Isofix, sistema de fixação para cadeirinhas de carro considerado o mais seguro do mundo

Quando comprei o carro para três filhos, lá em 2012, grávida da caçula, eu já escolhi falando no isofix. Mas era uma confusão aqui no Brasil… em algumas lojas de artigos de bebê, me falaram até que era “obrigatório retirar o isofix” das cadeirinhas importadas, pode?

Mas, ufa…

Demorou, mas a regulamentação sobre o uso do sistema foi aprovada e sua obrigatoriedade começa em 29 de janeiro de 2018 para os novos projetos de veículos do país. 

Com o objetivo de aperfeiçoar os requisitos de segurança para o uso das cadeirinhas e bebês conforto nos automóveis, a Resolução 518 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) determinou que todos os projetos de novos veículos brasileiros deverão possuir o sistema de engate ISOFIX a partir deste ano e que, em 2020, a medida valerá para todos os veículos novos que saírem de fábrica ou forem importados no país.

O ISOFIX é um sistema já adotado na Europa e EUA que tem por finalidade facilitar a fixação das cadeirinhas de segurança infantis ao banco traseiro dos veículos e aumentar ainda mais a segurança das crianças. É considerado hoje o método mais seguro do mundo por ser menos suscetível a erros de instalação do que a forma tradicional com o cinto de segurança de 3 pontos do automóvel.

As cadeirinhas com sistema ISOFIX possuem 3 pontos de ancoragem que se prendem diretamente à carroceria do veículo. São dois conectores ISOFIX que se fixam nos pontos de ancoragem na base do assento traseiro do veículo e um terceiro ponto, que pode ser uma cinta superior ou uma haste de suporte frontal, que impede que a cadeirinha se movimente em caso de acidente ou freada brusca.

Faz diferença? Sem dúvida!

“As cadeirinhas com sistema ISOFIX se mostram excepcionalmente seguras em testes reais de impacto, por isso devem ser prioridade para os pais no momento da compra, caso o veículo da família já esteja preparado para recebê-la. O sistema reduz significativamente o deslocamento dos dispositivos para transporte de crianças, fazendo com que haja um menor deslocamento da cabeça, pescoço e coluna cervical, reduzindo as lesões em caso de acidentes. Além disso, a instalação do sistema ISOFIX é muito mais prática e rápida do que a instalação com o cinto do automóvel, evitando o risco de uso incorreto. Uma pesquisa recente no Reino Unido mostrou que apenas 48% dos dispositivos fixados com o cinto de segurança tiveram sua instalação feita de forma correta, contra 96% daqueles instalados com o sistema ISOFIX.”

Quem explica (e que nos contou que a lei entraria em vigor agora) é Gustavo Arruda, da Dorel Juvenile – detentora de marcas que a gente conhece, como Quinny, Maxi-Cosi, Safety1st, Infanti, Cosco e Voyage.

Uma das cadeirinhas comercializada por eles, o Pebble Plus, agrega uma base ISOFIX, e foi premiado internacionalmente.

Dispõe de cintos inteligentes que evitam folgas, almofada redutora dupla face que envolve o bebê e certificado para uso em aviões, além de emitir avisos sonoros e possuir um painel luminoso que indicam aos pais quando a correta instalação do conjunto foi concluída.

 

Não é publieditorial, tá? Na verdade, minha filha, que faz 5 anos em abril, já passou bem desta fase e eu procuro mesmo é uma boa cadeira para ela usar de agora em diante, até os 10 anos (sim, os mais velhos usaram até os 10, ela não oporá à segurança). Vou procurar uma cadeirinha para crianças de 4 a 12 anos para crianças de 15 a 36kg e espero encontrar uma que tenha tecido confortável na cobertura, alguma regulagem (porque mesmo grandes, em viagens eles dormem e ficam com a cabeça caída) e, claro, que tenha isofix!

Aceito comentários e dicas de modelos de quem usa!

🙂

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

One Reply to “Isofix, sistema de fixação para cadeirinhas de carro considerado o mais seguro do mundo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *