Como solicitar vagas para creche ou EMEI

Mutia gente tem optado pela educação pública. No geral, a motivação é econômica, mas há também quem entenda que este é um direito que devemos aproveitar e usufruir.

A verdade é que, dependendo do tamanho e do padrão da escola particular de ensino básico, a criança terá muito mais espaço e contará com uma equipe mais qualificada se estiver numa EMEI, escola municipal de educação infantil.

Educação infantil é hoje um amplificador de desigualdade

Faço parte deste grupo que tem questionado muito a escola particular e migrado para a escola pública. A questão financeira, pesa? Claro, mas por dois anos o que me incomodava era olhar da janela da minha cozinha o tamanho do parquinho da creche que fica no meu bairro, cheia de árvores e chão para brincar, com barulho de crianças felizes, e buscar minha filha caçula na escolinha que era “puro cimento”, com salas apertadas e atividades cada dia mais voltadas ao letramento precoce.

Brincar ou ter aulas? O que é mais importante na Educação Infantil?

Daí descobri que é fácil tentar uma vaga pública, mas a fila é grande!

Então se você pensa nisso para o próximo ano, comece já!

Veja o passo a passo:

  • A solicitação de vagas para a Educação Infantil pode ser feita em qualquer época do ano para crianças de 0 zero a 5 (cinco) anos completos até 31 de março.
  • O cadastro deve ser feito o quanto antes e o procedimento é o mesmo para todas as Unidades Educacionais.
  • Os pais ou responsáveis devem se dirigir à Unidade Educacional mais próxima de sua residência para realizar o cadastro, levando um comprovante de residência com CEP, um documento com foto (RG, RNE ou CNH) e os documentos pessoais da criança.
É muito importante que o endereço cadastrado seja completo e correto, pois o Sistema localizará o endereço e procurará uma vaga em uma Unidade Educacional próxima, em um raio de até 2 km do endereço cadastrado. Serão localizadas até 10 escolas para cada cadastro. Sempre que houver mudança de endereço ou telefone de contato, o responsável deverá dirigir-se à Unidade de cadastro para que seja providenciada a atualização.

solicitacao_de_vagas_004_740_x_430.jpg

O cadastro é único.

Basta realizá-lo uma vez e ele ficará automaticamente válido para todas as Unidades Educacionais que constarão no Protocolo de Cadastro que será emitido pelo sistema e deverá ser retirado pelo pai/responsável na Unidade em que foi realizado após 48 horas.

protocolo_final.jpg

A consulta de classificação da criança será realizada a partir das Unidades Educacionais próximas do endereço cadastrado e constará em uma lista de Unidades no Protocolo de Cadastro. Para saber a classificação da criança, será necessário fazer a pesquisa individual selecionando cada Unidade Educacional, ou seja, a criança terá a possibilidade de conseguir uma vaga entre as várias Unidades Educacionais próximas de seu endereço e, em cada uma delas, poderá ter uma classificação diferente. O sistema fará o encaminhamento para a Unidade que tiver vaga, sempre respeitando a ordem de protocolo.

solicitacao_de_vagas_006_740_x_430.jpg

Ao entrar na página de consulta você verá a tela abaixo. Digite o número do Protocolo e depois clique em Pesquisar.

solicitacao_de_vagas_002_740_x_430.jpg

Na tela de consulta clicando em “Consultar Unidade” pode-se saber a classificação do candidato nas Escolas mais próximas ao endereço cadastrado.

solicitacao_de_vagas_005_740_x_430.jpg

Os pais ou responsáveis poderão, caso haja interesse, indicarem Unidades Educacionais localizadas a mais de 2 km do endereço cadastrado e que constem na relação do Protocolo.

Nesse caso, deverão dirigir-se à Unidade Educacional onde realizaram o cadastro e indicar quais das Unidades Educacionais que constem no Protocolo de Cadastro e que estejam a mais de 2 km, para serem incluídas na lista de Unidades Educacionais pretendidas. Para esses casos de Unidade Educacional preferencial, a criança não terá direito ao Transporte Escolar Municipal Gratuito – Vai e Volta.

Após o cadastro, a família deverá aguardar as informações sobre a matrícula que poderá ocorrer em uma das Unidades Educacionais de sua lista. A Escola entrará em contato por telefone, por isso é muito importante manter os dados de contato sempre atualizados junto a Unidade Escolar na qual você fez o cadastro.

No prazo máximo de 3 (três) dias úteis, a Unidade Educacional de destino da matrícula será responsável por convocar o pai ou responsável pela criança para a efetivação da matrícula.

No caso de não existir interesse da família na vaga oferecida, o pai ou responsável deverá dirigir-se à unidade onde a vaga foi disponibilizada no prazo de 5 (cinco) dias a partir da convocação para formalizar a desistência.

Nos casos de não comparecimento do pai ou responsável após o prazo de 10 (dez) dias da data de encaminhamento para a Unidade Educacional pelo sistema, o cadastro será desativado automaticamente.

Para obter a relação de todas as Unidades Educacionais com seus endereços, telefones e e-mails, basta clicar aqui.

Para esclarecer dúvidas, o responsável deverá procurar, preferencialmente, a Unidade Educacional ou entrar em contato com o setor de Demanda Escolar da Diretoria Regional de Educação da região. Veja aqui os contatos.

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Solicitacao-de-Vagas
The following two tabs change content below.

Sam Shiraishi

Cristã, jornalista, mãe de Enzo, Giorgio e Manuela, casada com Guilherme. Paranaense que caiu de amores pela Mooca em 2005. Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena.

Latest posts by Sam Shiraishi (see all)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *