O mundo em pequenas doses: as fases de desenvolvimento do bebê

Quem se lembra do grupo Em Família do qual tenho falado sempre por aqui?

Hoje acontece o último dos encontros que trata de primeira infância e o assunto me fez querer que todas as minhas amigas estivessem lá:

“O mundo em pequenas doses: as fases de desenvolvimento do bebê”.

“Saber o que nosso filho está apto fazer (do ponto de vista neurológico) ou está prestes a aprender em cada etapa (não apenas do ponto de vista motor mas em todas as áreas), não deveria  ser encarado com tanta pressão. Não deveria se ver isso como uma “meta a ser atingida”. Esse conhecimento deveria  servir como um alerta acerca das mudanças às quais podemos/devemos ficar mais atentos (do que devemos observarmos em cada fase e assim conhecermos melhor o nosso bebê) e, principalmente, servir como um incentivo para oferecermos um ambiente mais favorável a todo esse aprendizado (e entenda-se por ambiente não apenas o espaço fisico como todas as experiências de aprendizagem).”
Ale Palazzin, fisioterapeuta e autora do blog Tempo Mágico.

as fases do desenvolvimento do bebe
danielam / Pixabay

Verdade, mas como evitar as comparações com os outros bebês e a preocupação dos pais de primeira viagem que sempre acham que não estão fazendo o suficiente?

O melhor caminho, creio, é conversar, conviver com outras famílias e se dar tempo para conhecer bem seu filho!

O encontro desta noite será com Caroline Marques, Fernanda Kivitz, Katia Valente e a pediatra Thaise Viegas.

  • Caroline Marques é psicóloga infantil e atua na Visão Mundial na gestão de projetos de proteção à infância
  • Fernanda Kivitz é especialista em Educação Infantil e atua há 7 anos com formação de professores de creches
  • Katia Valente é psicóloga e atende crianças e adultos em seu consultório
  • Thaise Viegas é pediatra

Falei da Thaíse no post sobre TDAH.

Em família: meu filho tem TDA ou é hiperativo?

E do Em Família aqui também:

Estímulos: quando é a hora de parar? #emfamilia

Além de profissionais voltadas à infância, elas são voluntárias do IBAB Criança, que é o ministério da Igreja Batista de Água Branca que atende crianças de 0 a 12 anos, mas não cabe naquele modelo de “escolinha bíblica dominical” que os evangélicos conhecem. As atividades são muito diversas, buscando acolher a criança e lhe dar individual e coletivamente oportunidade de desenvolvimento de suas habilidades, tempo para brincar e, para os mais velhos, acima de 6 anos, refletir sobre a vida e a sociedade dentro de um contexto cristão à luz da Bíblia.

Falo com conhecimento de causa porque meus três filhos participaram e hoje os mais velhos já são “tios” voluntários lá aos domingos, junto comigo e com meu esposo. Cada um na sua – eu no berçário, acolhendo as novas mães, meu marido na estrutura da cozinha que prepara lanches para as centenas de crianças que enchem os corredores todo domingo e os meninos no teatro e nos pequenos grupos de estudo das crianças de 4 e 7 anos.

Assim que as comunidades devem ser, não é mesmo? Essa é a minha e eu gosto do que vivo lá.

O “Em Família” é um programa do Ibab Criança que teve início em maio de 2017 e busca promover encontros para trocas de experiência entre pais e mães.

São 4 os grupos que acontecem esse ano, um a cada quinta feira do mês:

– Primeira Infância
– Somos diferentes
– Comportamento infantil
– Desafios da aprendizagem

Saiba mais na fanpage facebook.com/ibabcrianca. E se for lá, me avisa para conversarmos!

🙂

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *