Que mensagem passamos para os filhos no cotidiano?

Que palavras suas são as que seus filhos ouvem com mais frequência? E com mais ênfase?

Vi um update de uso de lettering para frases motivacionais para os filhos e lembrei de um livro que uma amiga me emprestou quando nossos filhos mais velhos eram da idade das nossas caçulas e falava justamente disso: que mensagem passamos para os filhos no cotidiano?

Os meninos estudavam de manhã e eu aproveitei os insights para convencer meu marido a mudar o “acorda, vai se atrasar” por frases positivas.

Pare e tente lembrar das frases que você disse nesta manhã para a família.

Será que elas refletem o que você gostaria que ficasse no inconsciente de todos e de cada um?

Poderia ser melhor?

Agora volte um pouco mais.

Quais foram as últimas frases que vocês trocaram antes de dormir?

Aproveitou para dar “aquele puxão de orelha na forma de sermão pela bagunça no quarto ou desorganização do material bem na hora que o filhão estava deitado pra dormir?

Será que ouvir o quanto é “ruim” e “imperfeito” é a melhor mensagem que seu filho merecia ter ecoando no coração a noite toda?

Por aqui, eu abençoo meus filhos à noite e indico um livro precioso sobre o tema, “Abençoe seus filhos diariamente”, de Mary Ruth Swope.

E tento ter as conversas sobre melhorias no comportamento antes do jantar (caminhando juntos, sem companhia para não criar situações de “humilhação coletiva”, ou na sala, por exemplo), tentando que seja sempre antes de um bom momento de acolhimento familiar, para desvincular o momento de orientação e disciplina do conforto e da certeza do amor incondicional.

Pense nisso! Essa prática pode fazer toda diferença!

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *