Cuidados com pressão alta na gravidez

“Num adulto, os sinais de hipertensão demoram muitas vezes anos para aparecer e temos mais tempo de investigar. Na gestação, não. É tudo muito rápido e exige atenção. Por isso, toda vez que a medição for alta, você volta para o Pronto Socorro”

E foi assim que a médica me recebeu na última sexta-feira. Eu, que sempre tive pressão 11×7 e nunca passava de 12×8, tive um pico de pressão “do nada”. Sei que na gestação os cuidados devem ser mais intensos com isso, mas não imaginava o quanto isso deve ser levado a sério.

“A hipertensão complica cerca de 10% de todas as gestações (1, 2), e pode se apresentar como pré-eclâmpsia (ou, nos casos mais graves,eclâmpsia), hipertensão crônica, hipertensão crônica com pré- eclâmpsia superposta e hipertensão gestacional (3). Constitui a terceira causa de morte materna no mundo (estimando-se anualmente cerca de 63.000 casos de óbito por hipertensão na gravidez) (1-5) e a primeira causa de morte materna no Brasil, onde 20% das mortes maternas se associam com hipertensão, especialmente com eclâmpsia (6).”

Participo de alguns grupos no Facebook e lá o que mais abominam são as falas:

– “pressão alta pode ser só nervoso, stress, ansiedade”, – “descansa que passa”,
-“corta o sal da comida”,
-‎”toma um chá de ~acrescente aqui qualquer chá que baixe pressão~”.

Há 10 dias estou investigando uma pré eclampsia leve que surgiu e estamos fazendo todos os exames possíveis. Até agora tudo bem comigo, com Benjamin, estamos crescendo (ele cresce, eu cresço junto, né? Hahaha), tomando remédio direitinho. Descansando? Sim. Muito! Melhorando a alimentação? Sim. Com certeza! É um combo de cuidados. Um não anula o outro. Por isso não siga conselhos de internet, consulte sempre seu médico e vá ao Posto de Saúde/Pronto Socorro mais próximo numa urgência.

“O mais comum é que o problema apareça depois da 37a semana. Mas, na realidade, pode acontecer em qualquer época da segunda metade da gravidez, incluindo durante o parto ou depois (geralmente nas primeiras 48 horas). A pré-eclâmpsia pode ter manifestações em vários órgãos da grávida, algumas bem graves, ou na placenta, causando a restrição do crescimento do bebê…  A pré-eclâmpsia pode progredir de maneira lenta ou rápida. Os casos rápidos são os mais graves e preocupantes.”
Baby Center

 

Não tive o que reclamar nessa gestação, tudo muito tranquilo. Até expelir as pedras que me acompanham nos rins há anos não tem sido um problema, apesar da cólica renal, isso não foi uma grande incômodo. Então, imaginem meu susto quando vi que estava com a pressão alta. “Deve ser bobeira, mas vou pro hospital só para verem mesmo”. Ainda bem que fui! Foi diagnosticada rapidamente, bem atendida e sei o quanto isso é uma benção hoje em dia. Mas, se você está grávida, não deixe de dar atenção a qualquer alteração 😉

Vale ver também:

Trombofilia em gestantes

Diabetes gestacional: saiba mais sobre causas e consequências

 

The following two tabs change content below.
Sara Martinez, 31 anos, jornalista, cristã, mãe do Benjamin, o milagre de Natal de 2017 e “humana” do Billy, um lhasa apso de #10anos. Escreve sobre o amor que sente por São Paulo no @pelocentro, onde compartilha dicas da cidade juntamente com sua irmã. Gosta de desenhar palavras coloridas no @fasesinfrases. É maratonista profissional de seriados no Netflix, inscrita em mais canais do que consegue assistir no YouTube e leitora apaixonada. No Twitter e Instagram: @sarafcmartinez.

Latest posts by Sara Martinez (see all)

Comments

comments

4 Replies to “Cuidados com pressão alta na gravidez”

  1. Oi Sara!
    Concordo com você, não tem que seguir conselhos de internet, pesquisa de Google ou papos de amigas/vizinhas, o ideal mesmo é procurar orientação médica e seguir a risca todas as recomendações de quem realmente entende do assunto e, o principal, neste momento entende de você. Cada uma de nós temos um corpo diferente, um biotipo, um sistema sanguíneo, enfim, somos únicas, então todo cuidado com nosso corpo e nosso bebê também é único, exclusivo. Estamos aqui, na torcida e em oração por vocês, sei que muito em breve teremos ótimas notícias. Fiquem com Deus. bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *