Trilha com crianças: Costão de Itacoatiara

Nossa família aprecia muito os passeios em meio à natureza e sempre que possível organizamos trilhas curtas com as crianças, amigos e filhos, afinal quanto maior o grupo, melhor.

Por sorte, moramos em Niterói e temos toda a biodiversidade do território carioca ao nosso redor. Como esposa de geólogo, aprendi que a geomorfologia do território do Rio de Janeiro é uma das mais bonitas do país e de fato, nos permite mar e montanhas, trilhas verdes e escaladas costeiras, com tamanhas opções de escolhas que seria quase um pecado não aproveitar.

As primeiras trilhas que fizemos com os pequenos foram a partir da Pista Cláudio Coutinho (que merece post próprio) e na Floresta da Tijuca, mas só recentemente comecei a achar que essas dicas valeriam para outras famílias também. Então hoje trago a dica de #trilhacomcrianças no Costão de Itacoatiara, região oceânica de Niterói e nos próximos dias volto para indicar novos trechos.

Para os niteroienses, a praia de Itacoatiara é caminho fácil e todo fim de semana ensolarado e quente estimula a ida até lá. Reduto de jovens e adeptos do surf 🏄🏽 , as ondas dessa e outras praias da região oceânica são fortes e altas, chamando os surfistas para a água. Quem só pensa em se refrescar acaba um tanto quanto intimidado porque realmente o mar é bravo, mas a cor cristalina e por vezes esmeralda, compensa tudo. É também uma das praias mais limpas da cidade com indicação de balneabilidade liberada. Enfim. E o Costão? Está logo ao lado, à esquerda da galera.

De carro, o que endereço do Posto de recepção aos visitantes do Parque Estadual da Serra da Tiririca é Rua das Rosas, 24. O horário de funcionamento vai de 8h as 17h e cada integrante do grupo assina o livro de presença com dados relacionados ao seu pessoal para controle do número de visitantes.

A subida é feita caminhando mesmo, por entre arvores, rochas e raizes. Num determinado trecho (que conta inclusive com bancos de apoio para descansar), o visitante escolhe qual das 3 trilhas será sua primeira opção:

trilha da esquerda leva para Alto Mourão ou Pedra do Elefante;

trilha do meio para Enseada do Bananal e;

trilha da direita para o Costão de Itacoatiara.

Essa (das minhas fotos nesse post) tem apenas 217 metros de elevação e o percurso total é de 2km. Muitos visitantes fazem o trecho rochoso com a ajuda das mãos, mas a verdade é que ele pode ser todo caminhado. A aderência das rochas é boa, especialmente se você estiver usando tênis com solado de qualidade ou até sapatilhas de escalada. Tirar o calçado e subir a pé só é uma opção para os fortes porque no calor, pode queimar-se a sola dos pés. A dica nesse percurso é não ter medo. Os meninos (com 4 e 9 anos) subiram com desenvoltura, até inspirando alguns visitantes.

A Pedra do Elefante 🐘 (alguns realmente conseguem vê-lo) ou Alto Mourão é o ponto mais alto da Serra da Tiririca e de Niterói também, com 412m de altura. Ao lado da Pedra do Costão, é possível fazer escalada e duas trilhas de pequena dificuldade, porém mais demoradas que a subida do Costão. Vamos lá no próximo passeio.

Algumas dicas que todo mundo já lhe falou, mas que valem ser reforçadas: água mineral e protetor solar.

E na minha mochila 🎒 não falta também um casaco corta-vento (leve e bem dobrável) porque qualquer passeio que inclua por do sol e altura, terá vento na descida. Protetor solar e spray anti-séptico. Um snack salgado e uma barra de cereal para cada pessoa, especialmente se tiver criança no grupo e o mesmo para água mineral. Se a trilha tiver muita mata fechada, lembre do repelente que pode ser passado antes para não pesar na mochila. Um saco de lixo bem dobradinho é sempre útil. Sempre tragam seus lixos de volta, a mata agradece!

A última dica é abusar das fotos! Todo contato com a natureza rende imensas riquezas, por isso vale a pena registra-las. E lembrem-se: Flores e folhagens ficam onde estão, só levem as fotos! ☺️😉

 

 

The following two tabs change content below.
Paranaense de coração, vivendo há 10 anos na conexão Rio/Niterói. Sou Relações Públicas, especialista em gestão de pessoas. Abraço a maternidade em tempo integral na minha jornada como mãe do @guri_feliz #aos9 e do @guri_valente #aos4. Fotógrafa nas horas livres e paparazzi dos filhos, também amo cinema, sou muito fã da cultura pop, quadrinhos e seriados de TV. Com Caio e Vicente inventamos muito #lazercomfilhos e artes de um modo geral! E se sobra tempo, a gente se joga nas viagens...

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *