Passo a passo para produzir bolo fake (post com vídeos!)

Sou daquelas mães que gosta de fazer o bolo de aniversário em casa, no capricho, com os melhores ingredientes e muito amor. Mas, justamente por isso, meus bolos “derretem” até a hora de comer! E eu aderi ao bolo fake porque deixa a mesa linda e não compromete o bolo de verdade!

Para quem curte o mesmo e quer fazer bonito sem pagar caro, deixo uma dica que recebi da Cascola com um tutorial completo para produção de bolo fake.

E para quem quiser se inspirar, vale rever posts do blog com festinhas em casa:

Essa Festa da Doutora Brinquedos foi a que teve um bolo derretendo, olha:

Nós fizemos em casa: Festa da Doutora Brinquedos

Em comparação, vejam esta Festa do Charlie Brown que a Nivia fez para comemorar o aniversário duplo, dela e do filho Gui:

Como fazer uma festa fofa, a muitas mãos

O bolo dela estava incrível! Usou como base caixas de madeira que emprestei (estavam sob os docinhos na festa da Doutora) recobertas de EVA. Eu achei o resultado incrível, parece pasta americana!

1ano_gui_40anos_nivia_web-6

Uma opinião: um bom prato ajuda muito. Eu AMO estes pratos altos com passa fita, uso demais aqui em casa!

<3

Mas vamos ao tutorial de Bolo Fake!

Materiais: 

– Cascola Cascorez Extra

– Amido de Milho

– Benzoato de sódio

– Vaselina líquida ou óleo de soja

– Creme hidratante ou creme para biscuit

– Bolo de isopor (três bases em tamanhos diferentes)

– Forma de silicone com o formato de flores (diferentes desenhos)

– Espátula

– Pincel

– Régua

– Alfinetes

– Strass

– Carimbo de biscuit

– Caneta permanente de ponta fina na cor preta

– Extrusora

– Rolo de plástico ou madeira (riscado ou liso)

– Corrente de bolinha

– Tinta de tecido nas cores laranja, preta e rosa

Passo a passo:


Passo 1:
Em um recipiente, coloque duas xícaras de cola Cascola Cascorez Extra com duas xícaras de amido de milho e uma colher de sobremesa de benzoato de sódio.

Passo 2: Despeje uma colher de sopa de vaselina líquida ou o óleo de soja e misture bem.

Passo 3: Amasse bem com as mãos até formar uma massa lisa e homogênea. A massa deve ser levada ao forno micro-ondas por um minuto. Depois disso, deve ser tirada e amassada com as mãos novamente. O processo deve ser repetido três vezes, sendo o último com o tempo de 30 segundos no micro-ondas, até atingir o ponto da massa. Quando estiver no ponto retire a massa e coloque em uma bancada untada com o creme hidratante ou creme para biscuit, sove bem até ficar uma massa homogênea. Guarde-a em um saco plástico limpo e deixe esfriar. Depois de fria retire do saquinho, seque-a com um pano e sove novamente. Coloque em outro saco plástico seco, feche bem para não entrar ar, deixe descansar mais algumas horas para começar a usá-la. Assim você terá mais elasticidade na massa.

Passo 4: Estique bem a massa com o rolo de plástico ou madeira.

Passo 5: Com um pincel, passe a cola Cascola Cascorez Extra nas extremidades da base do bolo de isopor.

Passo 6: Estique a massa e cubra bem toda extremidade do bolo.

Passo 7: Com a espátula, retire o excesso da massa na base de isopor.

Passo 8: Com uma régua faça marcações em formato de triângulo nas bases do bolo em que a massa foi envolvida. Faça demarcação nas pontas do triângulo com alfinetes.

Passo 9: Após as demarcações, decore com strass as partes onde foram colocados os alfinetes.

Passo 10: Na forma de silicone aplique uma pequena quantidade de massa de biscuit para fazer diversas flores. Elas vão fazer parte da decoração do bolo.

Passo 11: Coloque uma pequena quantidade de massa de biscuit na extrusora para fazer cordões.

Passo 12: Estique uma pequena quantidade de massa com o rolo de plástico riscado. Se não tiver o formato riscado, pode ser usado o liso.

Passo 13: Com o molde de flor em outro formato, faça diversas flores, retire e separe.

Passo 14: Com o carimbo de biscuit, faça uma marcação no centro da flor.

Passo 15: Com o pincel, passe Cascola Cascorez Extra na flor.

Passo 16: Cole a flor na base do bolo já coberta com a massa de biscuit.

Passo 17: Decore a base do bolo com diversas flores e o cordão de massa de biscuit. Envolva com o cordão de pérolas a base do bolo, dando acabamento em cada base sobreposta.

Passo 18: Para fazer o topo do bolo, é necessário colorir a massa branca com tinta de tecido na cor laranja. Estique a massa e nas pontas faça pequenos cortes para formar o pé do pinguim. Ainda com essa massa, faça duas bolinhas pequenas e forme um bico.

Passo 19: Com a massa branca, faça duas bolinhas com formato de coxinha. Elas serão o corpo dos pinguins.

Passo 20: Com uma caneta permanente de ponta fina preta, decore os olhos. Cole o bico com a cola Cascola Cascorez Extra nos noivinhos.

Passo 21: Decore a cabeça da noivinha com flores e véu. O noivinho deve receber uma gravata. Para a gravata do noivinho basta colorir a massa com tinta de tecido na cor preta. Já para as flores da noivinha é necessário tingir a massa com tinta de tecido na cor rosa e você pode usar o molde das flores para adquirir esse formato. Por fim, cole os noivinhos no acrílico com Cascola Cascorez Extra.

Passo 22: O seu bolo fake está pronto.

 

A Gi (do Buba Balão) ensina a fazer um bolo fake de papel de scrapbook que eu achei bem legais também, olha só:

Aqui tem um bolo fake feito com feltro:

Algumas pessoas gostam de usar tecido e apenas prender com alfinetes na base do isopor (a Nívia fez uma assim para a Festa Ladybug da minha Manu e preciso contar desta festa em casa num post!) e aqui tem um tutorial deste modelo:

 

The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *