Viva – A vida é uma festa

Apesar do titulo e dos primeiros posters que me levaram a acreditar que o novo desenho da Pixar seria uma musical, Viva – A vida é uma festa tem como tema principal a musica, mas não é um musical, o que já deixou meu filho mais animado, pois ele não consegue gostar de musicais =( Mais alguém aí com pequenos resistentes a musica?  A vida é uma festa trata de forma poética sobre a morte e o personagem principal, o pequeno VIVO e sonhador Miguel nos leva em uma aventura através do mundo dos mortos no grande dia da celebração do Dia De Los Muertos, uma festividade que ocorre no México todo ano, no dia 2 de novembro onde a tradição é relembrar dos entes queridos que partiram desse mundo. Lembrar com afeto dos que partiram em datas especiais é algo que ocorre em todas as culturas, a surpresa desse desenho está em nos apresentar a uma festividade distante de nossa cultura, mas com elos que nos unem como o amor, esse não precisa de explicação em nenhuma cultura ou língua.

Foi uma surpresa agradável um desenho sair da zona de conforto e falar sobre a morte da maneira como falou em Viva – A vida é uma festa, que nos lembrou da importância de não esquecer de quem partiu. Miguel o protagonista é um menininho difícil, não espere gostar do personagem durante a metade para o fim do filme e isso é incrível, que criança é fácil? O que podemos aprender com o desenho? Escute seus filhos, além do que eles falam, escute quem ama através do olhar. Eu chorei, marido chorou e o filho, bom o filho nunca tinha percebido que a partida de alguém pode doer, mas que no fundo o que a fica é a saudade e a lembrança, além disso, introduzir uma cultura de forma tão lúdica é uma delícia. Viva a cultura, viva o México! Que filme adorável. . #coco #avidaeumafesta #pixar #filme #surpresa #mexico #diadelosmuertos #maecomfilhos

A post shared by Débora Domingues (@deboradenise) on

Bem recebido pela critica o desenho conta com uma dose exata de humor em um drama com final diferente do que estamos acostumados a ver. Tudo se resolve no final, mas o que tiver que ser, será e a vida irá continuar com suas surpresas, dificuldades e alegrias mas o importante é o amor o aprendizado e a gratidão em lembrar de quem partiu.

A importância da tradição e o respeito aos mais velhos, assim como os mais velhos devem ouvir aos anseios das crianças é o que podemos deixar como resumo do filme e não se esqueça, lembre com afeto de quem partiu e passe adiante suas histórias, essa pessoa viverá eternamente enquanto for lembrada.

Queria terminar o texto por aqui, mas vale lembrar que infelizmente estamos vivenciando no mundo todo a intolerância e xenofobia, é uma ótima hora para falar sobre o valor da família e de aspectos da cultura de pessoas de um país tão bonito como o México, que em sua alegria e positividade lembram muito o Brasil.
Viva o México!
A letra da canção, tema do filme é linda:

Remember Me – Lembre-se de mim
Lembre-se de mim, embora eu tenha que dizer adeus
Lembre-se de mim, não deixe que faça você chorar
Pois, mesmo que eu esteja longe, eu seguro você no meu coração
Eu canto uma música secreta para você todas as noites, estamos separados
Lembre-se de mim, embora eu tenha que viajar muito
Lembre-se de mim, cada vez que você ouve um violão triste
Saiba que estou com você a única maneira de ser
Até que você esteja em meus braços novamente
Lembre de mim

.
Assistiu o filme? O que achou? Conte para gente e vamos bater um papo <3

The following two tabs change content below.

Débora Denise

Débora Domingues, 35 anos, aquariana e curiosa. Mãe do João Pedro, 09 anos, sócia da TGB Vidros – Vidraçaria e nas horas de folga, adoro falar sobre construção e decoração.

Latest posts by Débora Denise (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *