Etiqueta na academia

Não é porque academia é um lugar de descontração, aberto ao convívio social, que a gente pode se comportar como bem entende. Suor no aparelho de musculação, palavrões, desodorante vencido, celular tocando durante a aula de alongamento… Eu poderia listar várias e várias atitudes que já presenciei que não dariam orgulho a ninguém.

A verdade é que as principais regras de boa convivência na academia não são escritas, pois dependem da educação que trazemos de casa. Mas, infelizmente, algumas pessoas não apanharam de chinelo o suficiente quando eram criança não foram educadas o suficiente para viver em um espaço como a academia e acabam atrapalhando o treino de todos… Onde sobra vontade de ficar em forma, muitas vezes, falta educação.

Por isso, separei algumas regrinhas de etiqueta que valem para qualquer pessoa. Na verdade, é só um lembrete, né? Afinal, tenho certeza que nossa tchurminha #MaeComFilhos jamais esqueceria de detalhes assim…

1. Usou? Coloque no local novamente

Muita gente tem a mania de pegar pesos, halteres, caneleiras e largar no meio da academia depois de usar, causando transtornos a quem precisa dos equipamentos e não os encontra, ou até mesmo podendo causar um acidente, caso alguém tropece.

2. Sujou? Limpe

Se usou algum utensílio ou equipamento e o sujou, principalmente de suor, LIMPE. Ninguém é obrigado a usar algo sujo ou com odores por sua culpa. Se você não utiliza sua toalha de treino, que previne molhar o aparelho, é essencial que ao término do exercício higienize e seque o equipamento. Acredito que todas as academias disponibilizam paninho e álcool… Então, pegue-os e use. Assim, o ambiente fica mais higiênico e livre de cheiros desagradáveis.

3. Revesse conscientemente

Se estiver revezando equipamento com alguém, ou alguém estiver esperando você terminar para começar, não perca tempo, seja falando no celular ou pensando na vida. Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.

Uma dica extra sobre o revezamento: caso os pesos sejam muito diferentes, pode ser mais interessante esperar ou mudar a ordem da sua série. Revezar com quem usa cargas muito diferentes das suas, só vai atrasar o treino de ambos. Mas jamais se recuse a revezar. A academia não foi feita exclusivamente para você.

4. Sem reservas

Ocupar o aparelho e não deixar que outra pessoa o utilize enquanto termina suas séries é deselegante. Nas aulas como spininning e jump, por exemplo, que utilizam bicicleta e cama elástica, nada de colocar sua garrafinha ou toalha para reservar espaço para um amigo. Não é educado. Há pessoas que reservam equipamentos, saem no meio da aula ou depois se atrasam e acabam tirando a vaga de alguém que gostaria de ter feito a aula inteira.

5. Colocou muitos pesos nos equipamentos? Retire

Se você é daquelas que coloca dezenas de pesos nos equipamentos para treinar, retire-os ao finalizar. A próxima pessoa que irá usa-los pode não ter a mesma força que você e talvez não consiga retirar sem ajuda. Nunca esqueça que você também já foi iniciante.

6. Espelho

Não entre na frente de outra pessoa que está treinando em frente ao espelho. Isto pode tirar a concentração e ainda atrapalhar a série. Pior ainda se quiser apenas aquela selfie para comprovar sua presença na academia.

7. Não exponha a sua intimidade

Por mais que o vestiário seja propício à pouca roupa, o ideal é não abusar da nudez. Ver alguém andando nua pelo vestiário é motivo de constrangimento para algumas pessoas. E, de fato, ninguém é obrigado a ver as pessoas como vieram ao mundo. Por isso, nada de secar o cabelo sem uma pecinha de roupa em frente ao espelho.

8. Roupa suja

O vestiário é o local para se trocar, guardar pertences e tomar banho. Lavar a roupa utilizada na ginástica por lá é um pouco demais. Eu já vi meninas lavando calcinha, top, shorts, tudo no chuveiro. Não dá, né?

9. Língua de trapo

Falar mal da vida alheia é feio em qualquer situação e pode trazer problemas para você e para os outros. Se fulano namora sicrano ou se a roupa não caiu bem, o que isso tem a ver com o seu treino? Às vezes, uma pessoa iniciante já se sente insegura ao entrar na academia e se perceber que alguém está comentando algo sobre ela, pode até desistir. Portanto, nada de grupinhos e fofoquinhas por aí… E mais: nada de sair oferecendo ajuda ou conselhos que não foram solicitados. Por mais que você entenda do assunto, controle a vontade de corrigir a postura ou de sugerir exercícios para outras pessoas.

10. Conversa Paralela

A academia é um ótimo lugar para fazer novas amizades. Mas tenha cuidado para não atrapalhar alguém durante as atividades. Alguns exercícios necessitam de maior atenção e concentração, além da contagem das repetições. Portanto, fique atento quando chamar alguém para conversar, respeite o intervalo entre as repetições e procure não se desconcentrar com conversas desnecessárias. Existem pessoas que gostam de social, outras não. Uma dica preciosa e bem fácil de seguir: não puxe conversa com pessoas com fone de ouvido, esse é um forte indicativo de que a pessoa não quer ser incomodada durante o treino.

11. Calor ou Frio

Outro ponto importante e que costuma trazer confusão é o sistema de refrigeração da academia. Seja ventilador ou ar-condicionado, é muito difícil chegar a um consenso, mas nem por isso é válido impor a própria vontade. Aquela menina que liga o ventilador sem perguntar para a pessoa ao lado se ela se importa ou não está sendo muito deselegante. O mesmo vale para quem mexe no aparelho, voltando-o para sua direção, sem se importar com os demais. São atitudes egoístas e deselegantes, e pasmem: muito comuns.

12. Celular desligado

“Inspire fundo, expire aliviando todas as tensões, relaxe os músculos e… trim, trim, trim…” em apenas três toques o telefone celular quebra o clima de uma aula de alongamento, por exemplo. Definitivamente, o celular deve ficar desligado durante as aulas. Mantê-lo assim ajuda você a realizar melhor seus exercícios, e também não incomoda ninguém. Atenda ligações somente em casos de urgência, e faça isso em um lugar afastado dos demais.

13. Roupas, decotes e transparências

Dentro da academia, trajes mais justos são aceitáveis, como calças de ginástica, tops e outros modelos. No entanto, é preciso ficar atenta para não ultrapassar o tênue limite entre o que é ou não admissível. Nada de decotes ou transparências demais, mesmo que você esteja de olho naquele pai separado que vive uma vida parecida com a sua. Deixe para investir na paquera e sedução em outro momento.

14. Não espalhe seus pertences

Organização é tudo, inclusive na academia. Evite espalhar suas coisas: pesos fora do lugar, celular, toalhinhas ou garrafa de água deixados em cima de aparelhos são atitudes malvistas por alunos e professores.

15. Seja educado

Bom dia, boa tarde, boa noite, com licença, por favor são indispensáveis em qualquer lugar. As tradicionais palavrinhas mágicas que ensinamos desde cedo aos pequenos não devem ser dispensadas nem em locais mais informais, como a academia.

Lembre-se que a academia é um ambiente onde as pessoas buscam esquecer dos problemas do trabalho e da vida… Atitudes como as que contei são muito mais comuns do que a gente imagina e costumam ser unanimemente apontadas como falta de etiqueta. Você também já passou por situações assim? Conta pra gente…

Esse ambiente descontraído e informal, onde cada um busca alcançar objetivos individuais, também é um espaço coletivo, em que pessoas de várias idades, preferências e perfis precisam conviver de forma harmoniosa. Faça sua parte. A educação está dentro de nós!

The following two tabs change content below.
41 anos, mãe do Marcello #aos20 e do Lucca #aos12. Pedagoga por formação, educadora por vocação, empreendedora por opção e uma eterna apaixonada por toda forma de desenvolvimento humano. A paixão pelo mundo fitness surgiu depois de uma depressão e hoje, o estilo de vida saudável contagia sua vida na família, nos negócios e por onde vai. Não cozinha, não gosta das atividades “do lar”, mas vive a rotina da casa como qualquer outra “dona da casa” moderna que concilia mil e uma atividades e é feliz assim, sem culpa. Coach, mentora de pequenos negócios e autora do blog Lounge Empreendedor, não abre mão da academia todos os dias, seja as 5:00a.m. ou as 11:00p.m. No Facebook: LoungeEmpreendedor e no Instagram: @AninhaCoelho

Latest posts by Ana Maria Coelho (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *