Transformando o dia do brinquedo

Transformando o Dia do Brinquedo ou Novidade

Em um debate  sobre o Dia do Brinquedo nas creches, ou melhor, na educação infantil; fiquei surpresa de saber que o Dia da Novidade, em alguns estados é chamado de o Dia do Brinquedo.

Sei que muitas crianças desta idade já retornaram para creche ou em breve estarão retornando, por isto venho propor aqui que os pais levem uma sugestão para escola, modificar o Dia do Brinquedo. Tornar este dia muito mais positivo é uma oportunidade para desenvolver aptidões na criança.

Na creche-escola que meu filho estudou, o dia do brinquedo sempre foi chamado e realmente tratado como Dia da Novidade. Modificar este nome já amplia as possibilidades. Eles motivavam que a criança não levasse apenas brinquedos, mas fotos,, livros, relatos de um passeio, algum objeto ligado a uma experiência. Isto já é muito legal, mas pode ser ainda melhor.

Eu solicitei que aproveitassem o exemplo deste dia em outro país. No Estados Unidos, o dia da novidade é chamado de “Show and Tell”, traduzindo, Conte e Mostre. As crianças são motivadas não apenas a levar um objeto, imagem, livro querido, mas a falar sobre ele, porque escolheram levar aquilo, o que representa para elas. Se foto de um passeio, como foi o passeio.

Os relatos podem ser em roda e ir evoluindo para ficar de pé na frente da classe. O resultado disto já presenciei, muitas crianças, ainda bem novas demonstram uma desenvoltura para falar em público impressionante.

Sempre falo aqui sobre o aprender brincando. Esta é uma super oportunidade. Que tal levar esta sugestão para a escola ou creche do seu filho?

 

Observação: Você sabia que para as crianças mais novas levar um objeto de casa pode até ajudar na adaptação? É como levar um pedacinho do lar para acalenta-la.

The following two tabs change content below.

Anamaria Mendes

Anamaria Mendes, 44 anos, mãe do Lucas, #aos10. Profissional multipotencial. Criativa por natureza, formada em design gráfico, pós-graduada em marketing, ama as duas áreas com a mesma intensidade. Apaixonada também pelos temas maternidade e educação. Adora conhecer e interagir com pessoas diferentes e aprender com cada contato. Está sempre criando novas formas de conciliar maternidade e vida profissional. Colaboradora do canal de YouTube FunToysBrinquedos, criado por seu filho e hoje produzido em família para motivar o brincar. Compartilha um pouco disto tudo no Instagram e Twitter @MaeMaluquinha.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *