São Francisco, padroeiro dos animais e protetor da ecologia

Uma das histórias de santos católicos que mais me emocionam é da de São Francisco, celebrado em 04 de abril, data de sua morte. Talvez exatamente por conta de ser diferente da maioria dos santos. Filho de um rico comerciante de tecidos, teve uma adolescência fútil, não era bem um jovem que você olhasse e diria: “esse é religioso”, pelos registros que já vi de filmes e livros dá até pra dizer que era um tanto arrogante. Foi depois que esteve na guerra, que tudo começou a mudar, e o jovem Francisco voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza e de dedicação ao próximo, principalmente aqueles mais humildes e que viviam a margem da sociedade.

São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da ecologia.

São Francisco de Assis considerava toda a criação como uma obra divina e harmônica, na qual todos os seres deveriam viver em fraternidade. Chamava o Sol de irmão e a Lua de irmã. Profundo amante da natureza e dos animais, há cinco lendas que giram em torno do frade franciscano e que mostram a sua estreita relação com os animais. Uma de suas orações mais conhecias, o Cântico das Criaturas, foi composta em um momento em que já estava muito doente, é uma exaltação a toda criação divina.

São Francisco foi canonizado pelo Gregório IX, em 1228, e nomeado padroeiro da ecologia pelo papa João Paulo II, em 1979.

Se quiser saber mais sobre sua história, recomendo o lindíssimo “Irmão Sol, Irmã Lua” (tem completo no youtube), Gosto especialmente deste filme porque mostra também a história de Santa Clara, fundadora do ramo feminino da ordem franciscana.

O texto conhecido como “Oração de São Francisco“, é de origem incerta, os registros mais antigos datam em 1912, quando foi publicada em “La Clochette”, uma pequena revista católica fundada pelo sacerdote e jornalista Esiher Suquerel. Uma das hipóteses é de que ele mesmo tenha sido o autor da prece. Pelo fato de que o texto reflete muito bem o franciscanismo, esta oração começou a ser divulgada como se fosse de autoria do próprio santo.

The following two tabs change content below.

Aline Kelly

Administradora, mãe de três, facilitadora em processos de interação e gestão de conhecimento em projetos de formação cidadã, direitos básicos e empreendedorismo. Em seu blog escreve sobre participação social, práticas sustentáveis e outros pensamentos aleatórios.

Latest posts by Aline Kelly (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *