Bolhas de sabão perfeitas para diversas brincadeiras

Quem nunca foi fascinado por bolhas de sabão? Acredito que é uma das brincadeiras mais simples e encantadoras para adultos e crianças.

Que tal ir além da brincadeira tradicional e explorar um pouco mais?

Porque as bolhas de sabão são sempre redondas?
Compramos varetas de formatos diferentes para um aniversário do filhão e as crianças ficaram doidas queremndo saber se as bolhas poderiam ser quadradas, em formato de estrela, etc

Quando uma pessoa sopra, formando a bola, exerce uma força para esticar a película de sabão.
As moléculas do ar que estão dentro da bola exercem pressão sobre a película. “A pressão desse ar é igual em todas as partes da bola”, explica o físico Sérgio Gama, Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo. Por isso, seu formato é arredondado. (fonte Revista Super Interessante)

Bolhas que quicam

Você sabia que as bolhas de sabão podem não estourar se vocês a pegarem com uma luva?  Na verdade você pode até conseguir que elas quiquem na luva Aqui está brincadeira fez muito sucesso quando apresentamos para o Lucas ainda com 5 anos e ainda faz sucesso com ele e os amigos agora entre 8 e 10 anos.

Brincadeira da tarde. Vcs sabiam que c/ luva de lã as bolhas de sabão quicam ou podem ser seguradas?

A post shared by Anamaria (@maemaluquinha) on

Pausa para curiosidade! As bolhas de sabão não estouram na luva, pois elas não molham a luva. As moléculas de fibras sintéticas como poliéster, possuem cadeias de baixa polaridade e, por isso, não formam interações intermoleculares capazes de aplicar uma tensão para estourar a bolha.

Uma bolha dentro da outra

Você também pode utilizar uma base plástica lisa para brincar de criar bolhas de sabão uma dentro da outra. Aqui molhamos a tampa de uma caixa plástica com a mistura para bolhas de sabão e Lucas foi molhando o canudo e criando bolhas na superfície e tentando criar diversas bolhas, uma dentro da outra. Bom para aquele dia de chuva e uma brincadeira tranquila. Só tome cuidado para os menorzinhos não inspirarem o sabão.

bolhas de sabão dentro de outra bolha

Bolhas de sabão gigantes

Sucesso garantido também são as super bolhas ou bolhas de sabão gigante. Para fazer é bem fácil. Amarre um barbante unindo duas varetas (podem ser de espeto de churrasco) deixandop uma boa sobra dos dois lados. Depois amarre a sobra do barbante, deixando uma parte grande pendente. Ela ficará pendurada em formato de U. O segredo, além da prática é a composição do líquido para bolha de sabão. Aqui foi o maior sucesso na festa com tema fundo do mar/Nemo do filhão com 3 anos de idade.

Receitas para melhores bolhas de sabão:

Receita com xarope de Milho
Ingredientes

  • 100ml de água
  • 100ml de detergente para lavar louça
  • 50ml de xarope de milho
    (O ideal é usar xarope de milho, mas caso não tenha pode trocar pois duas colheres de sobremesa de açúcar)

Como preparar

Acrescente aos poucos o xarope de milho na água e vá dissolvendo. Acrescente o detergente misturando levemente (não agite). O ideal seria esperar 1 ou 2 dias para mistura ficar bem homogenea, mas como hoje é sexta.. vale tentar usar misturando com cuidado.

Para quantidades maiores tome o cuidado de seguir a proporção de 1: 1: ½. Isto é, se, por exemplo, você colocar 200 mL de água, terá que adicionar 200 mL de detergente e 100 mL de xarope de milho.

Receita do grupo Bolhas de Sabão Gigantes

  •  7 copos de água
  •  1 copo de detergente de cozinha
  •  2 colheres de sopa de açúcar (ou 1 colher de sopa de mel)
    Eles dizem ser possível trocar o acúcar por outros aditivos como fermento, bicabornato, amido, goma agar, entre outros

Misture tudo com delicadeza. A ideia é não  criar muita espuma, o que pode atrapalhar a brincadeira. Não precisa deixar a solução descansando. Se a intenção for fazer em maior quantidade, é só seguir as proporções da receita.

E porque estas receitinhas ajudam a fazer bolhas maiores e mais resistentes?
(Bom para puxar o irmão mais velho para brincadeira). “Pedi” ajuda do site Canal do Educador para explicação!

O xarope de milho é formado por 80% de glicose e 20% de frutose, que são monossacarídeos ou oses. Essas substâncias possuem em sua estrutura vários grupos hidroxila (OH).

Essas várias hidroxilas aumentam a quantidade de ligações de hidrogênio, pois haverá esse tipo de ligação entre suas moléculas e também com as moléculas de água. Como resultado, a evaporação da água na superfície da bolha será dificultada e as bolhas demorarão mais tempo para estourar; além de se tornarem mais resistentes, aumentando a probabilidade de se fazer bolhas maiores.

Essa função do xarope de milho nos mostra que é possível usar no lugar dele qualquer substância que apresente vários grupos OH em sua estrutura, como a sacarose, por exemplo, que é o açúcar comum, e a glicerina.

Espero que tenham gostado das dicas. Quem quiser comenta aqui qual das brincadeiras mais gostou de fazer com a criançada.

 

The following two tabs change content below.

Anamaria Mendes

Anamaria Mendes, 44 anos, mãe do Lucas, #aos10. Profissional multipotencial. Criativa por natureza, formada em design gráfico, pós-graduada em marketing, ama as duas áreas com a mesma intensidade. Apaixonada também pelos temas maternidade e educação. Adora conhecer e interagir com pessoas diferentes e aprender com cada contato. Está sempre criando novas formas de conciliar maternidade e vida profissional. Colaboradora do canal de YouTube FunToysBrinquedos, criado por seu filho e hoje produzido em família para motivar o brincar. Compartilha um pouco disto tudo no Instagram e Twitter @MaeMaluquinha.

Latest posts by Anamaria Mendes (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *