Festas de fim de ano e os cuidados com os pets

Na semana passada, nos candidatamos a adoção de uma cachorrinha e desde então reforcei os ensinamentos para minha filha pequena sobre os cuidados com os bichos de estimação.  Uma das coisas que me lembrei de falar foi sobre o hábito que muitas pessoas têm de dar doces e comidas gordurosas e temperadas para os cachorros acreditando que eles estão com vontade!

Amigos *cachorreiros* e #petlovers que têm torcido para acharmos a amiga ideal para Manu, acho que encontramos a cadelinha dos sonhos. 🐶 Continuem torcendo por nós, pois vamos entrar na fila da adoção da #minnie do @projetoamordepet 😍 #ficaadica no Instagram e na Fanpage do projeto tem #amigobicho pra todo gosto, recomendo muito, com a ressalva que fiz no post no qual falei deles: #petnaoebrinquedo http://www.maecomfilhos.blog.br/2017/10/pet-nao-e-brinquedo.html #cao #cachorro #inu #dog #adoteumcao #adocao #amordepet #filhobicho (por @samegui 👩‍👦‍👦mãe dos nerds #aos17 e #aos15👩‍👧e da pequena #aos4) #maecomfilhos #mãesreais #momblogger #embaixadoresdescomplicamae #mãescristãs #mãedeadolescente #mãedemenina #mãedemeninos

A post shared by Blog @maecomfilhos (@maecomfilhos) on

Não se engane, os cães possuem menos papilas gustativas do que ser humano. Então, seu animal de estimação, não sente com tanta intensidade os sabores.

“O homem tem 9 mil papilas gustativas, enquanto os cães têm, aproximadamente, 1706 apenas.”

Quem explica é o veterinário Marcello Machado, que alerta:

As festas de fim de ano estão chegando e nessa época, aumenta em 30% o número de animais nos hospitais veterinários e uma das principais causas do problema é a ingestão de alimentos destinados ao consumo humano.

Confira o que o médico veterinário dos Snacks DogLicious e CatLicious diz sobre os cuidados com os pets nessa época do ano.

GATOS COMEM DOCE?

Cientistas afirmam que, em geral, os gatos não se interessam por doces. Na verdade, a preferência do gato é o sabor da proteína animal.

“Os gatos, apesar de terem sido domesticados, continuam sendo carnívoros restritos e não consumem doces porque, na verdade, não têm capacidade de sentir esse sabor.”

De acordo, com a revista Scientific American a causa é um gene.  Os felinos, inclusive leões e tigres, não têm uma parte do DNA que existe no gene Tas1r2, o qual é responsável por gerar proteínas que formam os receptores de doces (localizados na língua dos gatos). Por isso, os felinos não percebem o sabor doce como humanos e outros mamíferos.

“Os tutores sabem que o olfato e tato de seus gatos são mais apurados, mas talvez não saibam que o paladar dos felinos seja mais restrito. Saber disso, ajuda até no manejo alimentar: o tutor deve oferecer alimentos elaborados com fontes de proteínas de origem e evitar oferecer doces, pois podem causar obesidade e diabetes.”

E OS CÃES?

Se o consumo desregrado de açúcar pode causar malefícios ao ser humano, o mesmo ocorre com os cães.

“O açúcar pode trazer inúmeros problemas, principalmente obesidade e a rejeição futura de alimentos adequados para a saúde do animal”.

Os tutores não devem oferecer doces em barras, sejam caseiros ou industrializados, e, principalmente, chocolates!

“O chocolate é tóxico para cães e também para os gatos. A substância chamada teobromina, presente no cacau, pode causar intoxicações, vômitos e diarreia.”

Por falar em doces, os donos podem comer, tá? E o Projeto Amor de Pet está fazendo algumas ações para angariar fundos e uma delas é bem doce:

SORTEIO! FOTO OFICIAL! Vejam que delícia de parceria que fizemos com o @ateliesantodoce ! Além de estar presente na #feiradeadoção em 09/12, na Vila Nova Conceição/SP (mais #informações na 2ª foto desse post), o Ateliê Santo Doce está doando um maravilhoso e delicioso #bolo #redvelvet que será sorteado aqui. O vencedor será avisado e poderá retirar o #prêmio na feira de adoção ou em outra data a combinar, num prazo de 2 meses. Para participar: • Curtir essa foto; • Seguir o insta do @projetoamordepet , e seguir o insta @ateliesantodoce • marcar 3 pessoas nessa foto (preferência por #petlovers e #gulosos 😂😂😂). Qto mais pessoas marcar, mais chance de ganhar! VALENDO! #projetoamordepet Obs: Esse sorteio terá que limitar-se à cidade de #SP. O bolo é muito frágil para viajar. Rs! Correção: o bolo não poderá ser retirado na feira pq o sorteio será mto tarde e não haverá tempo hábil, mas poderá ser retirado logo no começo da semana

A post shared by Projeto Amor de Pet (@projetoamordepet) on

Aproveite para visitar a feira de adoção deles neste sábado, dia 09/12, das 10 às 17h, no Dog’s Family Pet Shop, na R.Baltazar da Veiga, 230 – Vila Nova Conceição/SP.

Olha a próxima feira aí gente! Teremos lindos #pets esperando #famílias e como na anterior, estamos montando um #evento que seja um programa gostoso para toda #família. Os pets estarão lá pra receber e dar muito #amor e teremos o bazar que nos ajuda a manter o projeto. #Biscoitos #orgânicos para #cães do @magic_grove , um carrinho de #doces do @ateliesantodoce , e os #chaveiros exclusivos da @rosebohlerbijoux , que esgotaram na feira passada! Do Projeto, teremos #bandanas para os pets (inclusive de tema de #Natal), #camisetas, #canecas, #trufas (que fizeram um baita sucesso na outra feira), #calendários… além da presença da equipe incrível do @dogsfamilypetshop e do @estrelasanimais ! Esperamos vcs!!! Sábado, dia 09/12, das 10 às 17h, no Dog’s Family Pet Shop, na R.Baltazar da Veiga, 230 – Vila Nova Conceição/SP #projetoamordepet #viralata #srd #feiradeadoção #programaprafamilia #dog #cachorros #gatos #filhotes

A post shared by Projeto Amor de Pet (@projetoamordepet) on

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *