Brinquedo é de criança!

Pausa nas brincadeiras! Inspirada no Dia Internacional da Mulher, venho propor aqui um combinado. Vamos deixar as crianças brincarem livremente. Brinquedo é brinquedo! Não existe brinquedo de menino, não existe brinquedo de menina.

Meninos podem brincar de boneca, de casinha. Eles podem se tornar pais quando adultos, eles precisam saber cuidar de seu lar, dos seus bens. Podem e devem ser independentes.

Meninas podem brincar de construir, de experiências, de carrinho. Elas poderão construir o que quiserem. Novamente, podem e devem ser independentes.

Não, não peço isto pelas mulheres. Peço isto por todos! Para as crianças explorarem as brincadeiras com mais liberdade, para no futuro lidarem com as diferentes funções na vida com mais leveza, para crescerem emocionalmente mais saudáveis, para terem melhores relações com o outro, com respeito pelas diferenças e empatia.

Crianças que brincam livremente abrem um leuqe de possibilidades, não importa se são meninos ou meninas.

O preconceito ainda existe. E vamos deixar esta questão das cores de lado também. Cor é cor! E só tem determinados significados, pois nós o definimos assim. Você sabia que a esta separação por cores surgiu apenas no século XX? Sabia que em 1918 catálogos de lojas americanas indicavam o rosa para menino e o azul para meninas? Que isto começou a inverter apenas entre os anos 20 e 50?

A questão das cores só reforça que podemos mudar certas questões determinadas anteriormente.

Brinquedo é brinquedo e cores podem ter inúmeros significados. Brinquedo de criança, não é de menino nem de menina. Combinado? E agora …de volta a brincadeira!

The following two tabs change content below.

Anamaria Mendes

Anamaria Mendes, 44 anos, mãe do Lucas, #aos10. Profissional multipotencial. Criativa por natureza, formada em design gráfico, pós-graduada em marketing, ama as duas áreas com a mesma intensidade. Apaixonada também pelos temas maternidade e educação. Adora conhecer e interagir com pessoas diferentes e aprender com cada contato. Está sempre criando novas formas de conciliar maternidade e vida profissional. Colaboradora do canal de YouTube FunToysBrinquedos, criado por seu filho e hoje produzido em família para motivar o brincar. Compartilha um pouco disto tudo no Instagram e Twitter @MaeMaluquinha.

Latest posts by Anamaria Mendes (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *