Dica de livro: Bruna, a Tagarela

Confesso: foi quase impossível não me identificar com Bruna, a Tagarela.

Mas fiquei quieta e tentei esconder a empatia quando li pela primeira vez para minha filha, Manuela, de 4 anos e meio – e ela também uma tagarela incorrigível!

A história é singela, levemente repetitiva, do jeito que as crianças pequenas gostam. Mas, por envolver situações ligadas às atividades na escola, eu penso que é mais indicado para os que estão em fase de alfabetização (com leitura de adultos, pois não é escrito em caixa alta e tem textos longos) ou como livro recomendado para os grandinhos (entre 7 e 9 anos) lerem e interpretarem sozinhos.

🙂

Seja como for, o livro de Mailza de Fátima Barbosa, publicado pela Editora do Brasil, é uma boa aquisição para a biblioteca infantil, pois trata de comportamento, generosidade e percepção do outro, conversas e acompanhamento familiar do que acontece na escola, bullying que leva à timidez e a chance de ressignificação do papel social que as boas atividades extracurriculares podem trazer.

A história:

Bruna adora conversar. Fala tanto que até cansa seus amigos na escola. Seus professores, às vezes, até se incomodam. Intrigada, após o choque inicial com essas reações e com o apelido que recebeu, Bruna aprende que alguns momentos pedem um comportamento diferente. Ela descobre um lugar para se expressar livremente. Este livro trata de temas como diversidade, relações sociais e comportamento por meio do amadurecimento e da aprendizagem de uma personagem muito carismática que não quer ser chamada mais de tagarela.

O livro faz parte da Coleção Meu Pequeno Mundo, integrada por livros com textos curtos e ricamente ilustrados, que apresentam justamente os dilemas e as situações com as quais as crianças se deparam em vários momentos da vida. Dúvidas, questionamentos, sensação de injustiça, busca de aceitação, aborrecimentos e intolerância são alguns dos temas abordados com muita leveza e graça também nos títulos “Adulto diz cada coisa…” e “Breno, o esquentadinho”.

Serviço:

Editora: Editora do Brasil

ISBN:8510065233

ISBN13:9788510065238

Edição: 1ª Edição – 2017

Número de Páginas: 24

Acabamento: BROCHURA

Formato: 20.50 x 25.00 cm.

Sobre a autora:

Mailza de Fátima Barbosa nasceu em Três Marias, Minas Gerais, e mora hoje em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Conta que seu interesse em criar e contar histórias deve ter começado nas longas viagens que fazia com seu pai, que trabalhava em uma construtora. “Eu sempre levava um caderno e anotava tudo o que via pela frente”. Para a autora, não há nada mais divertido do que ouvir as crianças narrando seu dia a dia e fazendo perguntas. “Foi assim, ouvindo histórias e prestando atenção nas crianças, que nasceu este livro divertido”.

Sobre a Editora do Brasil:

Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos estão disponíveis para comercialização por meio da loja virtual ou nas lojas físicas, em São Paulo (Rua Conselheiro Nébias, 887 – Campos Elíseos, São Paulo – SP), Rio de Janeiro (Rua do Bispo, 150 – Rio Comprido-RJ) e Natal (Rua dos Caicós, 1533 – Alecrim, Natal- RN).

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *