Dixit – jogo que estimula criatividade e comunicação!

Dixit é um dos meus jogos preferidos. Ele mistura criatividade, imaginação, comunicação e cartas de design belíssimo. Um jogo divertido, mas com possibilidade de muito aprendizado para garotada.

COMO JOGAR

Para iniciar o jogo, cada jogador recebe 6 cartas. Um jogador escolhe entre as cartas que possui e dá uma dica para descrevê-la. Vale dizer somente uma palavra, contar história, cantar, fazer um gesto, uma mímica… Ele coloca esta carta virada para baixo na mesa. Em seguida os demais jogadores devem escolher, entre as cartas que possuem, uma carta que poderia representar a narrativa, gesto ou música do jogador que iniciou a rodada e coloca-las viradas para baixo na mesa.

As cartas escolhidas são embaralhadas e todos os jogadores, com exceção o jogador que iniciou a rodada, devem votar na carta que melhor representa a descrição inicial.

A pegadinha está na pontuação. Se você descrever com muitos detalhes a sua carta, pode ser que todos votem nela e isto não é bom. Caso todos escolham a carta do jogador inicial, ele não fará pontos. O mesmo ocorre se ninguém votar na carta deste jogador. Caso alguém vote na carta do jogador inicial, ele e os jogadores que votaram ganharão 3 pontos. Logo o melhor seria que apenas uma pessoa votasse em você. O truque é pensar numa dica boa sobre a carta, mas que nem todos entendam a referência. Isto faz com que o jogador precise realmente pensar e criar uma boa referência para sua carta.

Os demais jogadores ganham dois pontos por cada voto que sua carta ganhar. Ou seja, todo mundo deve pensar bem ao escolher a carta que represente a dica informada no início da jogada.

O jogo vai se repetindo desta forma, cada vez um jogador dá a dica inicial. Ganha quem chegar a 30 pontos primeiro. Em caso de empate, as rodadas continuam até alguém ficar na frente dos demais.

É ou não é um jogo excelente para criatividade e desenvolver raciocínio e até narrativa?

E não sou só eu que adoro Dixit não. O jogo já recebeu mais de 18 prêmios mundo afora!

CURIOSIDADES

  • O jogo foi criado pelo terapeuta e psiquiatra infantil Jean-Louis Roubira. as primeiras ideias surgiram em 2002. Roubira sempre gostou de jogos e baseou a idéia do Dixit em uma brincadeira que costumava fazer com os amigos nos anos 80: uma pessoa escolhia uma palavra aleatória no dicionário e criava uma definição nova para ela, que fizesse sentido de acordo com a sonoridade. Os demais jogadores precisavam descobrir qual era a definição correta. Vemos, aí, em versão inicial, os elementos que fariam de Dixit um enorme sucesso: imaginação, adivinhação e associações.
  • Em 2005, o psiquiatra levou para o trabalho a primeira versão do jogo, com objetivo de ajudar jovens a se comunicarem de forma melhor.

“Quando eu assisto as pessoas jogando Dixit, às vezes vejo-as descobrindo sua criatividade pela primeira vez. Elas percebem que são capazes de criar algo, mesmo que seja algo muito simples, como uma palavra diferente, e isso é revelador. Elas não sabiam antes que podiam fazer isso. Talvez esta seja uma das razões pelas quais o Dixit é tão popular. Talvez ele seja um jogo que revela às pessoas o criador que existe dentro de cada uma.”Jean-Louis Roubira

  • As ilustrações certamente colaboraram para o enorme sucesso do jogo. Foram criadas pela ilustradora Marie Cardouat, também responsável por uma das melhores expansões, o Quest.
  • Dixit é uma palavra em latim e significa ‘ele/ela/aquilo disse‘.
  • O jogo já possui 7 expansões

PARA EXPERIMENTAR ANTES DE COMPRAR

O jogo não é barato, logo quem quiser ter um gostinho antes de comprar, existe uma versão app para IOS.

Para baixar o Dixit
É possível comprar o dixit na app sotre, mas como só não existe versão para Android, pode ser um impeditivo para jogar com todos os amigos.

Dida – alternativa gratuita para IOS e Android
Foi criado um app gratuito no Android com as mesmas regras, mas outras ilustrações. Não são boas como do Dixit, mas dá para ter uma ideia da dinâmica do jogo.

Para baixar a versão Android
Para baixar a versão IOS

Se você e as crianças gostarem de desenhar, vale fazer como já fiz com meu filho e cartas Pokemón, criem as suas! Apenas tomem o cuidado para o verso da carta ser igual e todas terem o mesmo tamanho. A dica é criar ilustrações com detalhes diversos.

Existe um app para manter a pontuação do Dixit, o Dixit Score.

 

FICHA DO JOGO BASE
84 cartas, tamanho gigante!
1 Trilha de pontos – dentro da caixa
36 Fichas de votação
6 Coelhos em madeira
1 Livro de Regras

De 3 a 6 jogadores. Atenção! A nova versão possibilita jogar com até 12 jogadores!
Faixa etária:
A partir de 8 anos (diria 7 dependendo da criança)

Fonte sobre a história da criação do jogo – Metropolybar

The following two tabs change content below.

Anamaria Mendes

Anamaria Mendes, 44 anos, mãe do Lucas, #aos10. Profissional multipotencial. Criativa por natureza, formada em design gráfico, pós-graduada em marketing, ama as duas áreas com a mesma intensidade. Apaixonada também pelos temas maternidade e educação. Adora conhecer e interagir com pessoas diferentes e aprender com cada contato. Está sempre criando novas formas de conciliar maternidade e vida profissional. Colaboradora do canal de YouTube FunToysBrinquedos, criado por seu filho e hoje produzido em família para motivar o brincar. Compartilha um pouco disto tudo no Instagram e Twitter @MaeMaluquinha.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *