Mãos à massa, tutorial de mulheres que inspiram

Mulheres vieram ao mundo para transformar tudo ao seu redor, literalmente. Exemplo disso é Paloma Cipriano, que aos 16 anos estava sem dinheiro para contratar um pedreiro para terminar a casa onde mora com sua mãe, então resolveu colocar as mãos na massa e fazer todo o trabalho sozinha. Simples assim? Não! Ela entrou num curso de alvenaria, fez pesquisas na internet e não parou mais, hoje, com 23 anos, inspira outras mulheres que entendem que não precisam esperar alguém para fazer o serviço e, além disso, podem economizar dinheiro e aprendem uma nova profissão, tudo com muita dedicação e foco.

//platform.instagram.com/en_US/embeds.js

O que antes era assunto apenas para homem, começou a se tornar comum, mulheres assentando azulejo ou rebocando paredes são o exemplo de que o empoderamento está ligado diretamente com a liberdade. Hoje Paloma sabe que ao tomar para si a responsabilidade de colocar as mãos na massa, mais do que uma casa, construiu um legado de mulheres que se inspiram nela, assistem a seus vídeos e tomam a dianteira quando o assunto é construção.
Quantos outros trabalhos manuais achamos que é assunto apenas de homem? Engana-se quem pensa que é um assunto simples, quando mulheres tomam a atitude de rebocar paredes ou trabalhar com marcenaria, como é o caso da Leticia Piagentini e Fernanda Sanino, tiveram que lidar com um ambiente tomado por homens, onde a maioria fazia piadinhas a respeito do trabalho das duas. Ainda é tabu, mas precisamos tomar consciência de que o as mulheres estão ajudando a tornar o mundo um lugar para todas.
Confesso que meu foco aqui é falar sobre decoração, dar dicas e sugestões, mas depois desse post, cresceu a vontade de praticar o “não espere para amanhã o que você pode aprender a fazer hoje!”
Sei que a maioria tem estudos, casa, filhos, marido e uma profissão que tomam grande parte do tempo, como conciliar? O importante é ter calma e a ideia aqui é apresentar a oportunidade de aprender algo novo, algo que talvez você ache que nem era possível fazer.
No Brasil é cada vez maior de mulheres no mercado da construção civil e para quem quer saber como anda o mercado e deseja encarar a profissão, saiba que existe um Projeto de Lei do Senado (PLS) 323/2012, que visa estimular a contratação de mulheres na construção civil e elevar, no mínimo, a 8% da participação das mulheres nas obras públicas.  De acordo com dados do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), o número de mulheres que exercem atividades na construção civil aumentou 65% na última década.
No melhor estilo “faça você mesma” estamos sendo bombardeados de inspiração por mulheres mão na massa, que nos ensinam muito mais que criar um abajur ou nivelar uma parede, nos ensinam que podemos e temos nosso espaço, seja por hobby ou necessidade.
Se ainda não conhece, corre assinar o canal dessas meninas incríveis!
Clique aqui para conhecer o canal da Paloma Cipriano no Youtube
Clique aqui para conhecer o canal Lumberjills no Youtube
Conhece outros canais?
Compartilha com a gente <3 #rededobem

The following two tabs change content below.

Débora Denise

Débora Domingues, 35 anos, aquariana e curiosa. Mãe do João Pedro, 09 anos, sócia da TGB Vidros – Vidraçaria e nas horas de folga, adoro falar sobre construção e decoração.

Latest posts by Débora Denise (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *