Mexe-mexe – O Rummikubi no baralho (e outras brincadeiras)

Eu sei que gosto muito de jogos de tabuleiro, mas outro dia nos divertimos jogando mexe-mexe na casa da minha mãe e fiquei pensando como baralho pode ser muito legal.

O baralho possibilita jogos e brincadeiras que aguardam adultos e crianças. Outro dia filhão ficou encantado com o desafio de jogar Paciência. Adultos adoram buraco. O baralho costuma unir gerações.

 

Dia de chuva e 3 gerações jogando mexe mexe

A post shared by Anamaria (@maemaluquinha) on

Ia colocar abaixo as regras alguns jogos que gosto muito e nem todos sabem jogar, mas o post ficaria gigante. Por isto, decidi começar pelo mexe-mexe. Parece muito com o Rummikubi, mas infinitamente mais em conta. 😉

Mexe-Mexe

O objetivo do mexe-mexe é terminar com as cartas da sua mão.

Porque mexe-mexe

Para eliminar as suas cartas. você pode mexer em todas as cartas que estão na mesa para encaixar 1 carta de sua mão, desde que as sequências ou trincas fiquem com no mínimo 3 cartas. Você também pode iniciar sequências novas baixando 3 cartas.

Como começa?

Cada jogador começa com 3 cartas, mas é bem comum no início do jogo ficarmos com as mãos cheias. Isto porque, caso você não baixe novas sequências ou encaixe uma carta, não jogará nenhuma fora. Sempre que não tiver como baixar a carta, comprará uma da mesa. ode tentar encaixar a carta comprada, mas caso não consiga é mais uma na sua mão.

Sequência

As sequências no mexe-mexe seguem a do buraco: 2,3,4,5,6,7,8,9,10, valete, dama , rei. Sendo que o Ás pode ser encaixado como 1 ou após o Rei.

Trinca
São formadas por cartas do mesmo número ou figura, mas sem repetir os naipes. Logo são no máximo 4 em cada trinca.

Quando acaba?

O jogo termina quando o primeiro acaba com todas as cartas da mão. Este é o vencedor.

Também é possível fazer diversas rodadas contando pontos e ganha quem tem menos pontos no final. Para contar a pontuação cada carta vale o seu número. O As vale 15 , valete 11, dama 12, rei 13. Isto aumenta a dificuldade do jogo, já que você tentará baixar para mesa mais rapidamente as cartas com maior valor.

Posso colocar regras de outros jogos aqui. Um que adoro é tranca. Já jogaram?

E para encerrar, uma lembrança da infância e que aqui já me salvou até em restaurantes, brincando com saquinhos de açúcar e sal, o castelo de cartas! Boa brincadeira!

[Nota da Editora]

Pra quem não sabe, é este jogo, criado pelo israelense Ephraim Hertzano no final da década de 1930 e que melhora o raciocínio e a capacidade de realização de cálculos (além de ser muito divertido). Hoje ele é o terceiro jogo mais vendido no mundo e o mais exportado por Israel.

 

 

The following two tabs change content below.

Anamaria Mendes

Anamaria Mendes, 44 anos, mãe do Lucas, #aos10. Profissional multipotencial. Criativa por natureza, formada em design gráfico, pós-graduada em marketing, ama as duas áreas com a mesma intensidade. Apaixonada também pelos temas maternidade e educação. Adora conhecer e interagir com pessoas diferentes e aprender com cada contato. Está sempre criando novas formas de conciliar maternidade e vida profissional. Colaboradora do canal de YouTube FunToysBrinquedos, criado por seu filho e hoje produzido em família para motivar o brincar. Compartilha um pouco disto tudo no Instagram e Twitter @MaeMaluquinha.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *