantes do tipo azo-anilina, que podem causar uma reação cutânea grave caso alguém seja alérgico a ela, e uma reação menos intensa, mas ainda assim irritante, causando manchas e pele ressecada. Pode demorar mais de uma lavagem para higienizar o corante, caso contrário, causará coceira e manchas vermelhas especialmente perto das áreas onde há atrito ou transpiração, como a cintura, pescoço, coxas e em torno das axilas.
  •  como não é possível saber quem já tocou naquela roupa ou a experimentou nos provadores das lojas, tornando possível que germes e outras criaturas estejam escondidas no tecido e casos de piolhos são possivelmente transmitidos em provadores de lojas, pelas peças de roupas, e há certas doenças infecciosas que podem ser transmitidas por elas, sem falar que até a sarna também pode estar presente nas roupas.
RyanMcGuire / Pixabay

Já pensou, gente?

Para completar, trago dicas do Biomédico Roberto Figueiredo (meu amigo Dr. Bactéria), ensinando técnicas corretas de higienização de roupas, ensinando a tira manchas de suor das camisas e camisetas usando apenas vinagre e sal (ele conta que sal evita desbotar a cor da roupa, sabiam?), a deixar as roupas íntimas de molho por dez minutos com um pouco de desinfetante antes de colocar para lavar com o restante da roupa da família e repete aquela boa dica de não usar o mesmo tênis todo dia!

Para completar, um vídeo do Dr Bactéria sobre os cuidados com ela, a nossa ajudante mais preciosa do lar, a máquina de lavar roupas! Tem até uma dica preciosa para deixar as roupas livres de bactérias após a lavagem.

 

E como ele falou para usar o vinagre como amaciante, fica a dica completa também:

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *