Dicas para economizar energia

Em tempos de aumento na taxa da conta de luz, encontrar na decoração o aliado para a economia é fundamental.

Para os eletrodomésticos, verifique o selo da Pocel, este selo é uma forma de orientar o consumidor na hora da compra, indicando quais produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica. Foi instituído por Decreto Presidencial em 8 de dezembro de 1993.


Os aparelhos com categoria A, consomem menos energia, neste link CLIQUE AQUI para encontrar os produtos que contém este selo.
Não tem o selo e nem vai trocar ou comprar um novo eletrodoméstico? Sem problemas, vamos economizar com o que temos? Sim! A dica é: Microondas, sempre fora da tomada, apenas ligue quando for usar. Televisão, radio, vídeo game? Desligue o modo standby, que é o modo espera, acredite, estima-se que 15% do consumo de energia de uma residência vêm dos aparelhos em standby, aquela luz acessa que a gente acha simpática, mas que na verdade, nos assalta aos pouquinhos.

tookapic / Pixabay

Acredito que o maior vilão dentro de uma casa seja o chuveiro, pelo menos aqui é =(

Mas não fique sem seu banho, apenas adote bons hábitos como banhos de no máximo 10 minutos, coloque a chave na posição verão e economize até 30% de energia, limpe os buracos por onde saem a água, para aumentar a vazão (vinagre branco é um excelente aliado na hora de fazer essa limpeza) e troque a resistência queimada, remendos são perigosos e desperdiçam energia.

Alexas_Fotos / Pixabay

Se estiver pensativo e precisar de uma opinião, NÃO CONTE COM A GELADEIRA! É sério! Evite abrir a geladeira para pensar. Eu sei que você faz isso, eu sei 😉 Verifique a borracha da porta, faça o teste da folha de sulfite, prenda uma folha na porta e se ela ficar firme, ok, mas se a folha sair com facilidade dessa armadilha, procure um técnico, pois com certeza a borracha está gasta, o que faz a geladeira gastar muito mais. Evite guardar alimentos quentes e coloque a geladeira longe do fogão, pois quando aberta ou exposta ao calor o motor trabalha mais para resfriá-la, aumentando o consumo de energia.

E as luzes? Bom, uma forcinha para que a casa ganhe mais claridade é apostar em cores claras nas paredes e utilize lâmpadas fluorescentes, que consomem menos, duram muito mais e são aliados nos dias quentes, já que esquentam muito menos o ambiente. Você consegue encontrar lâmpada fluorescente em diversas tonalidades, dê preferência para as tonalidades de cor quente como amarelo, para ambientes como salas e quartos, que dão a sensação de aconchego.
Olha que inspiração linda essa sala

💭INSPIRAÇÃO | Via @historiasdecasa | Não tem nada que traga mais aconchego né! Sala clarinha com muito verde 😍🌿💚

A post shared by Clarissa Broetto Arquitetura (@clarissabroettoarquitetura) on

Junte-se a nós e compartilhe suas dicas de economia.
Até semana que vem 😉

The following two tabs change content below.

Débora Denise

Débora Domingues, 35 anos, aquariana e curiosa. Mãe do João Pedro, 09 anos, sócia da TGB Vidros – Vidraçaria e nas horas de folga, adoro falar sobre construção e decoração.

Latest posts by Débora Denise (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *