Aprenda a armazenar seus medicamentos com segurança

Para que os medicamentos tenham sua plena ação, devem estar em condições adequadas de uso e dentro do prazo de validade. A manutenção das propriedades pode ser alterada por fatores ligados ao ambiente, condições de transporte e armazenamento. E em casa, como armazenar os antibióticos que têm tratamento relativamente longo e precisam de cuidados especiais?

Minha preocupação com este tema surgiu na primeira infecção urinária da minha bebê. A grande maioria dos antibióticos utilizados em pediatria apresenta-se na forma de suspensão e deve ser conservado em local fresco e seco, temperatura ambiente entre 15 e 30ºC ou na geladeira entre 2 e 8ºC após o preparo.

Mas como garantir que estejam ao abrigo da luz, calor e umidade em num país tropical ?

como armazenar medicamentos com segurança

Para minha sorte, minha família tem muitos (e bons) farmacêuticos e pude tirar até as dúvidas mais bobas sem vergonha de perguntar!

Vejam o que aprendi:

– A maioria dos medicamentos é sensível à luz. Portanto, devem ser conservados sempre na sua embalagem original, que foi exaustivamente testada para proteção do produto.

– É importante que todo e qualquer medicamento fique longe da luz direta. Manter os medicamentos em local seco, preferencialmente em prateleiras, afastados das paredes e nunca no armário do banheiro e em cima da geladeira.

– Estamos falando de antibióticos, mas essas orientações servem para todo e qualquer tipo de medicamento, soluções, xaropes, comprimidos, cremes, pomadas, etc.

– Alguns antibióticos realmente exigem cuidados de armazenamento adicionais, como por exemplo, a conservação em geladeira. Leia a bula e pergunte ao médico

O importante é seguir estritamente a recomendação do fabricante. Uma vez refrigerado, o antibiótico deverá sempre permanecer refrigerado. Variações de temperatura (armazenar em geladeira e depois retirar e manter fora) podem provocar perda da eficácia terapêutica devido à perda da estabilidade do medicamento.

O ideal é que, se o medicamento após preparado (adicionado água ao pó, como no caso dos pediátricos) for guardado na geladeira deve permanecer na geladeira até que acabe e se for guardado em outro ambiente fresco deve permanecer lá. Evitando variações bruscas de temperatura.

Orientações importantes quanto ao armazenamento dos antibióticos em casa:

1- Não guardar medicamentos na cozinha e armário do banheiro (locais de maior calor e umidade da casa).

2- Crianças são curiosas. Evite guardar medicamentos em locais de fácil acesso. “A diferença entre um medicamento e um veneno é a dose.”

3- Em geral soluções e suspensões, após abertas, diminuem drasticamente seus prazos de validade. Siga o que recomenda o fabricante e nunca guarde frascos abertos já preparados de antibióticos para serem usados em outra ocasião.

4- Antibióticos que devem ser guardados na geladeira não devem ser guardados na porta (grande variações de temperatura) nem no congelador (temperatura muito baixa) e nem próximo a ele. O ideal é o centro da geladeira.

5- Manter os medicamentos em frascos bem fechados, na embalagem original e com a bula. Para as preparações líquidas (solução, xarope, suspensão) é também importante manter junto com o medicamento o frasco ou a colher de medida que acompanha o produto.

E mais importante: nada de automedicação ou autogestão do tempo do medicamento! Medicamento é coisa séria e só o médico de confiança pode nos orientar.

(Com informações da GSK)

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *