É melhor malhar de manhã, à noite ou posso escolher?

Quem me acompanha em redes sociais, sabe que todos os dias, às 6h00 já estou firme e forte, prontinha para uma corrida ou para um bom treino muscular. É assim que funciona comigo, mas será que a mesma regra vale pra todo mundo?

Um dos melhores truques que encontrei pra parar de faltar na academia foi montar uma rotina regradinha de malhação. Se quer ter sucesso nesse lance de atividade física, a primeira coisa a fazer pra chegar lá, é decidir o seu horário de treino! Tem gente que prefere encarar a esteira e os aparelhos de musculação logo de manhã pra se livrar logo, mas eu sei que tem uma galera que sente arrepio só de pensar em acordar cedo pra malhar.

A dúvida que fica é: qual horário é melhor? Madrugar na academia ou aparecer por lá antes de dormir?

Vamos falar um pouquinho sobre os prós e contras das duas opções e depois você decide?

De manhã você fica mais disposta pra passar o resto do dia

Por mais maluco que isso pareça, começar o dia na academia e ir pro trabalho depois pode te ajudar a encarar o dia. Isso porque a prática de exercício físico libera endorfina, um hormônio que age no nosso cérebro causando bem-estar, felicidade e deixando a gente mais atenta, ou seja – o quadro perfeito pra pra render no trabalho. Mas fica ligada: para que o treino seja realmente positivo, você precisa dar um tantinho mais de atenção à alimentação: NÃO DÁ pra malhar de estômago vazio, então, nada de esquecer do café da manhã porque ele vai garantir que você não desmaie enquanto estiver pegando pesado. Conheço algumas mulheres que optaram pelo Jejum Intermitente como estilo de vida (aliás, podemos falar dele num próximo post, né?) e acabam indo para a academia pela manhã de estômago vazio. Já vi uns princípios de desmaio nada legais por lá… Então, respeite seu corpo e a necessidade que ele tem de alimentação e atividade física.

À noite você não precisa ter pressa pra finalizar o treino

Se, de manhã, você tem que cronometrar o treino pra conseguir tomar banho, se arrumar e não se atrasar pro trabalho, à noite você pode ficar bemmm mais tranquila em relação a isso. Dá pra fazer uns intervalos maiores entre os exercícios da musculação, ir mais devagar nas séries… E, ao contrário do que muita gente pensa, malhar à noite pode te ajudar a diminuir a insônia: é só ter um intervalo de duas ou três horas entre o final do treino e a hora de dormir pra endorfina “sossegar”. Mas, mesmo com tantos benefícios, tem um problema que é CERTO: a síndrome da academia lotada. Esse é o período em que uma galera resolve passar por lá depois do expediente e não vai ser difícil encontrar fila nos aparelhos. Confesso que é o que mais preferir as manhãs… Deixo as noites para uma corrida ou para aulas, como zumba, step ou spinning.

Melhor coisa é testar os dois e descobrir o que é melhor

Como não existe um momento “proibido” pra malhar, o melhor que você tem a fazer é experimentar os dois. Ou , se sua rotina com filhos e família permitir, pode testar também um treino no período da tarde… Evite apenas a hora logo em seguida do almoça, afinal nossas avós já diziam que durante a digestão, nada de exercícios pesados, né?

Quando experimentar como seu corpo reage, qual é a frequência e lotação da sua academia e como a endorfina age no seu dia-a-dia, é que vai dar pra perceber qual horário se encaixa melhor na sua rotina. O lance é bem simples: se você é daquelas que não consegue despertar e ser ativa de manhã nem com um balde de água gelada na cabeça, é melhor não forçar, entendeu? Nem tudo que funciona para uma pessoa, vai ser bom pra todo mundo.

Descobre o que funciona pra você e se joga! Coloque na sua agenda “Compromisso comigo!” e não se atrase.

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41 anos, mãe do Marcello #aos20 e do Lucca #aos11. Pedagoga por formação, educadora por vocação, executiva por opção e uma eterna apaixonada por toda forma de desenvolvimento humano. A paixão pelo mundo fitness surgiu depois de uma depressão e hoje, o estilo de vida saudável contagia sua vida na família, na empresa e por onde vai. Não cozinha, não gosta das atividades “do lar”, mas vive a rotina da casa como qualquer outra “dona da casa” moderna que concilia mil e uma atividades e é feliz assim, sem culpa. Coach e mentora de pequenos negócios, gerente de treinamento numa empresa beeeeem tradicional e autora do blog Lounge Empreendedor, não abro mão da academia todos os dias, seja as 5:00a.m. ou as 11:00p.m. No Facebook: LoungeEmpreendedor e no Instagram: @AninhaCoelho

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