Facebook Live @maecomfilhos e @soseducacao: “Escola e Família: como melhorar essa relação?”

A participação da família pode impactar no aprendizado de uma criança? Muito!

Sempre batemos nesta tecla e hoje vamos bater um papo sobre o assunto, com as fundadoras do SOS Educação e especialistas em Aprendizagem, Roberta Bento e Tais Bento, com Pricilla Kesley, jornalista do Todos Pela Educação.

Nós (Sam e Aline, representando o Mãe com filhos) temos a honra de representar as mães que têm filhos em escolas públicas.

O papo acontece ao vivo, numa live na fanpage do Todos Pela Educação, e tratará da aproximação entre escola e família, o tempo dedicado ao estudo em casa e aprendizado nas férias, entre outros temas. Também vamos responder a perguntas enviadas durante a transmissão, então cola lá entre 16h30 e 17h30.

Quer se inspirar?

 

Veja isso:

“Um levantamento feito pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE)* apontou que priorizar os vínculos entre famílias e escolas é uma das políticas que devem ser adotadas para melhorar o ambiente de aprendizado. A conclusão da pesquisa é que se os pais não acompanham a rotina escolar do filho, o empenho nos estudos fica comprometido e o índice de faltas é maior.”

Juntas, temos filhos grandes, um deles já com 18 anos, três no Ensino Médio, uma concluindo o Fundamental 1 e outra no Fundamental 2. Somos amigas desde que os moços eram os meninos sendo alfabetizados e as meninas eram praticamente bebês de fraldas. Nesta caminhada juntas uma coisa tivemos em comum: sempre estivemos perto da vida escolar das crianças.

Eu apoio o Todos pela educação desde 2009:

 

Seja qual for a idade e a fase escolar do seu filho, interaja com a rotina de estudos e o processo de aprendizagem dele. E acredite, o melhor lugar para isso é em casa. Para começar, crie um ambiente convidativo ao estudo: selecione um espaço com iluminação e temperatura adequadas, além de deixar os materiais necessários acessíveis. É desejável ainda que você ajude a criança a definir um cronograma de tarefas equilibrado, que contemple o momento da lição e também do descanso e das brincadeiras.

Cansa? Claro! Quando acaba o trabalho da gente, começa este, é uma vida cheia!

 

A hora do estudo é sagrada e deve ser acompanhada de perto pelos pais, assim é possível se inteirar do conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula, auxiliar nas dúvidas e avaliar como está o desempenho da criança. “Dessa forma, as dificuldades podem ser percebidas logo e comunicadas à escola para que se busquem estratégias que ajudem o aluno a evoluir.

🙂

O que você faz por ai? Conte para gente! Juntos somos mais fortes!

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *