Trilha com crianças: Trilha do Cartão Postal na Serra dos Órgãos

Aqui no Rio de Janeiro tudo continua lindo e eu devo dizer a vocês que nossa inspiração pelas caminhadas e trilhas só aumenta, então tenham paciência com meus posts verdes e aproveitem as dicas para planejar um momento de #lazercomfilhos bem ao estilo aventureiro. Que tal?

Então vamos lá. No último final de semana, o nosso objetivo na #trilhacomcrianças era curtir o visual do Mirante do Cartão Postal, a partir da base da antiga pousada, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos / Parnaso, mas quem disse que o sol e o céu azul que se apresentaram na cidade estariam lá em cima também? Porque a Serra tem isso, né pessoal, os dias oferecem clima e visual inesperado, às vezes muito sol e aquele friozinho gostoso, noutros muita nebulosidade e temperatura amena. Ainda assim, já que estávamos lá, fizemos o percurso todo da trilha e foi demais!!!

Nesta sede do Parnaso, você entra com o carro 🚗 pagando valores de entrada para pedestres e veículos (conforme a foto abaixo) e recebe sua identificação. Há sanitários disponíveis e um ponto de informações com mapa e guias que podem orienta-los sobre alguma dúvida específica, isso na sede/Museu.

Depois os percursos se dividem de acordo com os planos de cada família. Como já comentei acima, nosso desejo eram os 1200 metros que nos levariam até o Mirante da Trilha do Cartão Postal, de onde se vê o famoso Pico Dedo de Deus, o Escalavrado, o Dedo de Nossa Senhora, o Cabeça de Peixe, Picos de Santo Antônio, São João, São Pedro, Capucho do Frade e Nariz do Frade. Misericórdia! Quantos nomes! Mas é isso aí, a cadeia de montanhas que embelezam nossas fotos e nos enchem de sonhos…

No registro abaixo, coloquei um visual lindo (sob outro ponto de registro) para me inspirar a voltar às trilhas da Serra, porque na verdade, nosso fim de trilha estava nublado. No Instagram, esse clique tem as fotos sequências.

Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é composto por uma extensa área de 20 mil hectares que abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O Parnaso é uma das unidades de conservação mais conhecidas e visitadas do Brasil, e o terceiro Parque Nacional mais antigo do país – PARNA Itatiaia (1937) e PARNA Iguaçu (1939) o antecederam.

Além das paisagens deslumbrantes, o Parnaso oferece aos seus visitantes diversas opções de lazer como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos de montanha, camping, centros de visitantes e áreas para piquenique.

O parque possui 3 sedes localizadas nos municípios de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. Em Teresópolis, a apenas 90 Km do centro do Rio de Janeiro, está localizada da sede principal, onde os visitantes contam com uma ampla infra-estrutura.

A sede que visitamos foi a de Teresópolis e me parece que é muito requisitada. Fiquei animada de ver recreacionistas brincando com uma turma grande de crianças próximo ao camping ⛺️ talvez por ser época de férias e famílias inteiras, incluindo muita gente linda da terceira idade 👵🏻👴🏼.

 

Algumas dicas que já mencionei em outras postagens e que devem ser reforçadas:

💧 Levar água mineral;

☀️ Protetor solar para rosto e corpo;

🎯 Repelente e anti-séptico para os “ralados” das crianças;

🕶 Oculos de sol e/ou boné;

🍌🧀🥖 lanches fáceis ou snacks tipo barrinha de cereal.

E na minha mochila 🎒 não falta também um casaco corta-vento (leve e bem dobrável) porque qualquer passeio que inclua pôr do sol e altura, terá vento e frio na descida. Na Serra, dependendo da época do ano, você deve ir de calça e não short e talvez apenas o corta-vento seja pouco. Cheque a previsão e considere menos 5 graus em função da unidade e vento. 😉

Se a trilha tiver muita mata fechada, lembre do repelente que pode ser passado antes para não pesar na mochila. Um saco de lixo bem dobradinho é sempre útil. Sempre tragam seus lixos de volta, a mata agradece!

* Vou ressaltar aqui que nessa trilha eu caí um grande tombo para segurar o meu caçula (e consegui) mas quase abri o joelho todo, então percebi que somente o anti-séptico habitual (que já ajuda muito) foi pouco. Para minha sorte, no carro o kit farmacinha da mamãe permitiu finalizar os curativos, mas na próxima vez pomada, esparadrapo e ataduras irão na mochila. 🤕😅

The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *