Qwirkle – jogo de tabuleiro de estratégia e diversão!

O Qwirkle é uma jogo de tabuleiro bem simples, mas muito divertido. Quando joguei a primeira vez pensei: “como não tive esta ideia antes.!” Adoro jogos de tabuleiro, mas este é o preferido entre os que temos em casa.

Este jogo de tabuleiro consiste em fazer fazer sequências com as peças disponíveis em sua mão e no tabuleiro. Cada jogador começa com 6 peças, o jogador com a maior sequência na mão começa.

As sequências devem ser formadas por peças diferentes da mesma cor (não pode repetir a mesma forma)

Sequência de formas no Qwirkle

ou por peças da mesma forma de cores diferentes ( não pode repetir a mesma cor).

Sequência de cores no Qwirkle

A partir daí você deve usar as suas peças complementando as sequências formadas na mesa, sem movê-las. Você pode utilizar uma ou mais peças da sua mão, desde que elas pertençam a mesma sequência. Você deve sempre comprar novas peças, mantendo 6 peças com você até as peças extras acabarem.

Ganha quem fizer mais pontos. E como fazer pontos? Você conta os pontos de acordo com as sequências que forma ao abaixar as peças. Se baixando uma sequência com duas peças você completa outras sequências também, vai somando os pontos de todas as sequências, como mostro abaixo. No exemplo no tabuleiro já temos uma sequência com peças azuis, ao adicionar a sequência da mão com peças verdes você somaria 6 pontos: 2 pela sequência de círculos, 2 pela sequência de quadrados e mais dois pela sequência verde.Explicação sequência Qwirkle

A maior sequência é de 6 peças, o Qwirkle. Ao fazer ou completar um Qwirkle você ganha 6 pontos extras. Isto aumenta a estratégia do jogo, porque você não vai querer facilitar para que outro jogador faça o Qwirkle.  O jogo segue até o primeiro jogador não ter mais nenhuma peça nas mãos (este ganha 6 pontos extras por ser o primeiro a usar todas as peças).

Olha como as sequências crescem!
Como as sequências crescem Qwirkle

O jogo é pura diversão, mas para quem adora um “aprender brincando”, ajuda muito a desenvolver lógica e ainda pode motivar praticar a adição somando os pontos.

Não encontramos o jogo no Brasil e acabamos reproduzindo em casa. A boa notícia é que encontrei, escrevendo o post, uma versão de app para ios. Não encontrei para android, mas vi alguns similares. Está na lista de desejo a versão para viagem.

Aqui jogamos desde os 6 anos, mas ele passou a gostar mais do jogo conforme foi desenvolvendo a lógica do mesmo.

 

Mais sobre o jogo
2 a 4 jogadores
Idade recomendada: 6+
108 peças – 6 formas e 6 cores diferentes com 3 iguais de cada
Duração média do jogo: 45 minutos

The following two tabs change content below.

Anamaria Mendes

Anamaria Mendes, 44 anos, mãe do Lucas, #aos10. Profissional multipotencial. Criativa por natureza, formada em design gráfico, pós-graduada em marketing, ama as duas áreas com a mesma intensidade. Apaixonada também pelos temas maternidade e educação. Adora conhecer e interagir com pessoas diferentes e aprender com cada contato. Está sempre criando novas formas de conciliar maternidade e vida profissional. Colaboradora do canal de YouTube FunToysBrinquedos, criado por seu filho e hoje produzido em família para motivar o brincar. Compartilha um pouco disto tudo no Instagram e Twitter @MaeMaluquinha.

Latest posts by Anamaria Mendes (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *